sábado, 5 de março de 2016

Palavras vazias e vitimismo exacerbado...


Assisti ao discurso do ex-presidente Lula da forma o mais isenta possível e mente aberta. Obviamente não esperei grandes mudanças, mas imaginei que haveria um pouco de autocontrole como demonstração de inteligência.

Aguardei alguma demonstração de contenção, se não por gestão de imagem, mas como medida destinada a não aumentar a grande fogueira dos ódios deste país. Imaginei que, dado o momento inédito em sua vida, manifestaria algum respeito aos milhões de brasileiros cujas mentes não se curvam à retórica barata. Em vão: palavras vazias, em uma fala recheada de clichês e tolices, plena de auto louvação, piadas grosseiras, delírios narcisistas e frases piegas que comoveriam apenas pré-adolescentes ou amigos encharcados de boa vontade. Houve, ainda, uma revisita a dois clássicos: a velha estratégia vitimista sobre a perseguição movida pelas elites por ser o redentor dos pobres; e o desejo sádico de alimentar um pouco mais o ódio que hoje divide seus compatriotas. Observei-lhe o rosto contorcido, a expressão raivosa, a incapacidade de se reconhecer como cidadão comum, submetido às leis do país. E entendi: Lula hoje acredita piamente na imagem que ele e seus aduladores criaram. Para ele, é inadmissível que seja investigado, ou conduzido a depor: trata-se de falta de respeito. Logo ele, tão grandioso, dotado de tal inteligência que chega a mencionar com desprezo os que dedicam longos anos ao estudo.
Atrás dele, uma multidão aplaudia, mesmerizada. E me veio à memória uma história que se conta sobre Júlio Cesar. Ao entrar triunfante em Roma, quase semideus em sua dourada carruagem, trazia consigo um escravo que o prevenia contra os excessos da vaidade, lembrando-o, de tempos em tempos: "Memento mori!" (Lembra-te que és mortal!).

É uma pena que Lula não tenha entre os seus quem o alerte para os excessos intoxicantes da vaidade que cega.

É uma pena que Lula ame apenas a si mesmo e não ao país, transformando uma parte significativa de nossa população em inimigos sobre quem açula seus cães. 

É uma pena que ninguém lhe diga, francamente, que o rei está nu - que sua habilidade de comunicação só funciona para dois segmentos: os que se renderam a essa nova forma de fanatismo criada por seu partido; e a parcela da população cuja ausência de educação é louvada como vantagem e não como vergonha.

Despido de riquezas morais, passará à história como fanfarrão histriônico. Órfão de qualidades éticas, não consegue reconhecer que ultrapassou todos os limites. Desabituado à reflexão, não vê além dos limites das necessidades básicas. 

Embriagado pela bajulação, não consegue ver nas críticas de milhões de brasileiros a advertência severa para seus excessos. Tudo isso, Lula já havia demonstrado sobejamente em ocasiões anteriores.

Hoje apenas reafirmou, em rede nacional, que desconhece o significado da palavra grandeza.


Por Sonia Zaghetto

4 comentários:

  1. Esse bandido vagabundo vai negar até o fim. Quando for preso ainda dará uma de mártire. Mas ele está irritado com os comentários na net. O megalomaníaco ladrão quer cercear a Internet. Essa ditadura vai acabar. Vamos nos unir praças pela entrada única e uma carreira com 06 patentes!

    ResponderExcluir
  2. Cara de pau...cínico...covarde...PT JÁ ERA!

    ResponderExcluir
  3. Não sou partidário.

    sou Pmdf l

    mas isso é verdade por nasci e sempre vou a região.


    "Quanta coincidência...

    Vamos usar metodologia científica, e partir das origens dos personagens.
    O pai do Juiz Sérgio Fernando Moro foi o fundador do PSDB no município de Maringá, no Paraná.
    A esposa do Juiz Sérgio Fernando Moro é advogada do PSDB, funcionária ou prestadora de serviços ao PSDB, e assessora jurídica do vice governador de Beto Richa, Flávio Arns, que é do PSDB.
    O Juiz Sérgio Moro é amigo íntimo e doador de campanha do deputado Francischini, um dos maiores detratores do PT e pai de boa parte das calúnias contra o governo federal, que circula nas redes sociais.
    O Juiz Sérgio Moro é do município paranaense de Maringá. O doleiro Alberto Youssef é do município paranaense de Maringá. O Senador Álvaro Dias é do Município paranaense de Maringá, os três freqüentam os mesmos círculos, têm convívio regular e foram muitas vezes vistos e fotografados juntos.
    O principal delator da Lava Jato, uma espécie de assessor do Moro, é o senhor Joel Malucelli, e quem é Malucelli, senão o suplente do Senador Álvaro Dias? Malucelli é o dono da Rádio Globo do Paraná e de uma repetidora da tevê Bandeirantes, no estado. É banqueiro e empreiteiro, tendo as concessões de diversos postos de pedágio, lá na república do Paranaguay.
    Um primo de Sérgio Moro, dono de uma rede de supermercados, é um dos maiores financiadores de campanha do PSDB, e é assessor parlamentar de quem? Isso mesmo, Álvaro Dias.
    O tio da mulher de Sérgio Moro era investigado, sob suspeita de ser sócio de Alberto Youssef. Moro interrompeu as investigações. O titio é do PSDB. (Francisco Costa sobre o Juiz que comanda a Operação Lava Jato)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argumento totalmente petista, para quem se diz apartidário!

      No Brasil, todo mundo tem ligação política ou ideológica com alguma corrente partidária.
      O que deve ser observado são as provas, e elas são robustas em relação aos investigados, presos e condenados até agora na Operação Lava Jato.

      Impressionante como você acredita que um delator ligado ao PSDB é quem está levando petistas e outros aliados à prisão!
      - Você tirou isso aí de um blog do PT? Informe-se, ignorante!
      Um dos mais novos delatores da turma do PT, é ninguém menos que o ex-líder do Governo Dilma no Senado, o Senador Delcídio do Amaral do PT de Mato Grosso do Sul.

      O doleiro Alberto Youssef está preso e condenado.

      VEJA SÓ, O QUANTO VOCÊ É DESINFORMADO:

      Você esqueceu que o Ministro Dias Tóffoli era advogado do PT desde "criancinha", antes de ir para o STF?
      Esqueceu que o ministro do STF Edson Fachin pediu votos abertamente para Dilma em 2010?
      Não sabe que o ministro do STF Edson Fachin foi indicado pela CUT do Paraná para integrar a Comissão da Mentira naquele estado?
      Desconhece que o ministro do STF Edson Fachin assinou manifesto junto com o advogado do PT Luiz Eduardo Greenhalg e o jurista Fábio Konder Comparato, pedindo celeridade na desapropriação de terras, e assim apoiando o MST?
      Desconhece que o Ministro do STF Roberto Barroso sempre esteve ligado às causas petistas e socialistas, defendendo o aborto, demarcação de terras indígenas contínuas e casamento gay no STF, antes de integrar a corte?

      Fica uma dica:
      - Não se identifique como PMDF, pois é uma vergonha constatar que um suposto colega é tão desinformado assim.

      Excluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com