sábado, 2 de setembro de 2017

Após acordo com o Comando Geral da PM, policiais da ROTAM presos por conta de um palavrão são liberados agora à noite


Depois de mais de 15 horas à disposição da Corregedoria da Polícia Militar, a capitã da PMDF e os 25 policiais presos por terem entoado um palavrão durante o desfile de formatura do grupo na Academia de Polícia Militar dia 30/08 foram postos em liberdade agora às 00:00 horas.

Dois advogados especializados em Direito Militar, Dr Ataualpa Sousa e Dra Raquel, se incumbiram desde às 14:00 horas em negociar com o comandante geral da corporação, Coronel Nunes, a soltura dos presos. A repercussão do fato tomou conta dos grandes meios de comunicação do DF, das redes sociais e também de outras capitais do país.

Segundo o blog apurou com os advogados dos presos, desde as 08:00 horas da manhã quando todos se apresentaram no Departamento de Corregedoria e Correição da PMDF (DCC), nenhuma providência para acomodação e alimentação dos mesmos foi providenciada durante os depoimentos. Todos aguardavam num micro ônibus da corporação e nas dependências da Corregedoria.

Depois do ato se tornar público e ser divulgado nas principais redes de TV e mídias em geral, o clima pesou bastante dentro da corporação. As opiniões se divergiram em diversos aspectos. Uns acharam exagerada a atitude de prender os policiais sendo que isso poderia ter sido resolvido no âmbito interno sem a exposição da corporação e dos próprios policiais. Outros já opinaram que a prática durante os treinamentos poderia ser até normal, porém se tratava de uma formatura onde os presentes não eram só militares e o respeito deveria prevalecer.

No entanto, as repercussões nas redes sociais foram decisivas para um desfecho sóbrio da situação. Além das críticas sobre o fato, as possíveis retaliações dos integrantes da corporação que fazem parte dos grupos táticos em solidariedade aos colegas presos desencadeando uma “Operação Legalidade”, poderia comprometer a segurança pública da capital durante o final de semana e causar uma crise dentro da própria instituição, conforme citado no Jornal de Brasília (veja aqui).

Um grupo denominado Esposas Unidas da PMDF convocou familiares dos presos para efetuarem uma manifestação de repúdio em frente ao quartel da ROTAM (onde os policiais estavam presos), localizado na Cidade do Automóvel, onde houve cobertura da imprensa.
Leia a origem do caso clicando AQUI

Da redação,


Por Poliglota...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com