sábado, 7 de janeiro de 2017

FACÇÕES CRIMINOSAS: Um verdadeiro exército do mal que quer dominar o Brasil

Marcola, Fernandinho Beira-mar e Compensa, os reis do crime no Brasil

Uma semana de chacina em dois presídios foi o suficiente para que as autoridades brasileiras voltassem seus olhos para o sistema prisional no país e, principalmente, nas centenas de facções criminosas espalhadas por esses presídios e nas capitais.

Foram mais de 90 mortos, vítimas de guerras protagonizadas pelo poder entre eles próprios. Em Manaus 60 presos foram brutalmente assassinado e em Roraima 33 presos. O risco de algo similar ocorrer em cadeia pelo país afora não está descartado, já que agora cada grupo vai querer chorar e vingar seus mortos.


A realidade é praticamente a mesma em todos os presídios, com superlotação das casas prisionais, concentração de facções rivais, além da falta de efetivo. Não resta a menor dúvida de que o problema está na falta de políticas de longo prazo para o setor e o que vem sendo feito são apenas medidas paliativas que mudam a cada novo governo.



O Primeiro Comando da Capital (PCC), a poderosa facção paulista, a maior do Brasil, quer o Rio de Janeiro. Aliado ao Comando Vermelho a mais de duas décadas, rompeu acerca de pouco mais de um ano e agora querem avançar no terreno dos velhos sócios e para isso começaram cooptando aliados nos cárceres, centros operacionais e residência das cúpulas do crime no Brasil.

O PCC, cuja organização se assemelha cada vez mais a de uma grande corporação dispõe até de uma Diretoria de Relações Institucionais, comprovado através de mais de 1.500 grampos captados pela polícia em prisões de todo o país, entre fevereiro e outubro de 2016. A facção oferece uma mega estrutura aos seus “associados” como assistência jurídica, empréstimo de armas e drogas, apoio no Brasil todo e nos países vizinhos onde o PCC tem ramificações, e melhores condições na prisão, de TV de plasma à frango frito para o jantar.

PCC quer invadir o Rio de Janeiro em busca de espaço pelo país

Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, à frente do CV, e Marcos Willians Hermes Camacho, o Marcola, à frente do PCC, se tornaram homens procurados internacionalmente e ganharam notoriedade continental. A “Família do Norte”, conhecida pela sigla FDN, surgiu em 2006 da aliança entre dois ex-rivais do mundo do tráfico de Manaus. José Roberto Fernandes Barbosa, conhecido como “Compensa” e Gelson Carnaúba, o “G”, que dominava a região Sul de Manaus.

Mas quem são eles na real?

Marcola – Marcos Willians Herbas Camacho - Líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcola, 48 anos, nasceu na Vila Yolanda, em Osasco (SP). Órfão de mãe, não conheceu o pai e já roubava aos 9 anos, no Centro de São Paulo. Sua primeira condenação foi em 1987 por assalto à mão armada. Só foi preso em 1999 por participar de dois roubos a banco e cumpre pena em presídio de segurança máxima em Presidente Venceslau.

Fernandinho Beira-Mar – Luiz Fernando da Costa - Nascido em Duque de Caxias (RJ), Fernandinho Beira-Mar, 49, foi criado na favela Beira-Mar e é líder do Comando Vermelho (CV). Aos 20 anos, foi preso por furtar armas do Exército. Cumpriu pena, voltou à favela e tornou-se líder do tráfico. Para fugir da polícia, já se refugiou no Paraguai e se aliou às FARC. Foi preso em 2001 e cumpre pena de 200 anos em Porto Velho (RO).

Zé Roberto da Compensa – José Roberto Fernandes Barbosa Compensa, 44 anos, fundou a facção Família do Norte (FDN), de Manaus. Aos 12 anos iniciou a vida no crime e já foi preso quatro vezes. Compensa é o elo dos traficantes do Peru e da Colômbia com o Brasil. Já esteve preso em Porto Velho (RO) e Catanduvas (PR). Durante uma fuga, em 2013, matou dois comparsas que se aliaram ao PCC. Cumpre pena em Catanduvas (SC).

Facções, integrantes e arrecadações anuais

No Primeiro Comando da Capital (PCC), 29 mil é a estimativa de integrantes da facção em todo país com uma arrecadação próxima de 300 milhões de reais anuais. O Comando Vermelho (CV) tem cerca de 20 mil integrantes espalhados por todos os presídios do Brasil com quase 60 milhões arrecadados anualmente e a Família do Norte (FDN) tem 200 mil membros cadastrados em um sistema informatizado como se fosse um banco de dados e com senhas. A arrecadação anual está estimada entre 6 a 12 milhões de reais.

Como visto, temos um verdadeiro exército do mal espalhado pelo país inteiro nos presídios e se nenhuma ação efetiva e eficiente for tomada, muito em breve correremos o risco de ter os estados reféns dessas facções criminosas, se já não o são.

Da redação com informações da Istoé

Por Poliglota...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com