domingo, 6 de março de 2016

ANÁLISE POLÍTICA: A crise ganhou um novo componente. E ele veste farda e pilota tanques

Por Ricardo NoblatA condução coercitiva de Lula para depor à procuradores da Lava-Jato não foi o fato que marcou a escalada preocupante da crise política que abala o país e ameaça derrubar o governo.

A crise ganhou um novo componente. Ele veste farda e tem porte de arma. Sua entrada em cena, ontem, foi o fato mais importante do dia em que o país quase parou, surpreso com o que acontecia em São Paulo.

Não é comum ver-se um ex-presidente da República, o primeiro operário entre nós a chegar ao poder, ser conduzido por agentes federais na condição de investigado em bilionário escândalo de corrupção.

Nunca antes na história deste país…

O episódio serviu para demonstrar a solidez de uma democracia reinaugurada por aqui há apenas 31 anos. A lei deve ser igual para todos. Um ex-presidente não merece tratamento especial.

O receio de que a ordem pública virasse desordem foi o que assustou os militares, levando-os a se manifestarem por meio dos canais disponíveis para isso. Há muito que eles não procediam assim.

Um batalhão do Exército, em São Paulo, foi posto de sobreaviso caso os protestos contra e a favor de Lula resultassem em violência, e as polícias militar e civil perdessem o controle da situação.

Geraldo Alckimin não foi o único governador avisado de que poderia contar com a ajuda do Exército se pedisse ou se a presidente da República a autorizasse.

Integrantes do Alto Comando do Exército telefonaram para os governadores dos Estados mais sujeitos a conflitos entre militantes políticos e os preveniram para a necessidade de manter a paz social.

O elenco de autoridades alcançadas pelos telefonemas de generais foi mais amplo. E incluiu ministros de Estado e líderes de partidos, de quase todos os partidos. Os do PT ficaram de fora.

A tensão entre os generais foi desatada quando militantes políticos se agrediram diante do prédio onde Lula mora em São Bernardo. E atingiu seu pico com o discurso de Rui Falcão, presidente do PT.

Enquanto Lula era interrogado na delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, Falcão pregava a ida para as ruas dos adeptos do PT e a realização de manifestações ruidosas.

Foi um duro discurso, embora pronunciado no tom ameno que caracteriza as falas de Falcão. De imediato, as várias instâncias do partido começaram a se mobilizar em obediência à nova palavra de ordem.

Até então, a máquina do PT parecia inativa, perplexa. No twitter, por exemplo, os termos mais em uso se referiam à prisão de Lula. Nas horas seguintes, os termos mais populares passaram a ser “golpe” e “ruas”.

Os generais estão temerosos com a conjugação das crises política e econômica e com o que possa derivar disso. Cobram insistentemente aos seus interlocutores do meio civil para que encontrem uma saída.

Não sugerem a solução A, B ou C. Respeitada a Constituição, apoiarão qualquer uma – do entendimento em torno de Dilma ao impeachment ou à realização de novas eleições. Mas pedem pressa.


Por inviável, mas também por convicções democráticas, descartam intenções golpistas. Só não querem se ver convocados a intervir em nome da Garantia da Lei e da Ordem como previsto na Constituição.

9 comentários:

  1. PMs do DF, durante esses longos anos de governo PT fomos sacaneados de todos as formas por esse bando de ladrões, que se valeram de promessas, maravilhosas se tivessem sido cumpridas de fato, mas não passaram de engodo, mentiras, estelionato eleitoral, sem falar na desmotivação que atingiu a tropa e que por esse motivo a violência aumentou consideravelmente. Sem falar do arrojo dentro da caserna e perda de direitos já previstos em lei. Diante dos fatos, onde surge a possibilidade de impeachment da presidente que não representa mais o povo brasileiro. Nessa hora é que devemos dá o troco, não devemos perder essa oportunidade de sacanear esse governo indecente, não devemos perder a oportunidade de tentar tirar essa corja que está no poder surrupiando e oprimindo a todos. As redes sociais, dentro do possível, estão convocando todos para que participem de uma grande manifestação dia 13 marços as 10:00 em favor do impeachment. Vamos PMs participar desta grande manifestação e juntos com a nação brasileira dá fim a este governo corrupto e inútil. A hora é essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Ah.! Se você e PM, com certeza vai participar sim.
      Prepare se para a prontidão e esplanada dos ministérios até umas horas.
      73000

      Excluir
    2. Vamos mesmo,todos no extra dia 13.rss

      Excluir
    3. O povo brasileiro é um bando de bundão. A situação só terá solução quando o povo ficar dia 13,14,15... Até o PT sair! O povo é como um rebanho cercado por uma cerca de barbante (PM).

      Excluir
  2. PURO EXAGERO E DESPROPORCIONAL, SE FOREM VERÍDICAS TAIS PREOCUPAÇÕES DESSES GENERAIS. A PM JÁ ENFRENTOU MANIFESTAÇÕES MAIORES E SEMPRE DEU CONTA. PARA ELES (EXÉRCITO) QUE NÃO FAZ NADA O DIA INTEIRO, A NÃO SER MARCHAR E CONTINÊNCIA, ISSO DEVE PARECER MUITA COISA, MAS JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS ÀS BADERNAS DA CUT, PT E OUTROS BANDOS.

    ResponderExcluir
  3. Metem a mão no cofre da nação, e ainda tem a cara de pau de ir à imprensa, tentar justificar o injustificável. ...FDP LADRÃO.

    ResponderExcluir
  4. NAO TEMOS NADA HAVER COM ISTO , OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS E AS POLICIAS MILITARES , VAO OBSERVAR DE LONGE E MANTER A ORDEM APENAS SEPARANDO AS BRIGAS DOS PETISTAS , NAO DEVEMOS NOS INTROMETER E PROBLEMA DELES , QUANDO O PAIS ESTIVER NO CAOS AI SIM ENTRAREMOS PARA TOMAR O PODER , VOLTAR PARA AS MAOS DOS MILITARES , POIS NAO SE SALVA NINGUEM NO MEIO DESTA ROUBAHEIRA , TANTO POLITICO DE ESQUERDA E DE DIREITA TODOS ELES ESTAO ENVOLVIDOS NESTA CORRUPÇAO ENDEMICA

    ResponderExcluir
  5. A pmdf vai. Vai para o P.O. extra!!

    ResponderExcluir
  6. Como tem PM inocente! Bando de alienados, o exército já está contaminado pelo PT (generais que mamam mais do que recém nascido). Não haverá intervenção constitucional pois o EB hoje é pro governo e socialista. Resumindo são piores que os fantoches da PM. Lá general ganha como ministro e bebe whisky do melhor. Cada cachorro que lamba a sua caceta, farinha pouca meu pirao primeiro.

    Ainda bem que o trabalho das praças faz muita falta. Vamos cobrar os nossos direitos na legalidade. O militarismo na PM FALIU igual ao PT, os oficiais e os PTistas só pensam no próprio umbigo e foda-se as praças. Vamos dar a resposta.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com