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Foto: Internet |
Atento
aos cuidados com a segurança no exercício da atividade policial, o
Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marco Antônio
Nunes de Oliveira, editou portaria que trata dos procedimentos de segurança
para condução de viaturas policiais.
Segundo
o comandante, o intuito é prestar o melhor serviço à comunidade do Distrito
Federal, porém, sempre focado na segurança. “Foi realizado um estudo envolvendo
todo o comando da corporação e ouvidos os policiais que estão nas ruas. Deste
debate, surgiu a presente portaria, focada em procedimentos operacionais,
visando a segurança dos policiais militares, nosso maior patrimônio.” Disse o
coronel Nunes.
Entre
dos diversos pontos abordados no documento, destacam-se:
1
- Os policiais militares deverão verificar as condições de funcionamento
dos dispositivos de alarme sonoro e iluminação, estado geral de conservação dos
pneus, eficiência dos freios, além de observarem o uso de itens essenciais de
segurança, bem como quaisquer outras alterações que possam comprometer a
segurança dos policiais, de outros condutores e pedestres;
2
- A Corporação providenciará cursos de aperfeiçoamento na condução de
viaturas policiais militares;
3
- Será instaurada, de forma permanente, uma Comissão Interna para
Prevenção de Acidentes (Cipa).
A
Portaria será amplamente divulgada em todas as unidades da PMDF.
Fonte:
Comunicação Social da PMDF
PORTARIA PMDF, DE 12
DE FEVEREIRO DE 2016.
Dispõe sobre
procedimentos de segurança para condução de viaturas policiais e demais
providências.
O COMANDANTE-GERAL DA
POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das suas atribuições legais
previstas no artigo 4º da Lei Federal nº 6.450, de 14 de outubro de 1977, e dos
incisos I e IV, do artigo 3º, do Decreto Federal nº 7.165, de 29 de abril de
2010; e Considerando a necessidade de cumprimentos dos procedimentos
operacionais, a garantia das condições materiais necessárias e a preservação da
integridade física dos Policiais Militares; Considerando o previsto na Lei
Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro);
Considerando disposto na Portaria PMDF nº 752, de 19 de agosto de 2011;
RESOLVE:
1.
Todos os policiais militares da Polícia Militar do Distrito Federal, na
condução de viaturas policiais, deverão observar as normas gerais relativas às
condições de segurança dos veículos e às normas gerais de circulação e conduta
previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
2.
Os usuários finais das viaturas deverão verificar as condições de funcionamento
dos dispositivos de alarme sonoro e iluminação, estado geral de conservação dos
pneus, eficiência dos freios, além de observarem o uso do cinto de segurança,
bem como quaisquer outras alterações que possam comprometer a segurança dos
policiais e de outros condutores e pedestres.
3.
O Chefe do Departamento de Educação e Cultura deverá providenciar a realização
de Curso de Pilotagem Policial aos policiais militares de modo a aperfeiçoar a
condução de viaturas policiais.
4.
O curso a que se refere o item anterior deverá ser iniciado, prioritariamente,
pelos condutores de viaturas pertencentes aos Grupos Táticos.
5.
O Chefe do Centro de Comunicação Social deverá providenciar a edição de vídeo
institucional e educativo visando a disseminação dos preceitos de condução
segura na pilotagem policial.
6.
O Chefe do Estado-Maior deverá ultimar os estudos relativos às especificações
técnicas para viaturas próprias ao serviço policial.
7.
O Chefe do Estado-Maior deverá providenciar plano detalhado de utilização de
viaturas, regulando os procedimentos operacionais em ocorrências de
acompanhamento de veículos a serem abordados.
8.
O Chefe do Estado-Maior deverá instaurar, em caráter permanente, Comissão
Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
9.
O Chefe do Departamento de Logística e Finanças (DLF) deverá iniciar de
imediato os procedimentos para a renovação da frota de viaturas da PMDF.
10.
O DLF deverá adotar os procedimentos necessários para que não haja solução de
continuidade nos contratos de manutenção de viaturas policiais.
11.
O Chefe do Departamento Operacional deverá, por meio dos Comandos Regionais e
do Comando de Missões Especiais, providenciar reuniões periódicas com os
efetivos operacionais visando motivar, orientar, sensibilizar e fiscalizar o
cumprimento das diretrizes do Comando-Geral.
12.
Publique-se.
MARCOS ANTÔNIO NUNES
DE OLIVEIRA – CEL QOPM
Comandante-Geral
Meuzovo. Portaria não motiva o PM a trabalhar. 17 anos e cabo. Pode ter certeza que vou dirigir na velocidade tartaruga. Fantoches sanguessugas. Não representam a tropa, mas são uma extensão do governo opressor. Estamos na legalidade
ResponderExcluirBlá Blá Blá
ResponderExcluirQuem quer apostar que se a imprensa arrumar outra notícia esse curso nem começa?
Curso de pilotagem deveria fazer parte do curso de formação e haver reciclagem periódica, assim como cursos de tiro e técnicas de abordagem...
Mas só o que se aprende em curso é a andar de coturno limpo, barba feita e principalmente marchar! Marchar ! E marchar mais um pouco...
Linguiça isso ai.. ou seja, só está praticamente pegando na mãos dos jumentos e dizendo.. faça o check list e pronto!! Só que muitos cagam pro check e mesmo achando problemas graves ,prefere tentar a sorte do que baixar a vtr. .. tudo medo de fazer um PO! !
ExcluirSobre o curso de pilotagem o correto era conseguir um convênio com o pessoal do autódromo e por todos pra fazer... pois convenhamos nos só temos embusteiros inventando arte...
#Repassando
SERÁ QUE NOSSOS GESTORES TAMBÉM PERCEBERAM QUE A MAIORIA DA VIATURAS FORAM DESTRUÍDAS PELOS ALTO INTITULADOS ''ESPECIAIS'',QUE AQUELES DE NIVEL SUPERIOR QUANDO CHEGARAM NA PM DE SALTO ALTO DIZENDO QUE MUDARIAM A PM SÃO QUEM MAIS CAPOTARAM VIATURAS, E AGORA NORMAS DE CONDUÇÃO SERÃO MAIS RÍGIDAS, A QUE PREÇO, UM COLEGA MORTO, UM DEFICIENTE E VARIOS HOSPITALIZADOS GRAÇAS A DEUS NENHUM CIVIL NÃO FOI VITIMA...MOMENTO OPORTUNO A PORTARIA...
ResponderExcluirALTO! DESCANSAR! SENTIDO! É autointitulado porra!
ExcluirNos últimos cursos de formação foi massificado aos alunos como se comportar nas diversas situações, inclusive com matérias voltadas a pilotagem policial.
ResponderExcluirO que tem que mudar é a mente do policial, quando ele deixar de agir pela emoção, com certeza, teremos índices menores de acidente veicular.
Com viaturas capotando, Pm morrendo, sendo mutilado, respondendo IT, pagando conserto, até o 01 baixando portaria como indicativo de que devemos diminuir o ritmo, etc............ tudo isso acontecendo e ninguém, nenhum PM se toca ? Que devemos andar devagar? Fala sério, não sei pra que ta servindo esse nível superior, até subir e cair de telhado já teve pm afoito fazendo as vezes de super-homem, tá tudo errado, os 4ª série tinham muito mais senso crítico do que os acadêmicos de hoje !!!..............NÃO !! NÃO !! NÃO !! Volta a quarta CÉRI POR FAVOR, quarta CÉRI POR FAVOR !!!!
ResponderExcluirEssas vtrs nunca fizeram alinhamento, balanceamento, cambagem... Quando trocam o óleo é muito, pois os próprios policiais é que fazem a "pidança" nos postos localizados nas suas áreas. Vtr curso de pilotagem não valoriza PM coisa alguma. Se querem que os policiais se sintam valorizados, que deem condições de colocar comida e vida digna em seus lares. Salário sim é valorizar! Agora esse papo de curso de vtr, de que estão indo para outros países para ver qual o veículo melhor para os policiais, nada mais é do quê pagar diárias para oficiais. Se querem saber qual o melhor veículo para os pms é só perguntar. Todos sabemos quais são. Tenham paciência com esse papo. Só estão querendo dividir a tropa para melhor controlar. Abram os olhos policiais!!!
ResponderExcluirValorizar ? kkkkk deve ser piada! Vejam a valorização no escolar, onde o Cel fica só observando os PMs sairem do bpm. Se saem sem cobertura é anotado e punido. Estamos voltando ao tempo com esses coronéis. Só pensam em suas gordas gratificações! Se não tivessem, ai sim estariam a favor da tropa. Agora com tais gratificações só fazem o quê os mantem no comando sem pensar nos seus subordinados como seres humanos.
ResponderExcluirTraduzindo: mais um curso inutil pra tirar a folga do praça e quando der merda o praça se fode sozinho.... afinal fez o curso ....kkkkkk
ResponderExcluirO que me causa estranheza é que nesta portaria não tenha nehum assunto relativo a responsabilidade do superior em questão das determinações mesmo quando o subordinado informa que a viatura esteja apresentando problemas.
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