sábado, 13 de fevereiro de 2016

Comandante-geral edita Portaria sobre segurança na condução de viaturas policiais

Foto: Internet
Atento aos cuidados com a segurança no exercício da atividade policial, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marco Antônio Nunes de Oliveira, editou portaria que trata dos procedimentos de segurança para condução de viaturas policiais.

Segundo o comandante, o intuito é prestar o melhor serviço à comunidade do Distrito Federal, porém, sempre focado na segurança. “Foi realizado um estudo envolvendo todo o comando da corporação e ouvidos os policiais que estão nas ruas. Deste debate, surgiu a presente portaria, focada em procedimentos operacionais, visando a segurança dos policiais militares, nosso maior patrimônio.” Disse o coronel Nunes.

Entre dos diversos pontos abordados no documento, destacam-se:

1 - Os policiais militares deverão verificar as condições de funcionamento dos dispositivos de alarme sonoro e iluminação, estado geral de conservação dos pneus, eficiência dos freios, além de observarem o uso de itens essenciais de segurança, bem como quaisquer outras alterações que possam comprometer a segurança dos policiais, de outros condutores e pedestres;

2 - A Corporação providenciará cursos de aperfeiçoamento na condução de viaturas policiais militares;

3 - Será instaurada, de forma permanente, uma Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (Cipa).

A Portaria será amplamente divulgada em todas as unidades da PMDF.



Fonte: Comunicação Social da PMDF


PORTARIA PMDF, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016.

Dispõe sobre procedimentos de segurança para condução de viaturas policiais e demais providências.

O COMANDANTE-GERAL DA POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das suas atribuições legais previstas no artigo 4º da Lei Federal nº 6.450, de 14 de outubro de 1977, e dos incisos I e IV, do artigo 3º, do Decreto Federal nº 7.165, de 29 de abril de 2010; e Considerando a necessidade de cumprimentos dos procedimentos operacionais, a garantia das condições materiais necessárias e a preservação da integridade física dos Policiais Militares; Considerando o previsto na Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro); Considerando disposto na Portaria PMDF nº 752, de 19 de agosto de 2011;

RESOLVE:

1. Todos os policiais militares da Polícia Militar do Distrito Federal, na condução de viaturas policiais, deverão observar as normas gerais relativas às condições de segurança dos veículos e às normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

2. Os usuários finais das viaturas deverão verificar as condições de funcionamento dos dispositivos de alarme sonoro e iluminação, estado geral de conservação dos pneus, eficiência dos freios, além de observarem o uso do cinto de segurança, bem como quaisquer outras alterações que possam comprometer a segurança dos policiais e de outros condutores e pedestres.

3. O Chefe do Departamento de Educação e Cultura deverá providenciar a realização de Curso de Pilotagem Policial aos policiais militares de modo a aperfeiçoar a condução de viaturas policiais.

4. O curso a que se refere o item anterior deverá ser iniciado, prioritariamente, pelos condutores de viaturas pertencentes aos Grupos Táticos.

5. O Chefe do Centro de Comunicação Social deverá providenciar a edição de vídeo institucional e educativo visando a disseminação dos preceitos de condução segura na pilotagem policial.

6. O Chefe do Estado-Maior deverá ultimar os estudos relativos às especificações técnicas para viaturas próprias ao serviço policial.

7. O Chefe do Estado-Maior deverá providenciar plano detalhado de utilização de viaturas, regulando os procedimentos operacionais em ocorrências de acompanhamento de veículos a serem abordados.

8. O Chefe do Estado-Maior deverá instaurar, em caráter permanente, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

9. O Chefe do Departamento de Logística e Finanças (DLF) deverá iniciar de imediato os procedimentos para a renovação da frota de viaturas da PMDF.

10. O DLF deverá adotar os procedimentos necessários para que não haja solução de continuidade nos contratos de manutenção de viaturas policiais.

11. O Chefe do Departamento Operacional deverá, por meio dos Comandos Regionais e do Comando de Missões Especiais, providenciar reuniões periódicas com os efetivos operacionais visando motivar, orientar, sensibilizar e fiscalizar o cumprimento das diretrizes do Comando-Geral.

12. Publique-se.

MARCOS ANTÔNIO NUNES DE OLIVEIRA – CEL QOPM
Comandante-Geral

11 comentários:

  1. Meuzovo. Portaria não motiva o PM a trabalhar. 17 anos e cabo. Pode ter certeza que vou dirigir na velocidade tartaruga. Fantoches sanguessugas. Não representam a tropa, mas são uma extensão do governo opressor. Estamos na legalidade

    ResponderExcluir
  2. Blá Blá Blá
    Quem quer apostar que se a imprensa arrumar outra notícia esse curso nem começa?
    Curso de pilotagem deveria fazer parte do curso de formação e haver reciclagem periódica, assim como cursos de tiro e técnicas de abordagem...
    Mas só o que se aprende em curso é a andar de coturno limpo, barba feita e principalmente marchar! Marchar ! E marchar mais um pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linguiça isso ai.. ou seja, só está praticamente pegando na mãos dos jumentos e dizendo.. faça o check list e pronto!! Só que muitos cagam pro check e mesmo achando problemas graves ,prefere tentar a sorte do que baixar a vtr. .. tudo medo de fazer um PO! !
      Sobre o curso de pilotagem o correto era conseguir um convênio com o pessoal do autódromo e por todos pra fazer... pois convenhamos nos só temos embusteiros inventando arte...

      #Repassando

      Excluir
  3. SERÁ QUE NOSSOS GESTORES TAMBÉM PERCEBERAM QUE A MAIORIA DA VIATURAS FORAM DESTRUÍDAS PELOS ALTO INTITULADOS ''ESPECIAIS'',QUE AQUELES DE NIVEL SUPERIOR QUANDO CHEGARAM NA PM DE SALTO ALTO DIZENDO QUE MUDARIAM A PM SÃO QUEM MAIS CAPOTARAM VIATURAS, E AGORA NORMAS DE CONDUÇÃO SERÃO MAIS RÍGIDAS, A QUE PREÇO, UM COLEGA MORTO, UM DEFICIENTE E VARIOS HOSPITALIZADOS GRAÇAS A DEUS NENHUM CIVIL NÃO FOI VITIMA...MOMENTO OPORTUNO A PORTARIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALTO! DESCANSAR! SENTIDO! É autointitulado porra!

      Excluir
  4. Nos últimos cursos de formação foi massificado aos alunos como se comportar nas diversas situações, inclusive com matérias voltadas a pilotagem policial.
    O que tem que mudar é a mente do policial, quando ele deixar de agir pela emoção, com certeza, teremos índices menores de acidente veicular.

    ResponderExcluir
  5. Com viaturas capotando, Pm morrendo, sendo mutilado, respondendo IT, pagando conserto, até o 01 baixando portaria como indicativo de que devemos diminuir o ritmo, etc............ tudo isso acontecendo e ninguém, nenhum PM se toca ? Que devemos andar devagar? Fala sério, não sei pra que ta servindo esse nível superior, até subir e cair de telhado já teve pm afoito fazendo as vezes de super-homem, tá tudo errado, os 4ª série tinham muito mais senso crítico do que os acadêmicos de hoje !!!..............NÃO !! NÃO !! NÃO !! Volta a quarta CÉRI POR FAVOR, quarta CÉRI POR FAVOR !!!!

    ResponderExcluir
  6. Essas vtrs nunca fizeram alinhamento, balanceamento, cambagem... Quando trocam o óleo é muito, pois os próprios policiais é que fazem a "pidança" nos postos localizados nas suas áreas. Vtr curso de pilotagem não valoriza PM coisa alguma. Se querem que os policiais se sintam valorizados, que deem condições de colocar comida e vida digna em seus lares. Salário sim é valorizar! Agora esse papo de curso de vtr, de que estão indo para outros países para ver qual o veículo melhor para os policiais, nada mais é do quê pagar diárias para oficiais. Se querem saber qual o melhor veículo para os pms é só perguntar. Todos sabemos quais são. Tenham paciência com esse papo. Só estão querendo dividir a tropa para melhor controlar. Abram os olhos policiais!!!

    ResponderExcluir
  7. Valorizar ? kkkkk deve ser piada! Vejam a valorização no escolar, onde o Cel fica só observando os PMs sairem do bpm. Se saem sem cobertura é anotado e punido. Estamos voltando ao tempo com esses coronéis. Só pensam em suas gordas gratificações! Se não tivessem, ai sim estariam a favor da tropa. Agora com tais gratificações só fazem o quê os mantem no comando sem pensar nos seus subordinados como seres humanos.

    ResponderExcluir
  8. Traduzindo: mais um curso inutil pra tirar a folga do praça e quando der merda o praça se fode sozinho.... afinal fez o curso ....kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. O que me causa estranheza é que nesta portaria não tenha nehum assunto relativo a responsabilidade do superior em questão das determinações mesmo quando o subordinado informa que a viatura esteja apresentando problemas.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com