sábado, 6 de fevereiro de 2016

CB Renato - Um adeus emocionante: “Não foi só um policial”

Hoje (6), a Polícia Militar do Distrito Federal está de luto! Deu baixa definitivamente para os planos celestiais o CB Renato Fernandes, 37 anos, pai de um lindo garotinho de 8 aninhos (Wisley) e futuro papai novamente, porque a senhora Patrícia, sua esposa, seria mãe daqui a 7 meses.

Nunca na história de policiais mortos em serviço se viu tamanha mobilização. Cerca de 4 mil policiais das diversas forças de segurança do DF como DETRAN, PCDF, DER, TECPENS, FORÇA NACIONAL, CBMDF, PMGO, PRF e DOE, além de parentes e amigos compareceram para prestar a última homenagem a esse herói.

Quatro helicópteros da PMDF, PCDF, DETRAN e PRF sobrevoaram o cemitério atirando pétalas de rosas enquanto "incontáveis viaturas" acionavam suas sirenes e dispositivos luminosos simbolizando o amor e carinho pelo guardião tombado abruptamente.

A história do CB Renato Fernandes começou há 13 anos quando ingressou na Polícia Militar e ao finalizar o seu curso jurou dar a sua vida para salvar a sociedade. Detentor de 87 elogios, Renato nunca teve envolvimento com acidentes na corporação. Na data de ontem (5), o senso do dever e o compromisso com a sociedade acabou por perder sua vida no estrito cumprimento do dever legal, honrando seu juramento.

Não há clima na corporação. A tristeza podia ser vista nos olhos lacrimejados de milhares de policiais e amigos. A família não terá mais seu tutor, o filho de Renato não poderá mais chamar uma das palavras mais lindas e gostosas do mundo, “Papai” e sua filhinha já nascerá órfã.

Durante a cerimônia fúnebre, já na saída, o governador Rodrigo Rolemberg foi hostilizado pelos presentes que pediam reconhecimento e respeito à corporação e seus integrantes.

Encerramos, tristes e emudecidos, com a seguinte reflexão:

"Enquanto todos dormem, eu estou em lugares inimagináveis, matagais intransponíveis, bueiros fétidos, casas abandonadas, entre outros lugares a que alguém normal se recusaria ir;

Enquanto todos dormem, eu estou em alerta máximo, tentando não apenas defender pessoas que nunca vi, nem mesmo conheço, mas também tentando sobreviver;

Enquanto todos dormem no aconchego de suas casas debaixo dos cobertores, eu estou nas ruas debaixo da forte chuva, com frio e cansado madrugada adentro;

Enquanto todos dormem, eu estou travestido de herói e mesmo não tendo superpoderes estou pronto para enfrentar o perigo, para desafiar a morte e, ‘quiçá, sobreviver’;

Enquanto todos dormem, eu estou dividido entre o medo da morte e a árdua missão de fazer segurança pública;

Enquanto todos dormem, eu sonho acordado com um futuro melhor, com o devido respeito, com um justo salário, com dias de paz, mas principalmente com o momento de voltar para casa e de olhar minha esposa e meus filhos e dizer-lhes que foi difícil sobreviver a noite anterior, que foi cansativo e até frustrante, mas que estou de volta e que tenho por eles o maior amor do mundo.

Esse texto eu dedico a todos os policiais que, como eu, só desejam voltar para casa vivos."

Descanse em paz CB Renato Fernandes! Nosso respeito e admiração!

POLICIAIS MILITARES DO DISTRITO FEDERAL

Da redação,


Por Poliglota...

Mais fotos:







5 comentários:

  1. Agradeço a todos os órgãos de segurança do DF e de GO, que num ato solidário, de irmandade e consideração, mostrou a quem quer que seja, principalmente a sociedade ingrata e a este governador que Brasília tem jeito; que o sistema de segurança pode parecer falido mas as forças de segurança unidas em prol de um único objetivo, pode dar respostas positivas assim como deu nesse ato de ADEUS ao nosso irmão, companheiro de trabalho, pai de família, marido, filho, chamado CB RENATO. Espero Rollemberg não ter que ver(por mais que você minta), você sendo expulso de um lugar como PERSONA NON GRATA; que deselegante. Que DEUS, dê forças a família do CB RENATO e ilumine o caminho daquela senhora (vídeo), madrinha do 11ºBPM que me fez chorar mais um pouco assim como o cmt geral. Governador respeite o povo e valorize a PMDF assim como os outros órgãos de segurança.
    Carlos Mackalister

    ResponderExcluir
  2. QUE ESTA TRAGÉDIA POSSA SERVIR DE ALERTA, NÃO APENAS ÀS AUTORIDADES, QUE SE FAZEM DE INOCENTES E NEGLIGENCIAM NA GESTÃO DA COISA PÚBLICA, MAS PARA NÓS POLICIAIS, ENTENDERMOS DE UMA VEZ POR TODAS QUE NÃO SOMOS PERSONAGENS DE VÍDEOS GAMES, QUE TÊM VÁRIAS VIDAS, ALÉM DE PENSARMOS EM NOSSA FAMÍLIA E EM NOSSA PRÓPRIA SEGURANÇA. NÃO ESTOU AQUI CRITICANDO O CB RENATO, LONGE DE MIM, MAS PENSO QUE DEVEMOS CUMPRIR, AGORA MAIS DO QUE NUNCA, NOSSA MISSÃO COM LEGALIDADE, FAZENDO O QUE NOS É ATRIBUÍDO CONSTITUCIONALMENTE E NÃO INVENTAR, PORQUE SE COMETERMOS ERROS AO QUERER FAZER O PLUS, CERTAMENTE PAGAREMOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA. QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA.

    ResponderExcluir
  3. às vezes é necessária a dor da perda para refletirmos sobre as formas de como conduzimos nossas vidas, é como diz o velho ditado: "Só depois que perdemos é que damos o devido valor".
    Espero que essa triste perda sirva de reflexão aos que ainda fazem além do que é devido.
    Espero que seja o início de uma união jamais vista, tanto em nossa corporação como nas irmãs de segurança.
    Espero que nosso 01 cumpra fielmente o que prometeu àquela senhora que diz ser madrinha do quartel de Samambaia, durante o velório do CB Renato.
    Espero que nossos governantes acordem para as nossas demandas.
    Espero que nossos representantes vistam nossa farda e ergam nossa bandeira, que realmente lute conosco para alcançarmos nossos objetivos.
    Espero que todos nós nos unamos não só nos momentos de dor, mas nas dificuldades, nas lutas pelas melhorias, enfim, que realmente sejamos uma única corporação.

    ResponderExcluir
  4. senhores eu peço ,peço pelo amor de deus para nos unirmos,vamos nos organizar ,vamos nos valorizar ,caso contrário sucumbiremos,

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com