quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Governador Rolemberg decide: NÃO haverá redução do interstício para as promoções de Dezembro de Policiais Militares

Governador Rolemberg diz que não é possível reduzir o interstício

Proposta do governador é a alteração, via governo Federal, da Lei 12.086/09 para tentar buscar soluções no mais curto período possível

Uma reunião hoje (16) no Palácio do Buriti entre o Governador Rodrigo Rolemberg, parlamentares Federais e Distritais e lideranças da PMDF, jogou-se por terra qualquer esperança dos policiais militares obterem a redução do interstício para as promoções do dia 26 de dezembro próximo.

Alegando “recomendação informal” da Procuradora Geral do Distrito Federal, Dra Paola Aires Correa Lima, a concessão do benefício aos policiais colocaria o governador no risco de ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mesmo havendo claro dispositivo na referida Lei de que as despesas do Fundo Constitucional do DF não são computadas na LRF, conforme preceitua o Art. 19, Parágrafo 1º, Inciso V (veja abaixo):

Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

        I - União: 50% (cinqüenta por cento);
        II - Estados: 60% (sessenta por cento);
        III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

        § 1o Na verificação do atendimento dos limites definidos neste artigo, não serão computadas as despesas:

        I - de indenização por demissão de servidores ou empregados;
        II - relativas a incentivos à demissão voluntária;
        III - derivadas da aplicação do disposto no inciso II do § 6o do art. 57 da Constituição;
        IV - decorrentes de decisão judicial e da competência de período anterior ao da apuração a que se refere o § 2o do art. 18;
        V - com pessoal, do Distrito Federal e dos Estados do Amapá e Roraima, custeadas com recursos transferidos pela União na forma dos incisos XIII e XIV do art. 21 da Constituição e do art. 31 da Emenda Constitucional no 19;

Em conversa com o governador Rolemberg, fui enfático em levar ao mesmo a necessidade da revisão da sua decisão, haja vista o prejuízo financeiro a milhares de policiais e também o político que o governo sofreria com essa decisão. Uma instabilidade na única pasta que tem apresentado resultados satisfatórios ao governo, a Segurança Pública, principalmente na redução dos índices de homicídios e apreensão de armas de fogo, não pode simplesmente ser desprezada da maneira que está sendo. Mesmo que, hipoteticamente, alguma “sanção” pudesse a ser tomada por algum adversário político do governador em contrapor a recomendação da Procuradoria Geral do DF, ele ainda teria o respaldo da Lei e três instâncias superiores a serem questionadas de seus atos (TJDFT, STJ e STF). Porém, a decisão já havia sido tomada e o governador assume o ônus de suas atitudes, sem dúvidas.

Questionada tecnicamente a Procuradora Geral, Dra Paola, do por que da não oficialização formal da recomendação, a mesma não respondeu. Em nossa avaliação, o fato de haver formalização traria responsabilidade ao governo do Distrito Federal de acionar seu departamento jurídico para avaliação do parecer e, quem sabe, o contra ponto tão aguardado pelos policiais.


A deputada Celina Leão, Presidente da CLDF, apelou ao governador e a Procuradora Geral afirmando que muitos policiais estão prestes a serem pegos pela cota compulsória (tempo máximo permitido para ficar na corporação) e que estavam somente aguardando esse aceno positivo do governador com a redução do interstício para pedirem suas reservas (aposentadoria). No entanto, afirmou entender o receio do governador em infligir a Lei de Responsabilidade Fiscal e ter que ficar inelegível. Disse que todos os esforços deveriam ser envidados para resolver a situação e que ela na condição de Presidente da CLDF, apesar de estar de recesso a partir de hoje, não faria nenhum óbice em convocar os parlamentares para qualquer votação que dependesse de alguma Lei Distrital, conforme mencionado anteriormente pelo governador.

O Deputado Federal Alberto Fraga lembrou ao governador que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram muito “machucados e triturados” pelo governo passado. Que confia na habilidade política do governador e que sabe que ele encontrará uma solução, sob risco do desgaste político que sofrerá e da dificuldade em se recuperar essa credibilidade futuramente. Que existe uma assembleia prevista para amanhã, dia 17, a qual ele pediu às lideranças bastante responsabilidade, pois a única coisa inoportuna nesse momento, principalmente em final de ano, seria a sociedade, que já não é lá essas coisas com a PMDF, se voltar contra nós. Outro fator duramente criticado foi a questão da saúde dos policiais e dependentes na PM. É inconcebível que um policial leve até 4 meses para marcar uma consulta, seja para si ou seus dependentes. São quase 200 mil prontuários que precisam de atendimento. Em suas palavras finais, Fraga salientou que não podemos mais conviver com o Art. 21, Inciso 14 da Constituição Federal (Clique Aqui), e para isso está entrando com uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional) alterando esse artigo e passando a ORGANIZAÇÃO, somente a organização, para a Câmara Legislativa do DF, haja visto que é a única polícia militar que precisa de autorização para o aumento de efetivo ou uma alteração da Lei vigente de promoções, por exemplo. Cobrou também do governador o Código de Ética da PMDF.

Deputado Fraga cobra Rolemberg as promoções e a saúde de policiais e dependentes da PMDF

Em suas considerações, o governador Rolemberg afirmou que o Código de Ética já está em fase final e foi elaborado por comissões de Oficiais e Praças e que já terá uma proposta de encaminhamento, uma promessa de campanha em relação aos códigos disciplinares. Com relação à saúde, o governador afirmou que a unidade da federação está “literalmente quebrada” com mais de 600 milhões de reais em dívidas, sem sequer ter contratos vigentes, numa verdadeira situação calamitosa.

Já o Comandante Geral da PMDF, Coronel Florisvaldo César, iniciou sua fala lembrando que em Abril houve a redução do interstício, que foi possível, e que cerca de 750 policiais foram contemplados. Citou que já havia se reunido com as associações representativas por duas vezes para comunicar que não haveria a redução do interstício. Enalteceu o governo afirmando que uma reunião desse porte (a de hoje) não foi possível no governo passado, mas que esse era um governo de transparência. Disse que não concorda com o tempo absurdo para uma redução de interstício, sugerindo que seja revista a legislação para a correção das distorções e que hoje haverá mais uma reunião com as associações para a apresentação de soluções. Quanto à saúde, disse que um novo cadastramento está sendo providenciado para corrigir os desmandos de longos anos onde pessoas que não deveriam estar na condição de dependentes foram inseridas irregularmente. Que a Procuradoria recebeu o processo para que seja implantado através das OSS (Organizações Sociais de Saúde) os atendimentos no Centro Médico da Polícia Militar porque não existe outro caminho e que essa semana (dia 18) haveria uma reunião acerca disso, pretendendo implantar no ano que vem um atendimento de referência dentro do Distrito Federal. No entanto, nenhuma solução imediata fo apresentada para a atual situação em que se encontram policiais e dependentes no quesito atendimento.

Em suma, esse foi o teor da reunião, que na avaliação da maioria dos presentes não trouxe ganhos significativos, já que a questão em debate e urgente era a redução dos interstícios para as promoções de dezembro, descartada pelo governador Rolemberg nesse momento.
Em relação á assembleia prevista para amanhã, dia 17, na Praça do Relógio, ela deverá acontecer, segundo seus organizadores. Volto a afirmar que eu, Poliglota, sou e sempre serei favorável a toda e qualquer manifestação pacífica e ordeira que traga benefícios aos integrantes da corporação, bem como à Instituição Polícia Militar, pautando sempre pela responsabilidade em sua execução. O Partido Democratas (DEM-DF), na pessoa do Deputado Federal Fraga (Presidente) e eu, Poliglota (Vice-presidente), estaremos sempre atentos a todas as movimentações e prontos para levar a informação de interesse das classes, sempre com a verdade, transparência e sinceridade que nos é peculiar. O governador assumiu os riscos ao colocar a Polícia Militar, mais uma vez, de lado. Que assuma os ônus.

Ao final do evento, o Soldado Ziegler entregou ao governador Rodrigo Rolemberg uma carta, que transcrevemos abaixo com a devida autorização de seu autor:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL

RICARDO ZIEGLER PAES LEME, Soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, vem apresentar a Vossa Senhoria as soluções para as demandas que urgem no seio da tropa.

I-              DA  SAÚDE.

Segundo o aplicativo SIGA BRASÍLIA e o Portal da Transparência do GDF apenas com os convênios com os Hospitais e Clínicas são gastos cerca de R$ 30 milhões de reais anualmente.

Nesse montante não se incluem outros gastos operacionais, os profissionais desviados da área fim para gerir e operar o Fundo de Saúde da PMDF, além dos gastos com a própria estrutura de Saúde da PMDF.

Ocorre que, embora exista esse investimento milionário e outros que a capacidade técnica do requerente não teve acesso, a qualidade e o retorno desse Serviço de Saúde para os usuários estão extremamente debilitados, atualmente não há nenhum Policial Militar que não se queixe do atendimento de saúde proporcionado para ele e sua família.

Nesse sentindo requer:

a)    Estudo para viabilizar um novo modelo de Gestão da Saúde da PMDF admitindo a coparticipação do usuário e ampliando sua possibilidade de escolha dos serviços que melhor o interessa.

b)    Apurar o Custo Total dispendido na Saúde para os Policiais Militares e verificar se esse valor não seria melhor gerido se cada Usuário Policial Militar recebesse uma cota que pudesse escolher o Plano de Saúde conforme sua demanda, adequando os valores a realidade de cada Policial Militar ( PM com 5 filhos e uma esposa naturalmente necessitará mais do serviço de Saúde do que o PM solteiro) e desonerando o GDF dos custos operacionais que essa atividade impõe.

II-            Das Promoções e Das Promoções do CFP I e II

O cálculo do impacto financeiro das promoções dos Policias Militares foi estimado em R$ 13 Milhões anuais.

A alegação que não será possível realizar essas promoções em virtude das restrições imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal LC 101/2000, não encontram amparo haja visto o disposto no Art. 19, §1º , V:

Art. 19. Para os fins do disposto no caputdo art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

        I - União: 50% (cinqüenta por cento);
        II - Estados: 60% (sessenta por cento);
        III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

        § 1o Na verificação do atendimento dos limites definidos neste artigo, não serão computadas as despesas:

        V - com pessoal, do Distrito Federal e dos Estados do Amapá e Roraima, custeadas com recursos transferidos pela União na forma dos incisos XIII e XIV do art. 21 da Constituição e do art. 31 da Emenda Constitucional no 19;

Entretanto, trata-se de situação compreensível, o colapso econômico financeiro que passa o país hodiernamente, em especial as contas públicas de quase todas as Unidades da Federação.

Ocorre que surgiu uma dúvida nas pesquisas realizadas pelo requerente, o Decreto do GDF nº 33.431 de 2011 e com os valores reajustados pelo Decreto de nº 33.752 de 03 de julho de 2012, aprovados em plena “Operação Tartaruga” e que concede Gratificações a 135 funções para Oficiais dentro da estrutura da PMDF, ONERA OS COFRES DO GDF EM APROXIMADAMENTE R$ 10 milhões de reais ( TABELA ANEXO I).

Ademais, hoje, existem em torno de 150 Oficiais e provavelmente o triplo de Praças agregados em funções e cargos em comissão do GDF que custam para o contribuinte candango aproximadamente R$ 7 milhões de reais ( TABELA ANEXO I).

Em junho desse ano foi entregue pelo requerente ao Chefe da Casa Militar, TC Ribas, uma exposição de motivos, com argumentos técnicos e jurídicos para que se viabilize as primeiras promoções do Curso de Formação de Praças I e II (ANEXO II), que contam nesse exato momento com 5 anos de serviço.

Não creio que em todo o quadro de servidores do GDF exista algum servidor com mais de 5 anos de serviço SEM NENHUMA PROMOÇÃO.

Assim requer:

a)    Estudo de viabilidade para suspender ou restringir as gratificações de Comando, Chefia e Direção, haja visto os Oficiais da PMDF receberem a mais que os Praças justamente porque são formados para Chefiar, Comandar e Dirigir, até que haja equilíbrio fiscal e possa coexistir o pagamento dessas gratificações com o curso natural das promoções;

b)    Promoção a Cabo de todo CFP I e II.

 III – Da Carreira
            A raiz de todo problema que o GDF enfrenta com a PMDF está na ausência de um plano de carreira.

            A Lei 12.086/09 resolveu parcialmente alguns problemas que urgiam na época que fora aprovada.

            Assim, encaminho-vos sugestões de alterações pontuais na Lei 12.086/09 que sana vicissitudes relativo a fluidez e falta de perspectiva na carreira. (ANEXO III).

Por fim, este requerente suplica racionalidade ao Governador, o governado com mais rejeição na história do Distrito Federal foi sabotado por pessoas muito próximas e que às vezes rugidos de leões não nos leva a caminhos tão gloriosos como os sussurros de sabedoria.

No fim quero crer que o governo do diálogo e do amor a Brasília NÃO IRÁ CORTAR DIREITOS QUE PODEM SER GARANTIDOS SE FOREM CORTADOS PRIVILÉGIOS.

RICARDO ZIEGLER PAES LEME

Por Poliglota...


42 comentários:

  1. EU AVISEI AQUI NESTE ESPAÇO ACREDITAR QUE DEPUTADOS DISTRITAIS RESOLVERIA OS PROBLEMAS DA PMDF , ERA A MESMA COISA QUE ACREDITAR QUE ERIAM FAZER AMOR COM ISIS VALVERDE.

    ResponderExcluir
  2. DIGO AQUI COM TODO O RESPEITO E CONSIDERAÇÃO ACREDITAR EM PALAVRAS DESTE ATUAL GOVERNADOR E MESMA COISA QUE ACREDITAR QUE VOU FAZER AMOR COM ANGELINA JOLIE , ABRE SEU ZONHAO PM ESTOU AVISANDO.

    ResponderExcluir
  3. Corajoso esse novinho....propor ao governador a redução das gratificações dos comandantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei. Que bom verificar que os quadros funcionais estão ficando mais polidos!

      Excluir
    2. Oxigenação em qualquer lugar e bom. Pena que as instituições não saibam valorizar isso é uma outra ou outra os melhores podem cansar e saírem!
      CFP burnout

      Excluir
    3. Sim, estão! Pena que polidez na PM não se reverte em reconhecimento ou benefícios profissionais. Infelizmente a ficha deles não caiu, mas nada como o tempo...

      Excluir
    4. Polidez não é valorizada... começaram a entender que o tal MILITARISMO é um "LIMITARISMO"??? Vão por mim, DESMILITARIZAÇÃO é a solução.

      Excluir
    5. Temos que desmilitarizar a PM ou exigir entrada única e uma carreira com 06 patentes (concurso interno a partir da 4ª patente).

      Caso contrário seremos escravos dos oficiais e desse sistema porco e injusto.

      Excluir
  4. Eu sinceramente gostaria de ir em uma assembléia convocada pelo Poliglota , há meses que a tropa clama por uma assembléia e todos nós temos conhecimento disso. Essas reuniões já conhecemos , formar comissão pra estudar isso ou aquilo é só pra enrolar o PM. Agora uma assembléia ordeira e pacífica de Policiais e bombeiros assusta qualquer governador, acho que o Poliglota perdeu uma grande oportunidade. 2018 está logo ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega,

      Como eu disse na própria matéria, sou e sempre serei favorável a toda e qualquer manifestação ordeira e pacífica em prol das necessidades da classe, desde que com responsabilidade. Porém não fui e sei que jamais seria convidado por parte de qualquer um dos integrantes que se auto-intitularam lideres dessa reunião que se realizará. Estarei lá assistindo e volto a frisar que tenho um trabalho longo a fazer pelos próximos anos, se saúde e graça Deus me conceder, e jamais me ofereceria para qualquer ato que não fosse referendado pela tropa.

      Na minha humilde visão, Deus sempre continuará sendo o Senhor do tempo!

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    2. POLIGLOTA sempre te parabenizei pelo excelente trabalho que vem fazendo por nós, só que até hoje ficamos só com promessa. temos que botar a boca no trombone se, porque só assim para sermos ouvidos. no momento discordo que fala de ordeira todas as nossas manifestações sempre foi s sempre será ordeira, somos diferentes somos policiais.

      Excluir
    3. Nós não temos nenhum lider de verdade. Esses cidadões só preoucupam em serem eleitos, depois de eleitos somem ou não fazem nada, lembram do patricio? Oito anos de mandato e nada e outros que por la passaram.
      Esta na hora da PMDF radicalizar mesmo com todos esses governos, dentro de toda a legalidade. Muitos quando eram candidatos foram na minha casa e me prometeram se fosse eleito ou não me ajudaria e nenhum me ajudou em nada, e a consciência deve estar tão tranquila. Só que DEUS não dorme.

      Excluir
  5. E o q deveriam fazer, diminua governador os salarios deles.....e veja se vao ficar de tapinhas nos ombrais...

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que os praças fazem curso em cima da hora pra serem promovidos enquanto já tem major com curso pra coronel, se nem sabe quando vai sair tenente-coronel

    ResponderExcluir
  7. Isto nao é corajoso é ter conhecomento do caso, parabens policia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei. E por que não fizeram antes? Por que ninguém nunca fez ponderações diretamente ao Chefe do Executivo local? Existe gente preparada na PM, só que muita gente se BORRA DE MEDO da legislação arcaica. O novinho além de preparado foi corajoso sim!

      Excluir
  8. Os valores gastos com as CNEs daria para custear a promoção de todos os praças. E vem mais por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bando de sanguessugas! Já viram que Major, TC e Coronel não fazem nada no expediente?!!!!

      Só mamando no ar condicionado!!!

      Excluir
  9. Uma operação tartaruga neste fim de ano somando-se ao saidão dos bandidos......Olha a responsabilidade de uma decisão errada.

    ResponderExcluir
  10. Proposta do governador é a alteração, via governo Federal, da Lei 12.086/09 para tentar buscar soluções no mais curto período possível - ISSO É IMPOSSÍVEL DE ACONTECER NESTE GOVERNO, SEM CHANCES.

    Este macete dele será a desculpa no decorrer do ano, quando chegar ABRIL, AGOSTO e DEZEMBRO.

    ResponderExcluir
  11. Não temos para quem recorrermos mais, praças sempre jogados as traças, sou policial tem orgulho de ser, o que é injusto é saber que não temos ninguém que fala por nós, sempre tem algo que não deixa seguir em frente tudo tem barreira. policiais militares vamos a praça, só assim para sermos visto. OPERAÇÃO LEGALIDADE, SIM

    ResponderExcluir
  12. A GENTE PRECISA PARAR COM ESSAS PICUINHAS E DEPENDÊNCIA DE UMA LIDERANÇA, DE TER ALGUÉM À FRENTE, "SE ARRISCANDO". ESSE MOVIMENTO, DENOMINADO LEGALIDADE, ESTÁ INTRÍNSECO EM CADA POLICIAL DE RUA NO DIA-A-DIA. DEVEMOS SIM IR À PRAÇA REFERENDAR NOSSO DESCONTENTAMENTO PARA QUE O GOVERNO SINTA NOSSA FORÇA, MAS O "FAZER ACONTECER" DEPENDE DE CADA UM. FAÇA SUA PARTE, TRABALHANDO DE ACORDO COM O PREVISTO EM LEI, E DEIXE PARA CADA ÓRGÃO DE SEGURANÇA SUAS PRERROGATIVAS CORRRESPONDENTES. CHEGA DE CARREGARMOS, PRATICAMENTE SOZINHOS, A SEGURANÇA PÚBLICA NO DF, E NÃO SERMOS DEVIDAMENTE VALORIZADOS. NA VERDADE NÃO PRECISO DESSA REDUÇÃO DE INTERSTÍCIO, MAS SINTO TRISTEZA POR MEUS COLEGAS, PRINCIPALMENTE CABOS E SOLDADOS QUE SÃO AQUELES QUE ESTÃO NA PONTA DO SISTEMA.

    ResponderExcluir
  13. SINCERAMENTE JÁ ESTOU NA TARTARUGA ANTES MESMO MESMO DE TERMINAR ESSA COISA DE REUNIÃO JÁ SABIA ANTES DO QUE IRIA ACONTECER TUDO FARIA DO MESMO PACOTE. SE NÓS PRAÇAS NOS UNIRMOS VAMOS MOSTRAR ESSE GOVERNO O VALOR DOS PRAÇAS DA PM E BM. NÃO SOU ESCRAVO ELES SÓ ACHAM.

    ASS: TARTARUGÃO

    ResponderExcluir
  14. HOJE AS 19H NA PRAÇA GRITANDO TARTARUGA SEM DÓ COM O SAIDÃO DOS PEBAS.

    ResponderExcluir
  15. Cada um sabe como deve trabalhar... Desde o mais moderno até o mais antigo, cada policial militar sabe como deve agir em serviço... Ostensividade, amigos, ostensividade... É apenas para isto que nos pagam... Cada um tem por direito profissional e legal, a discricionariedade que lhe compete... Trabalhemos dentro da lei e ponto final.
    Quero ver alguém ter coragem de sugerir que um policial militar, guardião das leis e da sociedade, trabalhe de maneira ilegal. Quero ver... Respeitemos as leis. Afinal, somos pagos para respeitá-las, cumprí-las e guardá-las. Portanto, hajamos sempre dentro da legalidade. Política é política... Deixemos ela com "eles", os políticos. A nós, cabe cumprir a lei. Fui.
    Sgt Pedro

    ResponderExcluir
  16. Não precisa de alarde é só parar de abordar somos uma policia ostensiva eles mandam nos gabinetes e nos mandamos nas ruas, já mostramos que somos competentes e quem ganhou o mérito? foram eles, então esta na hora de mostrarmos a nossa força.
    Os índices de crime de homicídio baixaram e quem vai ficar na historia?
    o CMT geral
    E o que nos ganhamos com isso?
    -mais uma pedalada nas promoções.
    -serviço extra todos os dias
    -punições injustas etc...

    ResponderExcluir
  17. É!!!! Luciano Dantas, vc, preocupado com o saidão dos bandidos no final de ano, então pelo seu raciocínio a decisão errada será dos PMs? O governo estará isento de culpa? Desculpe-me, foi o que eu entendi e operação será LEGALIDADE.

    ResponderExcluir
  18. Só a tartaruga para fazer as coisas funcionarem neste e em qualquer outro governo.

    ResponderExcluir
  19. O melhor caminho é para o serviço de rua e deixar a população cobrar dele ate 2018, o praça tem que começar pensar se não esqueceram do angulo, vamos pelo que vejo a enganação começou sedo.

    ass: sgt totalmente parado

    ResponderExcluir
  20. O melhor caminho é parar o serviço de rua e deixar a população cobrar dele ate 2018, o praça tem que começar pensar se não esqueceram do angulo, vamos pelo que vejo a enganação começou sedo.

    ass: sgt totalmente parado

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o caro colega que pede responsabilidades com a operação tartaruga. Só que a mais de 20 anos ninguém faz efetivamente nada pela PMDf

    ResponderExcluir
  22. Talvez a dúvida na lei 12086 foi deixado de propósito para no futuro servir de dificultar as promoções. SGt na reserva.

    ResponderExcluir
  23. To falando da responsabilidade do governador que tomou a decisão errada e que tudo que acontecer será culpa única e exclusivamente dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu entendi, agradeço
      -lhe pelas explicações, cheguei a pensar em demência mental de sua parte. Abs.

      Excluir
  24. Sou ROTAM e aderi tb a tartaruga, chega de receber tapinha nas costas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Não sou policial e estou muito preocupado. Vou ficar dentro de casa, não vou sair. O serviço da polícia é o mais importante. Que medinho!!!! Vão trabalhar cambada!

      Excluir
  25. GTOPIANOS, SOMOS TARTARUGA TAMBEM SÓ NOSSO SERVIÇO AGORA VAI ATE AS ELEIÇÕES

    ResponderExcluir
  26. GTOP AGORA SOMOS TARTARUGÃO, POIS NÃO TEM RESPEITO COM OS PRAÇAS NÃO TEMOS NADA:

    - AUMENTO DE SALÁRIO
    - PROMOÇÃO
    - PLANO DE CARREIRA
    - PLANO DE SAÚDE
    - VIATURAS CAINDO AOS PEDAÇOS
    - COLETES PESAM 10K E VENCIDOS

    A PM ESTAR FALIDA

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com