quarta-feira, 3 de abril de 2013

Judiciário - CNJ vai propor mudança ou extinção da Justiça Militar


Após estudo que indicou alto custo e baixa produtividade, Joaquim Barbosa cita
Cara demais. Para Barbosa, custos da Justiça
Militar são "escandalosos"
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou ontem um grupo de trabalho para avaliar a real necessidade da Justiça Militar no país. A comissão tem prazo de 90 dias para fazer um diagnóstico dos tribunais militares e, a partir dos dados, propor mudanças - ou mesmo a extinção desse setor do Judiciário. A decisão foi tomada a partir de sugestão do conselheiro Bruno Dantas, que apresentou números com a despesa que a Justiça Militar representa para os cofres públicos. Em seguida, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou as cifras.

- Esses números são escandalosos. É um indicativo de um verdadeiro descalabro financeiro - protestou Barbosa. ...

Segundo relatório apresentado por Dantas, o Superior Tribunal Militar (STM) tem orçamento anual de R$ 322.513.287,80. São 15 ministros, 36 juízes, 962 servidores no STM e 398 atuando no primeiro grau. No tribunal, são julgados apenas 54 processos por magistrado em um ano. Os números são de 2011.
Há também os tribunais militares de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Nos três estados, o orçamento é de R$ 96.493.777,22. São 20 desembargadores, 19 juízes e 513 servidores.

274 processos prescreveram
A decisão foi tomada depois do julgamento de um processo administrativo disciplinar contra os dois magistrados da Segunda Auditoria Militar de Minas Gerais: Paulo Tadeu Rodrigues Rosa e Paulo Eduardo Andrade Reis.

Eles perderam o prazo para julgar 274 processos de um total de 331. Os processos prescreveram e não puderam ser julgados -, e, portanto, os réus não foram punidos. Os dois juízes receberam do CNJ a pena mais branda prevista em lei, a censura.

O caso foi revelado pela corregedoria do tribunal. A corregedoria havia feito uma representação contra os juízes do Tribunal da Justiça Militar de Minas Gerais, que arquivou o caso.

Quando o caso chegou ao CNJ, os conselheiros constataram que não houve intenção dos magistrados de prejudicar os processos. Foi constatada falta de condição de trabalho no tribunal. O CNJ deu prazo de 60 dias para que o tribunal elabore uma estratégia para prevenir ocorrências semelhantes no futuro.

Durante o julgamento dos magistrados, Barbosa defendeu a mudança nas regras de prescrição de crimes previstas na legislação brasileira.

- Prescrever ao longo da tramitação é a indicação de um sistema que não quer punir. A prescrição é sempre uma espada de Dâmocles na cabeça do juiz - disse. - Tem que haver uma reformulação total dessas regras de prescrição, elas conduzem a essas perplexidades. Em muitos casos, há cálculos deliberados para que a prescrição incida.

Também na sessão de ontem, já em outro julgamento, Barbosa criticou as penas administrativas previstas para juízes condenados por desvio de conduta no exercício da profissão.

- Sejamos intelectualmente honestos: é grande vantagem para magistrados que cometem deslizes graves o fato de poderem continuar na carreira - reclamou.

Por Carolina Brígido
Fonte: O Globo - 03/04/2013


47 comentários:

  1. Obrigado ao colega anônimo de 10:01. Como eu disse, esse espaço pertence aos senhores com assuntos que sejam do interesse dos senhores. Excelente matéria. Quem sabe não seja aí o primeiro passo para uma "modernização", ainda mais partindo de uma figura que tem uma visão macro.

    Tenente Poliglota...

    ResponderExcluir
  2. Deve-se acabar não só com a justiça militar, bem como com o regime militar nas instituições de segurança pública. Enterrar o famigerado e arcaico RDE e criar um código de conduta para os profissionais.
    A própria população repudia esse sistema praticado dentro das instiutições policiais, se não vejam:
    Hoje tem inscritos para o concurso da PMDF SD QPPMC 27.603 inscritos para 1.000 vagas- fonte Fundação Universa. Para o DETRAN-DF ano passado se naõ me engano foram 35.000 ou 38.000 inscritos para 100 vagas. O concurso do MPU está aí e são 100 vagas para técnico. Alguém duvida que terão mais de 100.000 inscritos???
    Seria uma boa oportunidade pra que está na iniciativa privada entrar para o serviço público. Será por que a maioria dos concurseiros não querem vir para a PMDF?
    A PMDF está em fase de decadência e cabe aos gestores públicos bem como a população valorizarem seus profissionais. Já vimos que arrocho não faz a produtividade aumentar e nem traz motivição, muito pelo contrário, depois que o atual comandante geral da PMDF assumiu - com toda aquelas pompas dos meios de comunicação informando que ele era um oficial linha dura - a criminalidade aumentou vertiginosamente.
    Se faz necessário uma imediata política de valorização aos profissionais da PMDF em especial aos praças que estão em sua totalidade desvalorizados, desmotivados e endividados.

    SD CFP 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Grande!
      Faço minha as suas palavras!

      O exemplo mais convincente da necessidade do fim do Militarismo na PM é o CORONEL SUAMY SANTANA! Totalmente despreparado.

      Excluir
    2. A desmilitarização das Polícias e Bombeiros militares no Brasil é um caminho que, inevitavelmente, os governos estaduais e também o federal deverão trilhar mais cedo ou mais tarde. Mais uma coisa tem que ficar claro, antes de qualquer coisa o próprio policial e bombeiro tem que desmilitarizar a mente e o coração, pois apesar de tanto tempo sendo ensinado e colocado em nossa mente como uma lavagem cerebral de que somos massa de manobra devemos expurgar esse pensamento de nós.

      Excluir
    3. continua...
      Este é um debate que tem que ser colocado em todos os quartéis da Policia e Bombeiro militar do Brasil, pois é necessário que todos participem deste tema que irá influenciar o futuro de cada componente das corporações, não podemos ficar de fora deste tema, pois os mais interessados somos nós, Não podemos esquecer que a nossa verdadeira função é a prevenção da ordem pública, e que essas discussões causam tremor em alguns, e nós sabemos que eles se utilizam do poder do medo, ou seja, comando hierárquico para ordenar, mandar e se pensamos em não obedecer já nos ameaçam com o ARCAICO RDE.


      A militarização só é boa para alguns que não tem a capacidade moral e nem profissional de se perpetuar no comando. Podemos ter exemplos como a Monarquia e a ditadura foi assim, e para mim isso não é exemplo de que a desmilitarização vai representar o enfraquecimento das corporações, os especialistas sobre segurança pública dizem que as Policias e Bombeiros Militares do Brasil são instituições com civis militarizados em regimes arcaicos com cursos obsoletos, não há profissionalização, nem um reconhecimento por parte da Sociedade e dos Governos de nossa importância no contexto do País, somos os menos favorecidos (pecuniário) de todas as Secretárias de Segurança do Brasil, somos os mais mal pagos dentro destas Secretárias, e nossos governantes não reconhecem que carregamos o Piano da Segurança nas Costas, que somos nós que trabalhamos nos lugar dos outros componentes da Segurança Pública, estou mentindo?

      Excluir
    4. MUITO BOM RECRUTA.. ESTA E A LÓGICA DO QUE SEMPRE DEFENDO AQUI!!
      INFELIZMENTE, BOA PARTE DESTES QUASE 28MIL PODEMOS CONSIDERAR PELO MENOS UNS 50% QUE LITERALMENTE NÃO CONHECEM NADA DE LIMITARISMO.. OUTROS 40% SÃO O POVO QUE POR SUA BOA PARTE SÃO DAS FORÇAS ARMADAS QUE COMPÕEM O QUADRO DE TEMPORÁRIOS (SGT/TEN), ASSIM COMO EU!! E IMAGINAM QUE AQUI GANHARAM TEMPO PARA BUSCAR CARGOS MELHORES.. POIS QUERENDO OU NÃO, ESTA É A REALIDADE!! E OS OUTROS 10% VEEM QUE ESTÁ E A GRANDE CHANCE DE NÃO FICAR DESEMPREGADO, POIS CONVENHAMOS.. HOJE EM DIA QUAL CONCURSO QUE ABREM TANTAS VAGAS ASSIM?? EU COSTUMO CHAMAR ISSO AQUI COMO "PORTAL DO INFERNO", ASSIM COMO UM LOUBINHO DE CARREIRA (ESA) BRINCAVA COMIGO NA ÉPOCA..


      OBS: FAÇO O SEGUINTE DESAFIO!! FAÇAM UM LEVANTAMENTO DOS RECRUTAS RECÉM FORMADOS DO "CORPO DE BOMBEIROS", SEJA CFP 1 OU 2.. SE ELES ESTÃO INSATISFEITOS ASSIM COMO NÓS QUE ENTRAMOS AQUI NA PM!! APOSTO QUE IRAM ACHAR NO MÁXIMO 30% QUE REALMENTE NÃO QUEREM FICAR.. JÁ AQUI NA PM, 70% NÃO VÊ A HORA DE SAIR PRA OUTRO CARGO!! AGORA VAI UMA REFLEXÃO?! PORQUE ISSO?? BM AQUI DO LADO.. E TODOS QUE ENTRARAM ESTÃO ACHANDO MIL MARAVILHAS!! E SENÃO FOSSE O SALÁRIO, FICARIAM PRA SEMPRE.. E AQUI NA PM, SÓ DEPARAMOS COM INSATISFAÇÕES?? O QUE HÁ DE ERRADO?? NÃO SEI.. O QUE PODE SER, PORÉM, AI UMA DICA: MUDANÇA DO PÚBLICO INTERNO E PRINCIPALMENTE DA EVOLUÇÃO INTELECTUAL DE NOSSOS DITOS GESTORES!! POIS COMO MUITOS AQUI DIZEM, ISSO AQUI É UMA FIRMA FALIDA!! DETALHE, ANTES DE FALAR ISSO OU AQUILO.. PORQUE EU NÃO FUI PRO BM, RESPONDO: POR CONTA DA 12.086/09, HOUVE A ALTERAÇÃO NA EXIGÊNCIA DA IDADE PRO INGRESSO.. OU SEJA, PARA FAVORECER OS ST A FAZEREM O CHOAEM, COBRARAM A IDADE NO ATO DA MATRICULA OU CURSO DE FORMAÇÃO.. POIS BEM, QUANDO FIZ ESTE CONCURSO.. TINHA QUASE 28 ANOS.. PASSEI ENTRE OS 100 PRA CONDUTOR E 700 PRA COMBATENTE.. PORÉM, ATÉ DE FATO MINHA CONVOCAÇÃO PRA MATRICULA.. INFELIZMENTE COMPLETEI OS 29 ANOS, LOGO FIQUEI DE FORA!! POIS ALGUÉM TEM DÚVIDA QUE EU NÃO TERIA PULADO FORA DESSE BARCO??


      NOVINHUUU

      Excluir
  3. Joaquim Barbosa, vc é um exemplo para muitos, começando do número um do Brasil, temos que moralizar este país. Chega de tanta roubalheira e desvios de dinheiro. Verbas públicas mau empregadas, pessoas sem qualificação para administra-las.

    Você seria um forte candidato para Presidente...

    ResponderExcluir
  4. E o quê isso tem a ver com as nossas reivindicações? Será que, com essa mudança (se houver) nossos interesses serão resolvidos? Creio que não. Não vejo como nenhuma vitória se realmente isso acontecer. Seria sim, se extinguisse o militarismo das forças policiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são por comentários como esses seus meu chapa que continuamos a barracota. se não sabe o que falar fica calado

      Excluir
    2. Concordo com esse anônimo das 11:45. O que tem isso aver com as nossas reivindicações? Será que o Agnelo vai cumprir o que ele prometeu se acabar com a Justiça Militar?

      Excluir
    3. Quem acredita em Papai Noel. O militarismo dentro das Policias nunca, isso mesmo nunca vai acabar. Militarismo significa MÃO DE OBRA BARATA E SEM DIREITO DE RECLAMAR!!!

      Excluir
    4. ATENÇÃO GALERA AGNELETES E PATRICETES DETECTADAS KKKKKKKK

      Excluir
  5. Se um cara como o ministro Joaquim Barbosa levantou essa lebre, no mínimo é porque ele já havia visto isso a muito tempo. E para quê justiça militar se temos uma Constituição Federal onde TODOS são iguais perante a Lei? Vai fundo ministro, as policias do Brasil agradecem.

    ResponderExcluir
  6. ESSA CARTA FOI POSTADA EM MARÇO DO ANO PASSADO, MAS PARECE QUE FOI HOJE.

    Caros leitores, os POLICIAIS MILITARES e BOMBEIROS MILITARES vêm através desta, manifestar solidariedade com a população do Distrito Federal, que nesses últimos dias tem sofrido por conta do medo e insegurança que assolam nossas cidades. Somos solidários sim, até porque nós e nossos familiares estamos inseridos nesse contexto. Mas, devido à intransigência e não cumprimento das promessas de campanha feitas pelo atual governo estamos diminuindo o ritmo de trabalho na tentativa de conquistarmos respeito e dignidade por parte do GDF. .
    Esse é um processo inevitável rumo ao nosso reconhecimento e valorização que não pode ser adiado. Do contrário, essa bola de neve poderá si tornar uma grande avalanche com proporções incalculáveis. Sempre passamos por cima de nosso orgulho para melhor servir a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida. Chega! Não agüentamos mais, pois policial e bombeiro militar desmotivado é segurança pública ameaçada. .
    Devido à natureza de nossas atribuições sempre fomos reprimidos e podados pelo Estado no que tange a lutar por nossos direitos. Porém, a natureza sempre dá o seu jeito. As águas transpõem todo e qualquer obstáculo a fim de seguir seu curso e esse mesmo processo está ocorrendo conosco.
    Estamos em “OPERAÇÃO PADRÃO”. O nosso sincero desejo é de restaurar a ordem e a tranqüilidade pública, no entanto, o GDF não nos deixa alternativa e tenta salvar a própria reputação manipulando os dados que comprovam o aumento da criminalidade, inventando que está tudo normal. A verdade é que não está. E você cidadão de bem já percebeu e sofre com essa situação.
    Portanto, contamos com seu apoio para cobrar do governo uma solução. Caso contrário, a sujeira continuará sendo varrida para debaixo do tapete, enquanto a sociedade estará sendo vítima da criminalidade que tem crescido de forma assustadora nos últimos dias como, furtos, roubos, seqüestros e diversas mortes.

    Policiais e bombeiros militares indignados, injustiçados e desmotivados.

    ResponderExcluir
  7. desculpe tenente poliglota mas copiei e postei de novo porque temos que nos conscientizar ou nos lascaremos todos

    Bom dia caros colegas,

    gostaria de agradecer a imensa aceitação que está sendo essa matéria com diversas opiniões e, principalmente, a possibilidade dos companheiros visualizarem o quanto nossos problemas tem sido de ordem interna durante todo esses anos, décadas e porque não dizer, séculos, afinal, somos bicentenários.
    Esqueçamos nossos colegas da PCDF pois a disponibilização das tabelas referentes a eles foi meramente demonstrativa e comparativa para que todos entendeam o que é e como se faz justiça. As conquistas deles foram frutos de seus esforços e de sua união e isso precisamos nos espelhar, por mais que existam colegas contrários. Dai a César o que é de César!

    Mas minha passagem por aqui tem um cunho diferenciado nessa manhã. Todos os colegas e leitores viram, leram, debateram a criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA e os debates foram extremamente salutar e uma porta para o início da reconstrução foi aberta. Ciente estamos que essa idéia já vem de longe, fomentada pelo SindPM através de seus integrantes e que por alguma ou várias razões não seguiu adiante. Talvez até mesmo pelo contexto apresentado no momento, creio eu.

    Pois bem, o contexto agora é outro, as idéias são outras, o governo e comando são outros, enfim, tudo é diferente hoje. Quando o NMU e o Blog do Poliglota abriram espaços para a discussão não foi com a intenção de “roubar” a idéia de ninguém e muito menos se sobreporem a quem quer que seja. O fizemos com o intuito de que as categorias debatessem, analisassem e decidissem se seria viável a criação, sempre usando a primícias de que a decisão SEMPRE seria dos maiores interessados que são os integrantes das corporações.

    No entanto, o que tenho observado nos meios de comunicação direcionados a nós militares do DF são críticas, ofensas, ranços infundados e uma profunda falta de interesse por parte, principalmente, daqueles que sempre forram fiés à ideía. Creio que o maior interessado e idealizador dessa idéia deveria estar participando ativamente (SindPM) já que isso sempre foi uma vontade tácita deles e todos sabem disso.

    Tiro essa conclusão pela observação que fiz ao verificar na Comunidade Policiais Militares do Orkut a participação de quase 5 mil membros, e diga-se de passagem, todos direcionados ao SindPM e controlada por administradores do SindPM. Então questiono: se existe uma comunidade de 5 mil policiais e bombeiros, adeptas a idéia da criação de uma associação única, porque essa comunidade não cobra de seus membros a criação definitiva da associação?

    Muitos dirão “temos ideologias diferentes”! Mas e daí? A busca não é pela unificação de uma associação forte e sólida? O primeiro passo foi dado que foi o debate e a receptividade de todos. Então, porque não “mãos à obra?

    Tenente Poliglota

    ResponderExcluir
  8. 2ª PARTE -

    Outro ponto que queria colocar aos senhores refere-se às demais associações que existem.

    Vocês observaram os ataques em diversas delas sobre a possível criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA? Tem algumas que estão tremendo até agora e com certeza seus diretores não devem estar dormindo direito. Isso só porque o tema veio à tona com mais intensidade. Imagine se a criação seguir adiante? Será o caos e a loucura caminhando lado a lado.

    Não vejo que acabar com as demais seja a solução para a situação, mas é inevitável que a criação dessa ASSOCIAÇÃO ÚNICA, voltada exclusivamente para os interesses atuais das corporações e sem nenhum cunho eleitoreiro, político, individual e etc, vai automaticamente esvaziar as demais, desde que o trabalho a ser desenvolvido pela nova ASSOCIAÇÃO ÚNICA mostre resultados e não fuja de seu principal foco: A DEFESA DOSINTERESSES DAS CATEGORIAS, sejam jurídicos ou reivindicatórios.

    Associações vivem e dependem de sócios e sem eles jamais conseguirão sobreviver, isso é fato.Portanto, nobres amigos, peço desculpas pelo desabafo (e tem horas que precisamos disso) mas chega de hipocrisia e conversas fiadas de bastidores. A oportunidade está aí e cabe aos maiores interessados buscarem o aperfeiçoamento das idéias propostas pelos colegas e ir, definitivamente, à luta.

    Minha opinião pessoal foi e sempre será de que a criação da ASSOCIAÇÃO ÚNICA poderá abrir horizontes nunca imaginados.

    Direção, Presidencia, Comando, Chefia seja lá o que for, dependerá exclusivamente daqueles que tiverem o interesse e visão de melhorias. Se ninguém se manifestar, não tenham dúvidas de que o NMU, pela lealdade, competência e responsabilidade de seus membros não se isentará de buscar o melhor para as categorias, desde que, claro, assim elas decidam.

    Um grande abraço a todos e um bom dia.Obs; leiam atentamente essas tabelas e discutam em cima disso. É uma grande oportunidade EXPLÍCITA de todos realmente comprovarem que nossos problemas maiores estão aqui dentro de nossa sala.

    Tenente Poliglota...

    ResponderExcluir
  9. por enquanto só desmilitarizaram as viaturas policiais!!!quero ver isso na minha identidade...o militarismo virou sinônimo de perdas,desmoralização,chacotas,desvalorização,serviçal,burros de carga e etc...mas de qualquer forma essa do CNJ já é um avanço significativo!!!
    ROTAMZEIRO CONSCIENTE.

    ResponderExcluir
  10. Embora o Ten. Poliglota tenha colocado outras matérias de relevância, não podemos esquecer aquela cujo tema é "Seria esse o momento da criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA?". Verifiquei que depois de novas matérias postadas o pessoal parou de comentá-la. Sem contar que a enquete não tem nem seiscentos votos ainda. Acredito que esse seja o momento de exercemos o nosso direito democraticamente e opinar se queremos ou não que as mudanças aconteçam. O blog do Poliglota tem uma média diária de mais de 3000 acessos, então não se justifica a enquete também não ter pelo menos a metade disso. Reconheço que ainda existam muitos "analfabytes", com o perdão da expressão e sem querer ofender, no nosso meio, mas um pouquinho de boa vontade e humildade não fará mal a ninguém, pois se você desconhece ou não sabe fazer algo, não é demérito nenhum pedir ajuda. E outra coisa e sobre a informação. Você recebê-la e guardar pra si é tão inútil quanto não ter recebido. Falo isso, pois repasso diversas informações seja por email, pelo facebook, orkut, e poucos fazem o "feedback", não sabendo eu se estão recebendo realmente e passando adiante. Se cada um fizesse ao menos o mínimo facilitaria e muito a busca do todo.

    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se na enquete "Qual dupla você queria ver governar Brasília" tivesse a dupla IZALCI e ARRUDA, esta estaria em mais de 90%.

      Excluir
  11. Quase todos os crimes previstos no CPM e no CP têm a mesma redação, as penalidades aplicadas no CPM são em geral mais rigorosas, desde os anos 90 que policiais e bombeiros militares estaduais são julgados pela justiça comum nos casos de crimes comuns, logo, não há porque a manutenção da justiça militar estadual, onde existem instâncias de 2º graus apenas em SP, MG, e RS, no DF existe a Auditoria Militar, já a justiça militar federal estar presente em apenas 12 dos 27 Estados federados, e não se sabe como se chega à magistratura, se é através de concurso público, ou indicação política, no STM por exemplo, ninguém ouve falar de processos julgados, nem mesmo durante a greve dos controladores de vôos, porém, os regulamentos disciplinares aplicados às PM’s brasileiras e o DRE aplicado às praças da PMDF são na verdade o CERNE dos descontentamentos, das discórdias, dos abusos, e sobretudo do ATRASO que estamos vivendo, um descalabro um PM/BM ficar preso administrativamente por ter faltado ao serviço enquanto em crimes mais graves vemos condutores bêbados, uso e posse de entorpecente, e outros crimes afiançáveis onde o autor do fato delituoso sai rindo da delegacia, qual outro profissional é submetido ao vexame de ficar detido, preso ou de pernoite por faltas administrativas? Deveríamos nos mobilizarmos não apenas quanto à questão salarial, não podemos ficar mais de braços cruzados ou mesmo de serviço fazendo a segurança de passeatas que pedem a DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA, passeatas GLS, passeatas contra o ABORTO, passeatas a favor do morango, todos os seguimentos de algum modo se reúnem em multidões para reivindicar mudanças, e fazem um BARULHO tremendo nos ouvidos do governo e da sociedade, e nós, sendo uma categoria GIGANTE no Brasil inteiro não reagimos, não nos organizamos, não fazemos passeatas, não chamamos atenção de ninguém, ficarmos olhando bovinamente sem pronunciarmos-nos.

    ResponderExcluir
  12. Desde 2011 os professores estão recebendo reajustes:

    1) 6,36% retroativos a 1º de março de 2011
    2) 4,78% a partir de 1º de setembro de 2011
    3) 2,69% a partir de 1º de março de 2012.
    TOTALIZANDO 13,83%

    4) a nova proposta, que mantém o reajuste mínimo de 23,7% até 2015, mas acrescenta que esse reajuste pode chegar a 33% para os docentes que recebem algum tipo de gratificação extra + incorporação da TIDEM (aumentando o salário base).

    Ou seja, no mínimo estão levando 38% desde março/2011 até março/2015. Enquanto PMDF e PCDF receberam 15,88%. Uma diferença de mais de 20%.

    ResponderExcluir
  13. Governo do DF e professores chegam a um acordo sobre a restruturação da carreira e plano salarial
    O reajuste salarial, outro ponto importante do acordo, será superior a 23% até 2015, podendo chegar a 70% em alguns casos. "Esse aumento é superior a qualquer outro reajuste concedido a servidores. Isso é resultado do enorme esforço do meu governo para viabilizar a abertura de um caminho para a real valorização dos profissionais", reforçou o governador. Até o fim de 2014, a categoria terá, em média, um ganho real de 6,28% acima da inflação.
    Neste ano, o aumento dos 43 mil educadores do DF, incluindo ativos e inativos, chegará a 8% e vai se equiparar aos vencimentos de professores do governo federal. Haverá, ainda, a aproximação salarial com os servidores de nível superior do Distrito Federal que recebem, em média, R$ 9,2 mil.
    O impacto na folha de pagamento em 2013 será de R$ 233,3 milhões. Em 2016, quando a proposta for integralmente implantada, chegará a R$ 1 bilhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E AÍ? ESTÃO SATISFEITOS? ADVINHA DE ONDE VAI SAIR ESSA GRANINHA EXTRA? DO FUNDO CONSTITUCIONAL, É CLARO. E VOCÊ? VAI CONTINUAR COM SUA BUNDA NO SOFÁ E NA CADEIRA DO BUTECO ATÉ NÃO CONSEGUIR MAIS COMPRAR NEM O ARROZ E O FEIJÃO PARA ALIMENTAR SUA FAMÍLIA? ÉÉÉÉÉÉ MEUS CAMARADAS, PM E BM NASCERAM PARA SER CAJÚ MESMO. SABEM PORQUE NÉ? ONDE FICA A CASTANHA DO CAJÚ?

      Excluir
  14. convido a todos ppmm sem exceção!!!ROTAM,BOPE,BPTRAN,BPMA,BPRV,GTOP...a comparecerem na reunião,pois se pegarmos todas essas siglas e batermos no liquidificador sabe no que vai dar?simplesmente PMDF todos somos PMs é simples se pensarem diferente é pura vaidade!!lembrem-se:o que está em pauta é a dignidade dos policiais e seus familiares...enquanto nós praças estamos sendo maculados e desrespeitados por esse governo e comando,dando resultados mesmo que 5% os oficiais ganham além de seus salários ganham gordas gratificações dando boas condições e um padrão de vida decente a seus familiares!!!lhes pergunto é justo?só eles terem seu anseios pretendidos e atendidos em cima de nossas cansadas costas?nossos companheiros estão tendo que desfazer de seus bens por não conseguirem mais arcar com os compromissos firmados por consequência da inflação que vem carcomendo seus vencimentos...é uma situação vexatória essa situação na qual passa os praças da PMDF!!!!!!!A atentem para isso;os operacionais em geral!!!
    vamos comparecer,vamos pelo menos presentes no dia 09/04/2014 ÁS 09:00HS DA MANHÃ NA PRAÇA DO BURITI.
    ROTAMZEIRO CONSCIENTE

    ResponderExcluir
  15. Muito bom companheiro do GTOP, espero que vcs tenham consciência e não entra nessa de pegar armas, aí amigos vcs estão assinando o atestado de morte de tanto ser escravizados, pois já faz todo o serviço de rua praticamente, faz bico, faz svg que é outra escravidão. VAMOS LUTAR AMIGOS PRECISAMOS MUITO DE VCS, NOS QUARTEIS TODOS TEM O MESMO PENSAMENTO VCS DEVERIAM INTENSIFICAR NA TARTARUGA, PARA AJUDAR MAIS, POR FAVOR PEÇA SEUS COLEGAS PARA NÃO FAZER NADA, PRECISAMOS MUITO DOS SENHORES.

    ResponderExcluir
  16. PRIMEIRO PARABÉNS AOS PROFESSORES....COM ESSE AUMENTO ELES VÃO LEVAR MAIS 1 BILHÃO DO FUNDO CONSTITUCIONAL ..AGORA ESSE DINHEIRO DO FUNDO QUE ERA PARA A SEGURANÇA DE BRASILIA PASSOU A SER DA EDUCAÇÃO.....O QUE SOBRA FICA PARA A PM,BM E PCDF...ELES REALMENTE SABEM O QUE QUEREM...MUITO BOM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não podemos esquecer de parabenizar os POLICIAIS OPERARACIONAIS BLINDADOS porque eles são os maiores responsáveis pela nossa exclusão desse merecido tratamento aos profissionais da educação.
      Sgt Marcelo

      Excluir
  17. MEU VIZINHO É PROFESSOR E ACABA DE ME CONTAR COMO FICOU O ACORDO COM O GDF; O SALARIO DELE PASSARA DE 6.700,00 PARA 9.380,00 EM TRÊS ANOS. ENQUANTO O MEU EM TRÊS ANOS AUMENTARA POUCO MAIS DE 450,00.....ENTÃO OLHANDO O SITE DA GLORIOSA ENTENDI O PORQUÊ DESSES VALORES....REALMENTE MERECEMOS TUDO ISSO QUE ESTA ACONTECENDO COM OS PRAÇAS DA GLORIOSA...CONTINUEM VIBRANDO,VOCÊS MERECEM TIDO ISSO E MUITO MAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Senhores colegas operacionais, se os senhores entrarem nessa jogada desse desgoverno, em pagar por armas apreendidas, aí os senhores vão ser considerados como jumentos mesmo, pois isso é mais uma armação desse maldito pt.

    dia 09/04 as 9h na praça gritando TARTARUGA ...TARTARUGA....TARTARUGA.

    ResponderExcluir
  19. Caros colegas, estou torcendo para que este conselho do CNJ de um resultado favorável a extinção da JUSTIÇA MILITAR, seria um grande avanço para os praças, porque de imediato o CPM também seria extinto, e em breve o ARCAICO RDE também iria por terra, que Deus ilumine este conselho, será o inicio da DESMILITARIZAÇÃO, vamos lá MINISTRO JOAQUIM BARBOSA nós praças estamos COM ÁGUA PELO PESCOÇO falta pouca chuva para nós afogarmos.

    ResponderExcluir
  20. Senhor Joaquim Barbosa,vejo com muito orgulho o que o Senhor planeja fazer diferente a frente de um cargo tão importante como o de Vsª excelência a frente dessa importante e inquestionável casa,essa casa que acolhe todos os que por interpretação duvidosa sentem-se injustiçado,é de grande vália essa atitude de rever os tribunais MILITARES pois antes de sermos MILITARES somos cidadães e muitas vezes por lá não somos vistos assim,peço por mim e por muitos POLICIAIS MILITARES DO BRASIL,que o senhor ou algum defensor verdadeiro do ERÁRIO PUBLICO que procurem saber o porque manter POLICIAS MILITARES onde existe várias pessoas GANHANDO DINHEIRO FÁCIL totalmente descomprometido com a população e fazendo uso de REGULAMENTOS ARCÁICOS E desumano tornando seus "SUBORDINÁRIOS" um inimigo necessário a população.ESPERO QUE SEJA O FIM DAS POLICIAS MILITARES.

    ResponderExcluir
  21. Para quem afirma que a polícia civil que é forte, pois tem um sindicato espressivo e 4 deputados distritais, vejam isso ( sobre o aumento concedido aos professores: "O reajuste salarial, outro ponto importante do acordo, será superior a 23% até 2015, podendo chegar a 70% em alguns casos. "Esse aumento é superior a qualquer outro reajuste concedido a servidores. Isso é resultado do enorme esforço do meu governo para viabilizar a abertura de um caminho para a real valorização dos profissionais", reforçou o governador. Até o fim de 2014, a categoria terá, em média, um ganho real de 6,28% acima da inflação". Fonte: http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?governo-do-df-e-professores-chegam-a-um-acordo&id=461484

    Quando o governo realmente quer ele faz, não promete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REAL VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
      é assim que se faz, dando reajuste salarial.
      agora para valorizar o praça policial militar, gratificação por arma apreendida e voluntário na hora do descanso.
      e ainda têm policial vibrando.
      Sgt Marcelo

      Excluir
  22. Boa noite a todos, é verdade estamos todos lascados, sou primeiro sargento vou em todas as assembléias e sempre percebi uma coisa sempre as mesmas caras antigas, vejam bem se são mais ou menos dez mil (sd,cb e 3 sgt) que supostamente estariam mais fudidos do que quem estão numa graduação ou posto mais acima, porque que essa galera não tira a bunda do sofá e nos ajudam, porque reclamar deitado é bom não é? Outra coisa graças a deus a minha situação financeira está mais ou menos controlada e não falto a nenhuma assembleia, e sinceramente eu não vejo esse pessoal marcar presença não, esta é minha humilde opinião, então companheiros olhem as reuniões dos PAPA CHARLE E DOS PROFESSORES, é de dar gosto a quantidade de pessoas que apoiam seus movimentos, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo
      concordo em gênero, número e grau!
      Sgt Marcelo

      Excluir
  23. Olá...
    Os professores conseguiram seu reajuste, em um percentual bem superior ao da seg publica, eh bom lembrar q ano passado tbm tiveram seus vencimentos corrigidos, enquanto n[os ficamos a ver navios.O bolo vai se fatiando e nós ficamos apenas com as migalhas e tem gente que continua vibrando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade colega, e não vejo solução para as nossas demandas com esses OPERACIONAIS BLINDADOS, eles devem estar satisfeitos com o tratamento que nos é dispensado.
      Sgt Marcelo

      Excluir
  24. A operação tartaruga é um sucesso! O governo está desesperado!!!!! A porra do praça não quer trabalhar? buaaaaaaaaaaaaaa!!!!100000000% desmotivado!!! Tudo relacionado ao militarismo é atrasado e arcaico!!!! Fim da justiça militar? Acabem logo com esse lixo!!!

    ResponderExcluir
  25. NÃO SE ILUDAM,SE HOUVER A EXTINÇÃO DA JUSTIÇA MILITA,TENHO ATÉ MEDO DO QUE ELES VÃO CRIAR PRA,SACANEAR O PM,COM CERTEZA DEVER SE UMA FORCA,KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  26. Esta semana deve sair o pagamento de nós policiais militares,que esta deste jeito por culpa única e exclusiva de um governo acéfalo e medíocre. E quanto ao senhor comandante geral quando estiver amanhã no shopping gastando seus 16.000 reais a mais de gratificação em seu contracheque por não fazer nada por esta instituição,lembre-se de nosso colega policial aposentado que morreu lutando por uma renda amais em seus proventos de pouco mais de 800 reais.Pois saiba que o suor dele valia 10.000 vezes mais do que o seu,seja por dedicação a sua família e pelas amizades que ele colheu aqui dentro.Bem maior do que seu cargo de”comandante de nada” do alto de sua torre no Q.G com vistas para o cemitério,campo da esperança.Lembre-se de quem é policial de verdade caro 01 e de quem esta lá e de quem esta na rua todo dia.
    Praça Indignado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo de você quando diz que o único culpado é o governo acéfalo e mediocre pois esses dois adjetivos se encaixam perfeitamente em muitos POLICIAIS OPERACIONAIS BLINDADOS. lhe digo: se esses policiais tivessem outras atitudes o governo já tería tido outra postura. simples assim.
      Sgt Marcelo

      Excluir
  27. retirado do blog
    eliomarrodriguesnmu.blogspot.com.br


    EU ACHO QUE DÁ SIM PRO BOMBEIRO ABORDAR , FAZER BUSCA , IMOBILIZAR , APREENDER ARMA E PRENDER O CRIMINOSO .

    PM TEM .40
    BM TEM EXTINTOR 

    PM TEM GÁS DE PIMENTA
    BM TEM GÁS DE C02 ( apaga fogo )

    PM TEM CASSETETES
    BM TEM MANGUEIRAS

    PM DÁ MATA-LEÃO 
    BM FAZ MASSAGEM CARDÍACA 

    PM TEM ARMA DE FOGO
    BM APAGA FOGOPM

    TEM COLETE BALISTICO 
    BM TEM COLETE REFLETIVO 

    PM TEM ALGEMAS 
    BM TEM COLAR CERVICAL

    CARANGUEJO TEM COCÔ NA CABEÇA ,
    QUEM TEVE ESTA IDÉIA TAMBÉM !

    ResponderExcluir
  28. cada dia me espanto mais com estes imorais dando entrevista e vibrando, mais um que aparentemente fez merda por excesso de vibração, vai gastar ate o que não tem para se livrar desta na justiça, muita falta de amor próprio, onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  29. CAP(COORDENADOR DE APOIO AOS PRAÇAS-HOMENS DE CARÁTER) JABUTI4 de abril de 2013 às 09:33

    Vivo,convivo,vivencio,presencio as coisas que acontecem nessa PMDF há mais de 18 anos e nunca vi profissionalmente falando uma situação criada com exclusividade pelos comandantes em prol da PMDF;ou seja tudo aqui se copia e nada se cria;pois bem....se tudo se copia por que os inteligentes que são chamados de "GESTORES DE SEGURANÇA PÚBLICA" tão mais pra gestores de insegurança,pura e simplesmente não copiam a forma de negociar com este "governo" para dignificarmos a nossa PMDF através de ações,através de negociações ora bem sucedidas por outros órgãos tipo professores,PCDF,PF etc...copiam-se ROTAM,CPU,CPM,CPX,CPYTTRFD,BOPE,CAPOTE umm monte de denominações de outras polícias,que não dignificam nós policiais do DF em nada;querem um exemplo??????????????
    O abestado do PM trabalha como burro de carga e nas horas de folga ao invés de pensar no futuro da instituição ou estar com a sua família,vai puxar mais 8 horas de voluntário sobrepondo-se ao seu estado físico e psicológico para alimentar o bel prazer e o ego de de pessoas que teimam em serem chamadas de comandantes mas não servem nem para serem comandados;diante disso 90% dos praças preferem dizer "sim senhor" a questionar o por que de tal ordem...e o medo deixa????? o pior órgão público do poder executivo,chama-se PMDF;aí eu te pergunto senhor policial militar "como motivar um PM para executar bem o seu serviço se ele não tem representatividade?"
    aí dia 9 passa.....a assembléia passa.....e....."tudo como dantes no quartel de abrantes",até quando senhor soldado? até quando senhor cabo? até quando senhor sargento? até quando senhor subtenente? até quando senhor tenente? estou repetitivo né? mas é para chamar a atenção mesmo! a sacanagem com a instituição começa em nós(praças);tem um bando de 1ºsgt 21 mil que com o advento da lei 12086/09,comenta por aí que ano que vem quando vencer o prazo(sobreposição á lei) para o curso do choaem,querem entrar na justiça para embargar a lei e continuar como está;tudo porque não preencherão um requisito na lei(tempo de serviço) e que na concepção deles(21 mil)não existe concurso público interno...até aí tudo bem! porém se não existe concurso público interno ora,porque você sargento 21 mil fez o concurso do CFS em 2001,tornando sargento alguns meses após?????????????????????????? muitos cospem na prato que comem...e o momento não é para este tipo de discussão e sim para caminharmos juntos em prol da dignidade e do respeito com a nossa instituição;o governo sabe que nós existimos mas não nos respeita;antes de sermos policiais e bombeiros militares,somos cidadãos e pais(mães) de família;tá na hora de darmos uma basta ás idiotices de um tal de DANIEL LOROTA....evitarmos certas situações(procurar ocorrências)se ela acontecer,tudo bem! mas,senhores o momento é de mobilização,não é de levarmos problemas pro lado pessoal;precisamos ter um número expressivo de policiais e bombeiros dia 9;você sabe que isso é importante ou você prefere definhar junto com a PMDF? me responda senhor policial! não custa nada participarmos com inteligência do nosso ato;precisamos melhorar a cara dessa PMDF e o momento é esse;colabore! O GRANDE PROBLEMA DA POLÍCIA MILITAR,É A POLÍCIA MILITAR SENDO O ALIMENTO DO EGOCENTRISMO DE MEIA DÚZIA DE MISERÁVEIS E POBRES DE ESPÍRITO.TODOS SÃO UNIDOS...MENOS A PMDF; TODOS CONSEGUEM O QUE QUEREM MENOS A PMDF;TODOS TÊM UM REPRESENTANTE MENOS A PMDF(SÓ TEM TRAIDOR E MEDROSOS);enfim.....acorda pm......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão, sem sombra de duvidas aqueles que dizem nos representar são apenas uns covardes,tapados, e te digo mais ,o militar passou varios anos no poder porém não fizeram nada para lhe assegurar uma vida digna, os caras só fizeram merda no pais, com eles o pais so andou para tras,hoje procuram se adequar a nova maneira democratica do pais ,mas não conseguem,visto que são tapados até os dias de hoje ,e a pm caminha do mesmo jeito,tudo dificil,os comandos ainda tem a doutrina do regulamento dos tribunos da epóca de roma,de cesar,o poder voltado apenas para o governo,aqui para nos agnulo,com essa mente retrogada,so vamos levar na moleira,nada se consegue ,apenas engodo e estelionato politico e cada dia mais o pm e bm revoltados com esse discaso,mas 2014 esta chegando vamos tentar mais uma vez acreditar neste pais e que a pm tenha realmente representantes voltados a nossas causas,porque de martirio,perseguições.desrespeito,engodo salarial,estamos cansados.abraço.

      Excluir
  30. OAB-RJ já começa a defender o fim da Justiça Militar

    Bruno Dutra, O Dia

    A Justiça Militar pode ser extinta no Brasil e os processos que julga, analisados pelos tribunais federais. A posição é do presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, para quem “o país não precisa” da corte militar. “A Justiça Federal tem capacidade para julgar militares, que são cidadãos comuns”, defende.

    A polêmica aberta na semana em que a Justiça Militar completa 205 anos , começou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou grupo de trabalho para “avaliar a real necessidade” da corte. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, sugeriu mudanças e criticou a baixa produtividade do Superior Tribunal Militar (STM), que tem orçamento de R$ 322 milhões anuais. SegundoWellington Saraiva, do CNJ, o estudo pode levar ao menos a “um novo modelo de atuação da corte”.

    “Julgamos de soldado a general”

    Após cerimônia comemorativa da Justiça Militar, ontem em Brasília, o presidente do Superior Tribunal Militar, general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho (foto), rebateu as críticas sobre a produtividade da Corte, que em 2012, julgou 1081 processos.

    “Procuramos julgar os processos com celeridade, mas todos hão de convir que o julgamento penal é difícil. São feitos um a um, diferentemente do que acontece na área cível, administrativa, onde há a possibilidade de se julgar em bloco, com uma decisão monocrática”, disse. “Na Justiça Militar julgamos cada caso, de soldado a general”, completou o presidente do STM.

    ResponderExcluir
  31. Aproveita e acaba com o militarismo, rde e ofiais.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com