quarta-feira, 30 de abril de 2014

A desmilitarização sob a ótica das Praças Policiais Militares

O problema não é hierarquia e disciplina. De fato nunca o foi.

Polícia Federal, Polícias Civis e PRF também são instituições pautadas nesses fundamentos.

O que não se pode mascarar, é que sobremaneira, os seus regimes estatutários, disciplinares e sua legislação profissional são pautadas no direito democrático de base civis. E isso significa estar sob a égide da lei 8.112/90, a qual disciplina os seus regimentos disciplinares. Respondem ao Código Penal e ao Código de Processo Penal. São categorias profissionais que podem ter sindicato e expressarem-se politicamente. Portanto, NÃO são e NUNCA seus profissionais serão presos administrativamente ou criminalmente por descumprirem ordens. Por expressarem seus pensamentos ou por exercerem na plenitude sua atividade política, partidária e sindical. Não respondem a um regime de exceção: regime de guerra. Ou seja, não estão debaixo da chibata do RDE, do Código Penal Militar e Código de Processo Penal Militar. E nisso amigos, há uma grande diferença. Nós policiais militares não somos cidadãos em sua plenitude. Estamos a serviço do Estado, funcionando como braço armado deste em desfavor da sociedade sim...!!!!

A desmilitarização é benéfica sim à categoria e a nós praças que estamos em sua base; quem já foi submetido ao regime militar de exceção sabe muito bem o que isso significa.

Não interessa a desmilitarização, que significa mudança de legislação, e não quebra de hierarquia e disciplina, a quem está no comando da tropa militarizada. Controlada e encabrestada...

Não se equivoquem companheiros!

Esse falácia é somente uma repetição de argumentos vazios, falseados e ultrapassados, que continuam a representar a perpetuação deste regime ditatorial a uma categoria de policiais, comandada por gestores tão quanto ultrapassados conceitualmente e que estão totalmente distantes e desconectados do que é um regime democrático de direito. Regime este que funciona muito bem em todos os países da Europa e América do Norte.

Este discurso da não desmilitarização só serve a estes que insistem em não querer a mudança e a perda de privilégios sustentados a custa da escravidão institucional, ameaça, medo e prisão que todos nós praças estamos submetidos até os dias atuais. Isto é um absurdo!

Sistema incompatível com a realidade da nossa constituição civil e que nos faz ficar calados e submetidos à vontade de quem está no comando político da nação. Sem podermos contestar suas ordens!

Acordem bravos companheiros.

Está passando da hora de valorizarmos nosso trabalho. Somos nós praças que combatemos o crime nas ruas. Que damos nossas peles e nosso sangue. Somos nós que atendemos ocorrências e que lutamos contra a criminalidade!
Ou a vida de um Oficial "gestor" que está em um gabinete com ar condicionado; não desmerecendo sua atribuição. Vale mais que o trabalho exercido por nós nas ruas ou mais que a nossa vida? Qual o sentido das gritantes diferenças salariais que ainda existem na PMDF? Diferenças essas que significam não só uma desqualificação do trabalho exercido pelos praças na rua, mas que reflete literalmente a subjugação moral, escravagista, profissional a que estamos submetidos justamente por não dermos o direito universal à greve e à reinvindicação de melhorias. A não ser debaixo da submissão, da ameaça e do medo de ser punido. Espremidos que somos, ficamos felizes quando nos dão migalhas!
E pra finalizar meu raciocínio, diria mais: acredito que nosso problema não seja salarial; por mais que isso soe loucura. Mas explico.

Penso que nosso problema não seja nossas reivindicações salariais. Muito menos nossa falta de preparo. De equipamentos ou de viaturas suntuosas. Acho que o nosso maior problema não seja nossa falta de estrutura de quartéis depauperados. E nem mesmo a nossa fardinha azul nova que não atende às nossas necessidades operacionais. Muito menos nossas aquisições desproporcionalmente ilegais na gestão do dinheiro do caixa da PMDF. Nem a nossa formação amadora. Não!

Na verdade, nosso maior problema é mesmo nossa arcaica legislação ditatorial: aquela que nos cala, nos humilha, nos escraviza; que nos tira a dignidade, nos amordaça, nos tolhe direitos, qual seja a legislação militar. Legislação que nos desumaniza, que nos empobrece dentro da legalidade. Diria mais: Legislação militar que nos deixa mais ignorantes e escravos, menos humanos dentro da lei!

Em contrapartida, percebo que nossos problemas seriam seriamente debatidos, se na contramão, na mesma medida, fôssemos civis.

Civis no termos mais puro que a palavra nos remete, ou seja, pertencentes à Civita... à cidade, à vida em sociedade: CIDADÃOS pertencentes de todos os direitos que a constituição garante à população. Não há mais espaço para sermos tratados como bandidos e sermos presos pro transgredirmos a disciplina. Isso sim é o absurdo dos absurdos. Não há mais espaço pra respondermos ao CPM e ao CPPM e demais leis militares. Não vivemos mais num estado de exceção e somos uma categoria trabalhadora. Isto é descabido, desproporcional, inconstitucional e principalmente desumano!

Quem trabalha no mundo atual contra estes valores, como alguns gestores militares insistem e propagam esta mentira da não desmilitarização, que repetidas muitas vezes, acaba por se tornar uma verdade mentirosa, estes, trabalham contra nós, contra o povo, contra a liberdade e a igualdade em sua plenitude. Tais "coronéis da lei" trabalham por causas escusas, por motivos menores e, falsificadores da realidade, no momento em que propagandeiam um mentira em desfavor de uma condição garantidora do alcance de nossa total plenitude democrática que nos transforma em cidadãos, homens pensantes e livres, nos amordaçam e nos julgam sem precedentes no mundo democrático atual.

Vejam bem colegas.
Talvez esse fardo do qual nos alimentamos desde sempre quando entramos na PMDF, talvez isso sim seja a nossa bola de ferro. Que ancorada no discurso da não-desmilitarização nos faz calar diante de nossas reais necessidades. Que nos impede de reivindicarmos direitos. Que não nos permite caminharmos...

Teria muito mais a dizer aqui, porém me limito a chamar-vos à consciência. Ao estudo, à intelectualidade. Enfim, à luta!

E a luta é sim por igualdade e liberdade, e esses fundamentos se contrapões totalmente à essa legislação militarizada aplicada às polícias estaduais. Que ela fique restrita às Forças Armadas que necessitam de sua aplicação em tempo de guerra e por sua excepcionalidade....

Mas nós policias seremos ouvidos e tratados com respeito, somente a partir do momento em que formos organizados. Politizados e sindicalizados. Vejam os exemplos das policias civis do nosso país e no mundo civilizado e democrático afora...
É simples pegarmos os bons exemplos!

A partir desse momento poderemos escolher em lutar pelos nossos ideais democráticos e neste caso sermos defensores da sociedade brasiliense, ou continuarmos a sermos seus inimigos, vilipendiando e sendo vilipendiados pela força esmagadora da legislação e vontades do Estado.

Pensem nisso.

Comento:

Um dos comentários postado no blog mais coerente dos últimos tempos e que reflete o pensamento do público interno de duas corporações, carregados que são por regulamentos arcaicos e uma sequência secular de insistentes erros num sistema que caminha A LARGOS PASSOS para a falência. Que o diga a organização das Nações Unidas – ONU.


Por Tenente Poliglota...

48 comentários:

  1. Infelizmente, companheiro Poliglota, para eu que postei este texto aqui - e o vi algumas vezes publicado, já não vejo mais solução...
    É Lamentável, pois eu pensava que poderia haver seriedade naqueles que estão gerenciando nossa firma. Pelo contrário, cansei-me amigo e certamente estou me preparando para tentar mais uma vez sair para outro serviço no setor público ou passar meus dias aqui, os quais me restam, olhando com perplexidade e tristeza para essa falta de ombridade, de compromisso e de verdade nos homens que estão no comando político de nosso país e da PMDF. É mais triste ainda perceber que nossos companheiros estão tão alienados, motivados e satisfeitos com as migalhas que nos são jogadas à conta gotas!
    E o que dizer mais então? Não sei amigo. Vejo que algumas letras são eternas neste nosso reino chamado DF:
    Perfeição
    Legião Urbana

    Vamos celebrar
    A estupidez humana
    A estupidez de todas as nações
    O meu país e sua corja
    De assassinos covardes
    Estupradores e ladrões

    Vamos celebrar
    A estupidez do povo
    Nossa polícia e televisão
    Vamos celebrar nosso governo
    E nosso estado que não é nação

    Celebrar a juventude sem escolas
    As crianças mortas
    Celebrar nossa desunião

    Vamos celebrar Eros e Thanatos
    Persephone e Hades
    Vamos celebrar nossa tristeza
    Vamos celebrar nossa vaidade

    Vamos comemorar como idiotas
    A cada fevereiro e feriado
    Todos os mortos nas estradas
    Os mortos por falta de hospitais

    Vamos celebrar nossa justiça
    A ganância e a difamação
    Vamos celebrar os preconceitos
    O voto dos analfabetos
    Comemorar a água podre
    E todos os impostos
    Queimadas, mentiras
    E sequestros

    Nosso castelo
    De cartas marcadas
    O trabalho escravo
    Nosso pequeno universo
    Toda a hipocrisia
    E toda a afetação
    Todo roubo e toda indiferença
    Vamos celebrar epidemias
    É a festa da torcida campeã

    Vamos celebrar a fome
    Não ter a quem ouvir
    Não se ter a quem amar
    Vamos alimentar o que é maldade
    Vamos machucar o coração

    Vamos celebrar nossa bandeira
    Nosso passado
    De absurdos gloriosos
    Tudo que é gratuito e feio
    Tudo o que é normal
    Vamos cantar juntos
    O hino nacional
    A lágrima é verdadeira
    Vamos celebrar nossa saudade
    E comemorar a nossa solidão

    Vamos festejar a inveja
    A intolerância
    A incompreensão
    Vamos festejar a violência
    E esquecer a nossa gente
    Que trabalhou honestamente
    A vida inteira
    E agora não tem mais
    Direito a nada

    Vamos celebrar a aberração
    De toda a nossa falta de bom senso
    Nosso descaso por educação
    Vamos celebrar o horror
    De tudo isto
    Com festa, velório e caixão
    Tá tudo morto e enterrado agora
    Já que também podemos celebrar
    A estupidez de quem cantou
    Essa canção

    Venha!
    Meu coração está com pressa
    Quando a esperança está dispersa
    Só a verdade me liberta
    Chega de maldade e ilusão

    Venha!
    O amor tem sempre a porta aberta
    E vem chegando a primavera
    Nosso futuro recomeça
    Venha!
    Que o que vem é Perfeição!

    ResponderExcluir
  2. PARA QUE ACABAR COM O MALDITO (RDE) POIS ELE ENCOBRE A INCOMPETENCIA DO OFICIALATO,A IGNORANÇIA DO GOVERNADOR E A INRESPOSABILIDADE DO JUDICIARIA BRASLIEIRO
    DA MANEIRA QUE ESTA JUNTA TUDO E FICA COMO ELES QUEREM
    PARA QUE ALFABETIZAR SE TRATAR COM ANALFABETOS TODOS MANDAM E ASSIM TODOS SÃO MANDADOS E NINGUEM FALA ALTO COM ELES.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos desculpe minha ausência neste espaço estava com problemas familiares mais as coisas votaram ao normal quase que ia morar no quartel kkkkkk este meu lema VOTE NO PT E VOCÊ VAI SEI FODER

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre disse que o PM não sabe mesmo o que quer. Se quer desmilitarização, se quer operação tartaruga, se quer associação única, se quer aumento ou migalhas. Uma matéria dessas que deveria estar sendo debatida fica vazia porque o que o cara quer mesmo é sangue nos óios...#AcordaPM

    ResponderExcluir
  5. PARA PENSAR SGT PRESO CONDENADO E EXPULSO DA PMDF
    Honra sempre - Relato de um heroi que foi julgado e condenado por uma sociedade imunda. Ola amigos, sou um ex policial militar, trabalhei vinte e dois anos em prol desta mediocre sociedade. Espero que nenhum de voces caiam na armadilha que cai. Tenho nos meus assentamentos oito auto de resistencia mais de trinta elogios, mas minha vida mudou quando voltava com minha esposa para minha residenci e avistei um casal sendo assaltado, minha esposa pediu que eu ignorasse, mas infelizmente o sangue azul correu fervendo em minhas veias e nao dei ouvido a minha esposa. Esperei o melhor momento e ao perceber que nao ofereceria risco para o casal, consegui efetuar dois tiros perfeitos derrubando o assaltante de imediato, mas nao percebi outro bandido dando cobertura, levei dois tiros, um acertou meu braco outro minha perna, quando consegui revidar nao percebi que o vagabundo ja tentava correr, acertei tres tiros certeiros em suas costas que de imediato tombou ja morto, pensei que grande ocorrencia que fiz, dois bandidos mortos, duas armas apreendidas e os pertences do casal recuperado. Pedi auxilio a 190 e conduzi a ocorrencia a DP. Quando quando achei que iria pra casa com o dever cumprido tive minha primeira decepcao, fui informado pelo delegado que o casal ao prestar declaracoes falaram que coloquei a vida de ambos em risco e que atirei no segundo bandido pelas costas quando o mesmo tentava fugir. O mundo parecia que cairia na minha cabeca. Tive minha arma apreendida, respondi IPM e o pior passei a responder por homicidio doloso, fiquei 6 anos preso perdi meu emprego e o que mais me doeu, escutei o casal, aquele que defendi dos bandidos recuperando seus pertences, colocando minha vida em risco chegando a levar dois tiros, me acusar perante o juri, dizendo dizendo que execultei o bandido pelas costas, por esta declaracao fui condenado. Felizmente me apeguei a DEUS e ele me guiou a um caminho melhor. Peco a todos os policiais que tiverem acesso a este depoimento que nao caia nessa armadilha, nao troque a liberdade por esta sociedade, porca imunda e nojenta, pensem nos seus familiares, pois somente eles sentem amor por voces. Na folga nao compre briga que nao e sua e quando estiver de servico trabalhe certo nao de ouvido ao PI, tolerancia zero tudo que pegar de errado leve pra delegacia, se for no transito proceda sempre fazendo o certo nao aceitando migalhas da porcalhada, se oferecer cafezinho de voz de prisao na hora, nao se sinta intimidado, quem tem o poder nas ruas sao voces se trabalhar certo com tolerancia zero, serao respeitados, pois 80% deste povo mediocre anda na ilegalidade. Quero ver se esta sociedade imunda tera coragem de julgar e condenar voces, um forte abraco confio em todos voces. Mensagem de um ex policial militar, mas ainda de sangue azul.
    Ronaldo Nogueira Da Cruz

    ResponderExcluir
  6. O ex-comandante geral da PMDF Sebastião Gouveia postou um comentário no Facebook, sobre esse mesmo tema em uma postagem do Tenente Poliglota naquela rede social, ele disse o seguinte:

    “ A desmilitarização acontecerá até 2022, então teremos o direito à greve, teremos o fim da aposentadoria integral, indisciplina, cairemos na vala comum, ainda bem que estou aposentado”

    Comento:
    Com já disse em outras postagens, não devemos acreditar que a desmilitarização por si só resolverá nossos problemas no primeiro ano de sua vigência quando isso vier a ocorrer.......cedo ou tarde isso ocorrerá, vejam o exemplo da Secretaria de Educação, uma pasta com mais de 100 mil servidores e que caiu no ostracismo político, não tem NENHUM representante no parlamento há mais de 16 anos, não são militares mas vivem uma verdadeira DITADURA interna entre Diretores e demais servidores, e pra viver uma DITADURA CIVIL sem DIREITOS isso não vamos aceitar de jeito nenhum para nós, não podemos achar justo um policial com mais de 15 anos de serviço, e que já sofreu debaixo do RDE venha perder direitos como traslado, LE em pecúnia, 30 anos de serviço, ou 25 anos como foi decidido recentemente por uma tal súmula que NINGUÉM diz com segurança jurídica qual seu teor ou sua abrangência, as dores do parto de uma eventual desmilitarização seriam sentidos por todos, principalmente pelos comandantes, e em escala menor por alguns superiores de nível básico ou intermediário, mas NÃO UMA INDISCIPLINA GENERALIZADA como pensam a maioria dos oficiais e até mesmo algumas praças, o que ocorrerá com certeza serão questionamentos, contestações, e resistência ao cumprimento de ordens, e que na verdade JÁ OCORREM em todos as unidades de qualquer PM brasileira, (vejam no YOUTUBE a PM do Pará, Bahia, Ceará), o assédio moral, o desrespeito e a desconsideração por igual, subordinado ou superior acontece com muito mais freqüência no modelo militarizado atual, não participo da rede WHATSAPP, mas quando aconteceu a reunião da RASTEIRA no clube dos oficiais em que decidiram “aceitar” a proposta do GDF de aumento incerto no Auxílio Moradia e alimentação, vários policiais relataram terem recebido mensagens de oficiais DEBOCHANDO das praças com os dizeres : “CHUPA PRAÇAS, NÓS QUE MANDAMOS NESSA PORRA” De quem partiu a indisciplina nessas horas? Enganam-se a nosso respeito, não partiremos para o desrespeito, mas seremos os primeiros a exigir mais respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na secretaria de educação ta melhor que aqui. Para ganharmos igual a eles, temos que tirar 6 voluntarios. E la tambem estão se aposentando bem melhor que os STs...se duvidam, deem uma olhada no portal da transparencia do GDF ou entao perguntem a um professor aposentado ou da ativa. NOS de fafo estamos na merda.

      Excluir
  7. Ou, morro, ou, me liberto. Faltam-me poucos anos para a reserva. Entretanto, sinto que, cada vez que coloco a farda, morro mais um pouco. São tantas caras falsas que tem que ser toleradas. Do jeito que encontra-se a Instuição, com os "gestores" que tem, a tendência é a mesma falir totalmente. É muito difícil enxergar uma luz no fim do túnel que me faça vestir a farda com a mesma vibração que tinha do início da carreira. Conseguiram fazer da briosa um palanque de politiqueiros e um programa de auditórios. Só observo um punhado de "bestas ferras do picadeiro" respaldados por uma legislação arcaica e ultrapassada. Aproveitando a onda de racismo nos campos de futebol, pelo mundo, acredito que um macaco sairia muito melhor na gestão do Estado Democrático de Direito e, o pior, o pobre do macaco não tem nada haver com a nossa merda de iniquidade. Vou tomar mais um gole pra poder tolerar os intolerantes. Ou, morro, ou, me liberto. O cara, lá de cima, é quem vai me comandar e decidir por mim. Os caras daqui debaixo NÃO.

    ResponderExcluir
  8. Dificilmente, hoje, alguém se aposenta soldado. Ao final do ano, somente serão oficiais aqueles que por merecimento intelectual alcançarem tais benefícios. Então meus amigos, o que tenho a dizer é o seguinte: ou nos acertamos em uma união de classe (classe bombeiro, classe policial) ou vamos amargar 35 anos de efetivos serviços, sem contar tempos de cursos, tempos administrativos, tempos de requisição, etc. A presidenta já tem tudo pronto pra esta cartada. E a próxima é o INSS para todos. o CBMDF antes de 1988 era chamado, em plena ditadura, CBDF. Iremos para esta situação sem dúvidas e não se animem os companheiros policiais, não serão PMDF, pode ter certeza. Lembram do Arruda com a Companhia Metropolitana de Trânsito??? Pois bem, vão encontrar um genérico pra PMDF também, pra ficar mais barato pra administrar. Não vai durar até 2022 não, tá muito longe. Vai ser agora entre 01/01/15 e 31/12/18, com Dilminha no poder ou não. Corporação sem representantes..... vala comum!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ano eleitoral aparece o chamado terrorismo eleitoral,mas eu não duvido muito não, principalmente se o Aércio ganhar, ele vai vim com aquela máxima de enxugar a máquina, só para lembrar o FHC proibiu concurso público no seu governo e acabou com o posto a mais que levávamos com a reforma.

      Excluir
  9. Eu nao aguento
    mais ver 1 sgt e sub ten puxando P O cairam na vala comum . Nao é desmerecendo o 2 e o 3 Sgts eles devem comandar um gpm e nao puxar PO tbm . Eu nunca vi Cel puxar Po se nao for um grande evento publico fora isso me mostre . O sub ten deve ser valorizado os subs de outrora jamais submeteriam o q acontece hoje nas unidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o pensamento e a preocupação do PM! Essa p.... não vai mudar tão cedo. Vai estudar e se atualizar policial. Polícia ostensiva é na rua. No gabinete só alguns gestores e quando estiverem planejando.

      Excluir
    2. Caro anônimo de 15:51, que idéia mais retrógrada essa sua hein? Você quer a volta do pelotão de FAXINA comandado pelo sargento? Do PLANTÃO de ALOJAMENTO? Sou primeiro-sargento, e até agora não me caiu o saco nem fui desrespeitado por outros sargentos, cb e sd por estar PUXANDO PO, pelo contrário meu caro, tenho recebido o apoio de todos eles em quaisquer circunstâncias, esse sempre foi um dos ideais de igualdade que lutamos, se somos policiais, todos deveremos desenvolver a atividade fim, você se lembra quando os SUB’s foram colocados como oficiais de dia? Vários deles foram à justiça pedir indenização por estarem exercendo uma função para a qual não havia respaldo legal caso fossem implicados em algum processo, o resultado foi que TODOS os SUB’s saíram dessa tal escala fantasiosa que só visava INFLAR o EGO deles, mas dinheiro que era bom NADA, atualmente a convivência entre SD, CB, SGT e muitos SUB’s é mais INFORMAL, o “sim senhor” inconteste estar em desuso e decadente a cada dia, sem perda do respeito e da consideração recíproca..........fala sério ! ! !

      Excluir
    3. Antigamente sub não puxava o dito PO pq quando eles eram "promovidos" a subão já estavam com o pé na cova, ou seja faltam alguns meses pra eles vestirem o pijama, hoje em dia subs com 17 anos na PM e idade entre 35 e 38 anos, portanto o cara ainda tá forte para essa modalidade, agora se o sr é sub e não aguenta um PO pede pra ir para o almoxarifado pq lá é lugar de velharia.

      Excluir
  10. ENQUANTO ISSO VOU LEVANDO MEU LIVRO DE CRUZADINHAS PRA TRABALHAR, É ISSO MESMO :
    DESCULPEM-ME OS QUE ESTÃO CONTENTES COM AS MOEDAS JOGADAS NO CONTRA CHEQUE, NÃO MEREÇO MIGALHAS E POR ISSO NÃO ME ESFORÇO EM NADA. SE FALTA APERTAR A RODA DA VTR PRA ELA NÃO CAIR, OPA QUE PENA CAIRÁ, SO ESPERO QUE NÃO MACHUQUE NENHUM PM.

    CB. QUE NÃO EXISTE

    ResponderExcluir
  11. Há muito que venho acompanhando as movimentações no Congresso Nacional e lá não é um ou dois deputados e senadores que já falaram sobre nossa previdência. Mais cedo ou mais tarde irão mexer nela, não tenham dúvidas.

    O governo não engole até hoje a aposentadoria do militar aos 30 anos e muito menos as pensões. Está articulado, é questão de tempo e momento propício para isso. E pode sim acontecer nesse período que o colega acima citou. serão os 4 últimos anos de governo PT e tudo para tentar emplacar o que para eles será o futuro. farão

    Enquanto isso nós aqui sem definição do que realmente queremos ser.

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PIOR NÃO É APENAS ISSO.. E SIM CADA VEZ MAIS, LEMBRAR AQUELAS COLOCAÇÕES DO TAL NOVINHUUU!! QUE POR SINAL, TEM VÁRIOS PROBLEMAS.. MAIS SEMPRE JOGA LIMPO, DIZENDO A VERDADE DOA QUEM DOER OU EXPONDO SUAS TESES QUE A CADA DIA SE PROVAM REAIS!!
      OU SEJA, ESSA QUESTÃO DA APOSENTADORIA.. ELE ABORDOU UMA VEZ EM UMA DESSAS TESES, QUE É JUSTAMENTE ISSO.. EM QUE SÓ AQUI NO MEIO MILITAR, BOA PARTE DOS PRAÇAS FICAM EM MÉDIA SEUS 25 ANOS NA TRANSIÇÃO DE SOLDADO PRA CABO, E ALGUNS SORTUDOS JÁ SÃO SARGENTOS!! PORTANTO, É EVIDENTE.. QUE INDO PRA RESERVA REMUNERADA, ESSE PRAÇA CONTRIBUIU MAIS DE 1/3 DA SUA PROFISSÃO COMO SOLDADO.. E SE DER SORTE, HOJE COM OS 30 OU 35 ANOS.. SAIRÁ COMO 1 SGT.
      PORTANTO, NA PIOR DAS HIPÓTESES SE ELE CONTRIBUIR COMO SGT 5 ANOS É MUITO!! PORÉM, O ESTADO VAI TER QUE PAGA-LO COMO SGT E PONTO.
      VIRAM O GRANDE BURACO??

      RESUMINDO, OU FAÇAM UM NOVO PLANO DE CARREIA OU FECHA LOGO AS PORTAS DE TUDO!! POIS QUERENDO OU NÃO... OS FATOS SÃO CLAROS!! VEJAM QUE COLOCARAM OS SGTS NOVINHOS ATÉ PRA FALAR BESTEIRA NO COMERCIAL DO GDF... ORAS, O CARA FALA COM A MAIOR CARA DURA QUE FICOU SEUS 20 ANOS PRA SAIR 3 SGT.. E QUEREM PASSAR A IMPRESSÃO QUE ESTAMOS FELIZ COM ISSO!! AH, POR FAVOR.. AJUDA AI!! QUASE 20 ANOS.. E TER SÓ 2 PROMOÇÕES.. COMO DIZ O OTÁRIO, DO #CANALDOOTARIO : "ÔÔÔÔÔ QUIIIIIIIIIIIIIIII LEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEGAL". E ENQUANTO ISSO, A PICA SÓ ENTRANDO!!

      SPARTACUS

      Excluir
    2. Eita Poliglota, tu tá bem arranjado heim, visto que grande parte dos seguidores do teu blog falam muito em pica, porra, etc, etc, etc, principalmente este tal de SPARTACúS.

      Excluir
    3. Por Poliglota, mandei uma resposta aos palavrões do tal de SPARTACúS e não foi publicado, foi por causa do assento ´ ? Caso tenha sido vc deveria não ter publicado os vários palavrões do tal.

      Excluir
    4. Ô colega, desculpe, pois passou desapercebido pela quantidade. Mas tá aí..rsrsr..Aqui as opiniões sempre são respeitadas. Só não concordo com a "Grande Parte", pois afinal, alguns exageram um pouco e temos que entender..rsrsrs

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    5. Ok Poliglota retiro o grande parte, apenas parte.
      Bom dia.

      Excluir
  12. Ronaldo,a sociedade e falsa, ela se volta contra o policial numa ridez,principalmente quando seus interesses estão em jogo....aí do policia que confia,no sorriso do velho,da gravida da criancinha...etc.

    ResponderExcluir
  13. TOMARA QUE ISSO ACONTEÇA, MAS ENQUANTO ISSO VOU TARTARUGANDO, PT NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  14. Todas outras policias tem regimento disciplinar mais rigido que a simples 8112, portanto meu caro quer 8112? Faz concurso para algum cargo adm, cargo policial é essa porra mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  15. O dia que mudar a questão da aposentadoria veremos policias reclamando, mas não consigo entender o motivo da maioria dos nossos colegas não se aposentarem ao completar os 30 anos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Todos. Eu quero mandar um recardo para o Poliglota. Porque o Sr não pedir pro Deputado IZALCI. Marca uma reunião na praça do Relógio Pra pedir o fim da ditadura militar para os Policias, já que o Deputado Wasny de Roure nos traiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Izalci é um excelente ombro para pedirmos guarita, te pergunto, desde quando empresário trabalha para o bem estar de seus funcionários?
      Fala sério, só pq o cara é oposicionista, não quer dizer que nos ajudará com temas tão relevantes pra nós militares. Mais uma coisa vc votou quantas vezes no Wasny de Roure?

      Excluir
  17. como vou embora no inicio de 2016, só me resta torcer pra esses 2 anos passarem rapidinho, pra que eu não me revolte mais ainda, pois aqui é só decepção, mais um motivo pra colocarmos o ten poliglota como nosso representante político, pra que a nossa situação não piore mais ainda, pois não confio em outra pessoa, primeirão contando os dias para a carta de alforria. não tô aguentando ficar 2 anos, imaginem 7 anos, piração total, DEUS É GRANDE, E ELE ESTÁ COM TODOS NÓS PMS E BMS, FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô dez mil tu passa 28 anos nos piores tempos na briosa e agora que estar indo embora é que diz que não aguenta mais a decepção, acho que tu tá de kô heim.

      Excluir
  18. Maconha deve ser legalizada, e traficantes da droga, anistiados Diz Jean Wyllys, deputado federal (PSOL-RJ),

    Fonte
    http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2014/04/30/maconha-deve-ser-legalizada-e-traficantes-da-droga-anistiados.htm

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!
    Caro colegas, a melhor resposta que daremos para este governo será de sermos cabos eleitorais contra ele. Eu já faço isso há muito tempo. Peço aos colegas, pelo amor de Deus, vamos conscientizar todos, o povão, fazer a contra informação, repudiando este governo! Aí eles, muitos governantes, irão refletir milhares de vezes, na burrice de desprezar policiais, principalmente os que estão 24 horas nas ruas. Eu no meu conhecimento em engenharia social, tenho feito um belo trabalho. Temos que mostrar para os governantes, que temos uma arma poderosa, o poder de persuadir o eleitorado! Garante que se empenharmos, teremos um bom resultado que servirá para reflexão na posteridade.

    ResponderExcluir
  20. EM TODA INSTITUIÇÃO TEM DISCIPLINA, NA PM E BM TÊM ESCRAVIDÃO. EU NÃO ENTENDO COMO TEM COLEGAS QUE NÃO QUEREM SER ALFORRIADOS! EU NÃO SOU CIDADÃO, SOU ESCRAVA.

    ResponderExcluir
  21. Escrava bem remunerada, visto que deve "trabalhar" no expediente deste da vida de segunda a sexta feira, e nem fazer um SVG deve fazer, pois diz que serviço escravo.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia a todos!
    Apesar da desvalorização, da falta de empenho por parte do governo e pelos nossos pseudos representantes, do ceticismo de alguns companheiros que teimam em não acreditar mais na nossa categoria e nem em policiais militares, preferem ser eternos subservientes á contribuir com idéias e pensamentos que futuramente possam mudar os rumos desse jogo de humilhação imposta á nossa categoria há anos; enfim, se unidos não estivermos com certeza perderemos mais batalhas(não tem mais o que perder) e por fim perderemos o que não podemos perder que é a guerra(em outubro); depois não adianta chorar o leite derramado; serão mais 4 anos de humilhação; aos determinados, procurem manter o foco; aos céticos passem a entender que a consciência política em nossa categoria é muito importante; você é capaz de pensar e ajudar a mudar os rumos de nossa categoria, ou você prefere continuar sofrendo sem valorização e sem aumento???? enfim......feliz dia do trabalhador, apesar que somos nós quem carregamos o DF nas costas e sem valorização.
    Um grande abraço!
    SGT CARLOS - NMU

    ResponderExcluir
  23. Pobre da de nós população se a PM desmilitarizar-se !!!
    Os que apoiam essa falácia são aqueles que querem tornar-se "funcionário público comum", daqueles que não trabalham, que não cumprem horário e que não respeitam a sociedade. A profissão Policial Militar é merecedora de um comprometimento a mais, de uma dedicação de excelência, inclusive se necessário for com o risco da própria vida. E não podemos compara-la a um órgão público qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas cadê a VALORIZAÇÃO e o RECONHECIMENTO? O que você escreveu é a mais pura FALÁCIA que já estamos cansados de ouvir, ou seja, merecedor, excelência, briosa, pundonor, sacrifício da própria vida, se na paz, e outras BABOSEIRAS, estamos sendo SACRIFICADO desde que o mundo é mundo, estamos FARTOS dessa história, tem um monte de servidores que poderiam ser sacrificados também, você deve ser um desses oficiais RR que não apita mais nada, mas quer fazer valer suas manias, bajular alguns líderes comunitários MORTOS de FOME em troca de um convite para um jantarzinho ou coquetel no Buriti, que gosta de agradar algum políticos malandro, ou agradar alguma autoridade PASSAGEIRA, por que autoridade somos NÓS que permanecemos governo após governo, e não deveríamos estar presenciando funcionários de CARREIRA de ESTADO submetendo a si próprio ou a INSTITUIÇÃO INTEIRA ao VEXAME, DESPRESTÍGIO, DESRESPEITO e ao TRATAMENTO DESIGUAL perante outros órgão públicos e ao poder executivo TEMPORÁRIO, sai fora !!! Vá bajular em outra freguesia !!

      Excluir
  24. FALÁCIA!!!

    Somos militares porque a sociedade brasileira escolheu esse modelo de controle para as polícias ostensivas estaduais, e não existe nada, como afirma o texto, de INCONSTITUCIONAL na legislação militar, senão vejamos o que diz a CONSTITUIÇÃO CIDADÃ:

    ART. 5º, LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, SALVO nos casos de transgressão MILITAR ou crime propriamente MILITAR, definidos em lei;

    Art. 42 Os membros das Polícias MILITARES e Corpos de Bombeiros MILITARES, instituições organizadas com base na HIERARQUIA E DISCIPLINA, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    Art. 124. À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes MILITARES definidos em LEI. (crimes esses definidos no dec. lei 1.001/69, o CPM, recepcionado com status de lei ordinária pela CF/88).


    CONSIDERAÇÕES:

    1) O rigor militar emana do povo, que exerce a soberania indiretamente por meio dos parlamentares e escolheu esse modelo de controle para as forças policiais ostensivas estaduais. Aos oficiais e praças cabe apenas cumprir, sob pena de prevaricação ou condecendência criminosa ou outros crimes e transgressões.

    2) A desmilitarização só virá no dia em que esse assunto for relevante para a sociedade e ela, somente ela, desejar a mudança (teoria tridimensional do direito Miguel Reale). Por enquanto a desmilitarização é somente uma vontade classista. Normal e evidente, considerando que nós, militares, somos destinatários desse regramento rigoroso.

    3) A legislação militar, como mecanismo de controle, é um excelente instrumento para a sociedade e governos. Não vejo vontade política para mudanças nesse sentido; pelo contrário, diante das últimas manifestações das polícias militares pelo Brasil, penso que há uma tendência de aumento desse rigor, vejam a resposta do STF ao mandado de injunção da PC, equiparando-os aos militares e proibindo a eles o direito (constitucional) a greve.

    CONCLUSÃO:

    Estou a mais de 10 anos na PM e sempre ouvi esse mesmo discurso angustiado de auto-compaixão, desprovido de conhecimento jurídico e político, um sentimento de derrota e inferioridade que contamina a todos, afetando a qualidade de vida, a autoestima, família e até a saúde do policial.

    Se você pretende seguir carreira na PM, tente se apegar aos pontos convergentes, a nobreza da missão, a união e camaradagem que há (ou deveria haver) nessa grande família polícial. Somos 20 mil, ligados por características distintas das demais pessoas: coragem, determinação, destemor, capacidade de decidir, lidar bem com diversos tipos de problemas, enfrentamos a morte todos os dias, etc. Junta-se a isso algumas vantagens trabalhistas como L.E, traslado, aposentadoria especial, etc.

    Se vier e quando vier a mudança, ÓTIMO, por enquanto vamos viver a vida, vamos investir na nossa autoestima, vamos valorizar e honrar uns aos outros (já que ninguém nos valoriza). Ainda que não tenhamos tanto orgulho em ser militares, demonstremos as outras pessoas que amamos e somos satisfeitos com a profissão que escolhemos. Enfim, abadonemos essa imagem e postura de COITADO que está impregnada em cada policial militar e ERGAMOS NOSSAS CABEÇAS.

    AFINAL, SOU POLICIAL, COM MUITO ORGULHO!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo de 11:23, NÃO seja INGÊNUO, Constituição cidadã? Para NÓS é que esse texto constitucional não foi escrito, foi escrita para o José Dirceu, Genoíno, Marcola, Elias Maluco, menores infratores, etc, você acompanhou o número de PRISÕES de policiais no DF pelos últimos acontecimentos? Você viu onde foi ATIRADO o Marco Prisco? Prisões baseadas em opiniões pessoais, fotos e caricaturas que qualquer pessoa pode ostentar em suas vestes, veículos, ou nas redes sociais, defendes o sistema POR ENQUANTO pois contas com dez anos de serviço, fostes moldado como poucos no CFP para não ENXERGAR à sua volta ou no CFO para não aceitar mudanças necessária a que todas as instituições públicas ou privadas fizeram para manterem-se competitivas, atuais e prestigiadas, muito diferente dos militares que se acomodaram com esse sistema inerte, sem direitos que até PRESOS do PCC têm, é essa Carta Magna Conto de Fadas que você defende em nome de seus privilégio? Se for, você estar na profissão errada, pois do mesmo modo que existimos para garantir a órdem e o direito alheio, passamos a exigir os nossos também.

      Excluir
    2. As praças foram vítimas durante muitos anos de uma administração esquemática que beneficia apenas os oficiais. Em geral foi mal gerida, principalmente em relação ao público interno, pois acabaram criando um mostro de descontentamento. Nestas horas, o desespero recai sobre os que sempre tiraram vantagem sobre isto. Para o praça, que combate diariamente o crime, não muda muita coisa não em relação ao nosso serviço, afinal temos sobrevivido disso. A ameaça de desmilitarização faz aflorar que são os verdadeiros profissionais de "segurança pública" e quem realmente carrega consigo o verdadeiro espírito do sentimento do dever cumprido (o serviço de rua). Sentados sobre as mesas a beira de um consumo de remédios tarja preta, eles estão agora repensando porque não foram um pouco mais justos no passado com os praças ! Temem, pois sabem que somos uma injustiçada maioria decisiva.

      Excluir
  25. Escrava e???kkkkkkklkkk, pede baixa!!e cada uma!

    ResponderExcluir
  26. Ora??,se a maconha deve ser legalizada e traficante anistiado,então esse dep.federal e dono da boca!kkkkkkkk...esperto esse mala heim?

    ResponderExcluir
  27. Bando de postagens imbecis, bando de falácias,
    Me digam por favor onde existe escravidão na PM, vcs falam abobrinha demais, todos estão em escalas com suas devidas folgas, todos tiram Voluntário por que quer, todos sabem que o Militarismo jamais cairá. Um monte de inconsequentes que aparecem por aqui, dizendo que está cansado, que não aguenta mais escravidão, todos que assim o falam estão aí no final de carreira e devem tudo que tem a nossa Briosa.
    PM SOU AINDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ti disse que devemos algo a qualquer instituição? Não recebemos NADA de GRAÇA, tudo que temos é porque temos ido ao trabalho todos os dias desde que aqui entramos, deixe de ser ingênuo, todo trabalhador que faz um serviço tem que ser recompensado, e fazemos um dos MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS do Brasil, você ver PMDF ser denunciado em crimes de repercussão nacional? Você já ouviu falar de grupo de extermínio dentro da PMDF? De MILÍCIAS? Não nos VENDEMOS como outros infelizes policiais Brasil afora fazem, isso não tem valor pra você? NENHUMA outra PM brasileira possui um grau tão alto de honestidade e comprometimento como nós, veja o que aconteceu no DF em apenas dois meses depois que deixamos de fazer o serviço alheio, valorize-se seja lá quem seja ou o cargo que ocupe, CONFIANÇA é um BEM CARO e RARO nos dias atuais, fique caladinho aceitando tudo e logo voltaremos ver primeiros-tenentes puxando BICO em madeireira na Santa Maria.

      Excluir
  28. Taí ,anônimo das 11hr 23, a galeira chora demais....até o termo de escravidão usam aqui, lamentações e lamentações....muitos não querem trabalhar nas ruas,tem vergonha de usar a farda,porra!o o que esse povo quer??afinal de contas?usar terno e gravata?vestidinhos curtos?se resolve galeira,se resolve.....mudar uma instituição de 200 anos?

    ResponderExcluir
  29. Poliglota eu participo de vários grupos de zap zap e o que vejo é só destruição de pessoas,acusações,críticas e principalmente por esses novinhos chiitas que acham que podem mudar a polícia no peito e na raça.Tem um grupo desses aí que para minha surpresa tem até um membro do NMU que ajuda a descer o pau.Pelo que vejo tá todo mundo perdido e preocupado porque seu nome cresce a cada dia na tropa e hoje não tem pra ninguém.Não se desvie dos planos e Deus para sua vida que você vai chegar lá e nós vamos te colocar como presidente daquela câmara legislativa,pode escrever.Enquanto eles se degladiam e acusam continue sua marcha assim trabalhando silenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, qual o membro do NMU que participa do grupo de Zap que está
      "descendo o pau" ?
      Em quem ?
      Em qual grupo ?
      E o que foi escrito ? Copie e coloque aqui, com a data e horário.

      No zap diferente dos blogs não tem como se esconder no anonimato como alguns confortavelmente ou covardimente fazem.
      Por favor faça isto ou cale -se.

      Por favor Poliglota publique este comentário,
      pois não podemos deixar que manchem covardimente um dos membros do NMU.

      Eliomar Rodrigues
      NMU
      cb 23 mil

      Excluir
    2. Colega, coaduno com as palavras do Eliomar e por favor se tiver provas cabais que nos informe ou não utilize de nosso espaço para fazer daqui o que estamos vendo veementemente em outros que nada produzem, mas que destroem numa velocidade fora do comum.

      Poliglota...

      Excluir
  30. Ôh anônimo de 15:41, nunca ouvi PM’s falando que não querem usar uniforme, todos sabemos que o policiamento ostensivo existirá e é necessário, e quem não quer ir às ruas se arriscarem são os que estão instalados CONFORTAVELMENTE em gabinetes onde único perigo é contrair um resfriado, na Casa Militar, Presidência, Administrações Regionais, etc, esses sim NÃO querem jamais usar farda, pois todos aqui estamos no mesmo barco GTOP, BOPE, GTA, BPTRAN ou do EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO somos um alvo em potencial, e estamos falando de DIREITOS, e não de paixões baratas como você enumera, se você tem um direito, esse direito é seu e não importa o quanto valha, nunca abra mão de seus direitos e suas conquistas, se gozamos de algum progresso nos dias de hoje isso não foi conquistado permanecendo CALADOS esperando cair dos céus, você deve ser o mesmo da postagem anterior querendo consolar a si próprio ou vender seu peixe para algum desinformado.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com