sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Censura Branca: Falar mal de candidatos políticos está proibido nas redes sociais

Caso o Projeto seja sancionado pelo presidente Michel Temer, candidatos políticos poderão exigir a retirada da publicação em até 24 horas sem ordem judicial

Uma Emenda de Plenário incluída na última hora no Projeto de Reforma Política e aprovado pelos parlamentares ontem no Congresso permite a suspensão de conteúdos duvidosos publicados na internet contra candidatos políticos, sem autorização judicial, está causando o maior rebuliço no meio jornalístico e social.

Pelo substitutivo, a partir desta eleição, qualquer candidato, coligação ou partido político poderá obrigar redes sociais e aplicativos a retirar do ar em até 24 horas conteúdos considerados falsos ou ofensivos, sem a necessidade de uma ordem judicial, durante o período da propaganda política. Twitter, Facebook, YouTube, WhatsApp, etc que publicarem na internet informações contra os candidatos que eles considerem ofensivas, caluniosas ou inverídicas pode ser requerido pelo ofendido a sua retirada, sem que haja a necessidade de qualquer processo judicial. A emenda é de autoria do Deputado Aureo (Solidariedade/RJ),  e foi apresentada na madrugada desta quinta-feira, modificando o artigo 57 da Lei 9504, a Lei Eleitoral.

Para as entidades de classe ligadas ao setor de comunicação, como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), isso é uma tremenda afronta, um retrocesso e uma nítida forma de “censura”. Além disso, o marco civil da internet estabelece que, “somente mediante decisão judicial é possível essa suspensão ou retirada de informações e opiniões”.

O Senador Randoufe Rodrigues (REDE-AP), líder do partido no senado, já informou que entrará com uma ação de inconstitucionalidade no STF caso a Lei seja sancionada e irá sugerir ao presidente Michel Temer que vete esse artigo, sob risco de ferir mortalmente a democracia e a liberdade de expressão.

Da redação,

Por Poliglota...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com