Brasília vai transportar
no metrô até o último dia do ano cerca de dois milhões e 40 mil usuários. A
previsão para 2017 é de que esse número seja superior a dois milhões e 400 mil
pessoas, um crescimento de 17, 65%.
O presidente do Metrô DF,
Marcelo Dourado, ao retornar do Japão onde passou 20 dias visitando o sistema
metroviário do país a convite do governo japonês, sentiu o quanto a mobilidade
sobre trilhos no Brasil, e em especial em Brasília, ainda é atrasado anos-luz
do que viu na terra do sol nascente.
Mesmo assim, o choque de
realidade não foi motivo para demover o especialista em sistema metroviário de
continuar persistindo a convencer o governo federal, por meio Ministério da
Fazenda, a liberar R$ 270 milhões para a compra de pelo menos dez trens que
irão substituir os que estão em uso há mais de 20 anos.
“Meu único defeito: sou
viciado em trilhos”, disse Marcelo Dourado ao receber um grupo de blogueiros da
ABBP em seu gabinete nesta quarta-feira (14) para fazer um balanço dos avanços
conseguidos para transformar o Metro DF, na mais importante modal de
transportes de pessoas do Distrito Federal.
Quando assumiu o comando
da empresa em janeiro de 2105, Marcelo Dourado se deparou com um sistema caro,
equipamentos absoletos e com contratos complicados.
“Fizemos novas licitações
de contratos de manutenção do metrô e posso garantir que hoje as falhas são
cada vez menores. A modernização do sistema que vem acontecendo no âmbito da
radiofonia, telefonia fixa e sinalização, transformou o metrô no meio de transportes
mais confiante, mais rápido e mais seguro do DF”, afirmou.
Jornalistas da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política: Gurgel, Tony Duarte, Poliglota e Kleber Karpov com o Presidente do Metrô Marcelo Dourado |
Ele disse que a empresa
faz uma economia do dinheiro público de R$ 71 milhões por ano comparado ao
antigo contrato. Afirmou que pela primeira vez na história, o Metrô DF
possui um gerenciamento de manutenção que antes estava nas mãos de empresas
terceirizadas e hoje o sistema está nas mãos dos técnicos do próprio metrô.
“Estamos investindo
capacitação dos nossos profissionais, por isso levei dois engenheiros nossos
para o Japão para conhecer as oficinas dos trens e fabricação de material. O
sistema tem muito menos falha do que no passado e com uma economia espetacular.
Esperamos transportar no próximo ano mais de dois milhões e quatrocentas mil
pessoas”, comemora.
Marcelo Dourado disse que
os projetos para a expansão da linha Samambaia, Ceilândia estão prontos e a
linha Asa Norte irá contribuir para a revitalização da W3 Sul. Ele criticou o
governo brasileiro por não priorizar o transporte sobre trilhos e que anda na
contramão do mundo.
“Quando estava na
Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco, em 2011, órgão
ligado ao Ministério da Integração Nacional, lançamos um projeto para trens de
media velocidade de 160 quilômetros por hora que Acredito ainda que o projeto
Brasília /Luziânia que já tem o trilho e que pode ser feito as adaptações, se
consolide por ser uma obra a custo baixo e mais barato e eficiente do que o
BRT”, comparou.
Dourado disse que tenta
amenizar um problema grave no metrô que é a falta de pessoal. A empresa possui
1.010 funcionários quando precisaria de pelos menos de 1.500 empregados.
“Precisamos contratar com urgência os concursados na área de segurança e de
engenharia e agentes de estação na área operacional e técnica. O nosso único
entrave é a lei de responsabilidade fiscal. O GDF está lutando para vencer a
batalha e vai sair do limite prudencial. Por isso lutei e conseguiu
prorrogação do concurso por mais dois anos e tenho a absoluta certeza que o GDF
vai superar essa barreira”, acredita.
O presidente do metrô
destacou o termo de cooperação feito entre a empresa e a Policia Militar do
Distrito Federal para atuar nas áreas lindeiras. Para a vigilância nas estações
e plataformas foi contratada uma empresa de segurança armada.
“Vamos também assinar um
termo de cooperação com o corpo de bombeiros que já atua em nossas áreas com
ações preventivas e corretivas do nosso sistema. A segurança é fundamental para
um sistema que transporta milhares de pessoas todos os dias. Somos um tipo de
transportes mais seguro do mundo”, assegurou.
Fonte: RadarDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.
2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.
3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Avisos:
1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;
2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;
3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.
Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com