segunda-feira, 6 de junho de 2016

Saúde na PMDF: Santa Helena deixa de atender PMs após dia 12 de junho


Parece que chegou ao fim do poço a situação dos convênios de saúde na Polícia Militar. Se arrastando desde o governo desastrado de Agnelo Queiroz (PT), agora o Sistema de Saúde da PMDF parece caminhar para o caos quase que total.
Por intermédio de sua direção, o Hospital Santa Helena localizado na Asa Norte, um dos que atendiam os casos de Urgências e Emergências a policiais e dependentes, emitiu comunicado à Polícia Militar de que não tem interesse na renovação do contrato que vence dia 12 de junho. Com isso, os policiais e familiares serão atendido por somente um hospital, o Maria Auxiliadora no Gama.

Segundo o Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal (Dsap) da Polícia Militar, medidas estão sendo tomadas para que novo convênio com outra instituição seja firmado. O setor já elaborou um edital de credenciamento e trabalha para conseguir verbas junto à Câmara Legislativa, que serão usadas para quitar dívidas anteriores.

Em outubro, os dois hospitais particulares que atendiam a categoria chegaram a suspender o serviço de urgência e emergência. Segundo as instituições, a corporação atrasou os pagamentos, o que levou à suspensão. A situação foi normalizada em dois dias com a quitação dos débitos.

Tensão na tropa

O blog conversou com vários policiais e o clima está realmente pesado. Segundo alguns, só pode estar havendo uma tentativa de teste na paciência dos mesmos. É absolutamente inadmissível uma instituição que recebe verbas federais oriundas do Fundo Constitucional do DF estar passando por uma situação como essa. Comenta-se nos corredores e nas redes sociais que uma possível volta da Operação Tartaruga seria a única forma de pressionar e fazer valer os direitos adquiridos de policiais e dependentes. “Temos que tomar uma atitude drástica e radical, pois não podemos mais ver nossos familiares nessa situação humilhante”, disse um policial que não quis ser identificado.

Governo inerte

Por parte do governo Rolemberg, essa situação deveria ser tratada como prioridade. Não se pode esperar resposta de um profissional de segurança pública que sai de sua casa para ir para o trabalho deixando enfermo um familiar. Além de não ter capacidade psicológica para produzir, acaba se tornando vítima na inércia do governo, pois em caso de confronto com lesão onde seria atendido?

Parcerias e emendas parlamentares

Existe uma perspectiva de melhorias a médio e longo prazo que é a terceirização do Centro Médico da PMDF. Porém, a situação está caótica e saúde não espera. Estima-se uma previsão de mais de 216 milhões de reais para ser empregado na Organização Social (O.S.) que assumir a administração do Centro Médico.

Uma outra alternativa para tentar amenizar essa situação é a distribuição de emendas parlamentares dos destinadas pelos deputados distritais, acordado numa audiência pública realizada na semana passada no plenário da Câmara Legislativa. O problema, segundo fontes parlamentares ouvidas pelo blog, é que a soma das dívidas atuais passam dos 60 milhões de reais e essas emendas chegariam, no máximo, a 28 milhões de reais.

Vamos aguardar que o governador Rollemberg e o comando da corporação tomem as providências imediatas que o caso requer.

Estamos de olho!

Da redação,

Por Poliglota...

9 comentários:

  1. A Policlinica não vai funcionar, só vai atender a Oficiais, como sempre, praça vai ter que dormir na fila se quiser atendimento isso quando conseguir!!! Vou ali fazer um plano de Saúde....

    ResponderExcluir
  2. POLIGLOTA QUE BOM, ESTA DE VOLTA COM AS POST. É MUITO TRISTE NÃO TEMOS NEM UM PLANO DE SAÚDE PARA NÓS E FAMÍLIA. POLIGLOTA TEM ALGUM INFORME SOBRE O AUMENTO DOS FUNCIONALISMO, É VERDADE QUE FICAMOS DE FORA COMO SEMPRE, UM ABRAÇO E QUE DEUS NOS AJUDEM. AGUARDAMOS SUA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega, sempre estive atento e publicando matérias. Talvez você não tenha percebido, mas lançamos um novo Site, mais moderno e com mais recursos para voces leitores e participantes. Hoje, excepcionalmente, publiquei matéria aqui porque o servidor estava em manutenção. Anote aí o novo endereço:

      https://www.blogdopoliglota.com.br

      Excluir
  3. Nunca mais se falou na REESTRUTURAÇÃO. É atendimento médico precário, viaturas inadequadas, coletes vencidos, diminuição de interstício raramente acontece,.....o que mais estamos esperando!! As promessas de campanha precisam ser cumpridas, temos que cobrar. Se ficarmos de braços cruzados, é certo que vamos amargar na sargeta. Nosso Plano de Carreira é a melhor solução, no meu ponto de vista. Chegou a hora de nos mover, não podemos esperar mais. Vamos a luta.

    ResponderExcluir
  4. O melhor governador como dizem alguns; que correm atrás de armas.

    ResponderExcluir
  5. O povo inocente. Nem parece que prendem bandidos, isso chama-se planejamento de governo. Vamos tirar o foco dos reajuste dos servidores federais e focar na exclusão do plano de saúde, a gente faz eles lutarem e depois de muita luta voltarão o plano para mais hospitais e no final dirão que a pmdf foi beneficiada com plano de saúde descente e vai dizer que não pode dar reajuste nem melhorias. Só isso. Esperem e comentem depois de tudo acontecer. E com tudo isso esqueceremos a lutas por reajuste 2017 2018 e 2019.

    ResponderExcluir
  6. SENHORES , VAMOS COMEÇAR A DIMINUIR MAIS O RITMO NA RUA OU SEJA A VELHA TARTARUGA, AGORA ATE AS ELEIÇÕES, PRECISAMOS COMO NUNCA NOS UNIR NOVAMENTE. POLIGLOTA CONFIAMOS MUITO NO SEU PODER DE MOBILIZAÇÃO DOS POLICIAIS. É DE COMEÇAR, NÃO PODEMOS DEIXAR PARA O 2 TEMPO.

    ResponderExcluir
  7. Poliglota,

    As clínicas odontológicas também não estão mais atendendo. Esperei muitos, muitos meses mesmo para conseguir tratamento ortodôntico de meu filho, e agora foi cortado.
    Até mesmo raio-X panorâmico da boca, que é o mais barato, também foi cortado.

    ResponderExcluir
  8. Seu site ta travando!!!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com