terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Insatisfeitos, policiais militares ameaçam voltar com Operação Tartaruga

Foto ilustrativa: Internet
O início do movimento será decidido em assembleia prevista para a próxima quinta-feira, em Taguatinga

Policiais militares ameaçam decretar a Operação Tartaruga. O movimento é para cobrar a promoção de praças e a ascensão de soldados, cabos, sargentos e subtenentes. O mesmo é pleiteado pelos oficiais. A categoria busca o apoio de parlamentares para o movimento. Na quinta-feira, está marcada uma assembleia, às 19h30, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para decidir se começam a atrasar o atendimento de ocorrências, como ocorreu no ano passado (leia Memória).

Os policiais estão divididos. Parte quer radicalizar para conquistar o direito previsto na Lei nº 12.086/2009. Outros, porém, acreditam que a atitude não é a solução. O governador Rodrigo Rollemberg recebeu um pedido de reunião com os líderes do movimento, mas o encontro ainda não foi marcado pelo GDF.

Segundo a categoria, existem vagas disponíveis para a promoção de praças; por isso, a classe reivindica a redução de 50% do interstício, tempo mínimo que cada policial dever cumprir no posto. A definição consta da lei que estabelece critérios e condições para a promoção de PMs e bombeiros da ativa. De acordo com militares, o governador e o comandante-geral da PM, coronel Florisvaldo César, baixariam o interstício para a promoção dos militares em agosto, mas deixaram para fazê-lo para dezembro. O acordo, porém, pode não ocorrer em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O benefício contemplaria mais de 1.145 policiais e seria aplicado em 26 de dezembro. Em 1º de dezembro, o comandante da PM encaminhou ao governador um ofício que mostrava a viabilidade da redução do interstício. Segundo o documento, o custo para o procedimento chega a R$ 13.701.535,95. O valor é 0,4% menor do que o orçamento previsto para 2016. No entanto, uma análise da Procuradoria-Geral do DF demonstrou que a atitude contraria os limites da LRF.

Os policiais não aceitam a justificativa. Reforçam que a origem da verba para as forças de segurança pública sai do Fundo Constitucional, dinheiro proveniente do governo federal e não do Tesouro do DF. “Quando se trata de segurança, educação e saúde, é permitido ultrapassar o limite prudencial. Além disso, o Fundo Constitucional não entra na LRF. O GDF está pegando o dinheiro da segurança pública e aplicando da forma que bem entende”, reclamou um dos líderes do movimento, sargento Lusimar Arruda.

Segundo as regras, a redução do interstício é feita pelo governador, para as promoções de oficiais, e do comandante-geral, no caso dos praças. O tempo para um soldado de 1ª classe ser promovido a cabo é de 10 anos. O prazo para um cabo chegar a primeiro-sargento é de 15 anos.

Segundo o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do DF (Aspra), sargento Manoel Sansão, a categoria está insatisfeita. “Na semana passada, tivemos uma reunião no Comando-Geral na qual ficou acordado o cumprimento da promoção. Estamos decididos a cobrar”. Lideranças da PM se reúnem hoje, às 11h, com o deputado Alberto Fraga. Na última sexta-feira, eles foram recebidos na Câmara Legislativa pela presidente da Casa, Celina Leão, com a presença deputados Rodrigo Delmasso e Bispo Renato.

Por nota, a PM informou que, enquanto a situação fiscal do GDF não se normaliza, a corporação implementará formas de reconhecimento aos militares, como investir em qualificação, em equipamentos e, “estuda um projeto de lei que corrija as distorções existentes na lei”.


Fonte: Correio Braziliense

10 comentários:

  1. Poliglota você agora é vice presidente de um partido politico, mesmo que seja local, más acredito que tenha más voz ainda dentro cenário politico, então junto com o fraga corra atrás da unificação das policias !!!

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA..

    DODF, Nº 239, 3F, 15DEZ15

    PORTARIA CONJUNTA Nº 01, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2015.
    OS TITULARES DOS ÓRGÃOS CEDENTE E FAVORECIDO, no uso das atribuições regimentais
    e, ainda, de acordo com o Decreto nº 17.698, de 23 de setembro de 1996, c/c Inciso I,
    artigo 38 do Decreto nº 32.598/2010 RESOLVEM:
    Art. 1º Descentralizar O CRÉDITO ORÇAMENTARIO NA FORMA ESPECIFICADA ABAIXO:
    DE: UO - 24105 – Policia Civil do Distrito Federal;
    UG - 220105 – Policia Civil do Distrito Federal
    Para: UO 22201 – Companhia Urbanizadora da Nova Capital
    UG: 190201 – Companhia Urbanizadora da Nova Capital
    PROGRAMA DE TRABALHO NATUREZA DA DESPESA FONTE VALOR R$
    06.181.6217.1984.9815 449052 100 1.200.000,00
    Objeto: Descentralização de crédito orçamentário para: O Programa de Trabalho de Execução
    de Obras de Urbanização – Edificações do Distrito Federal – PT: 15.451.6208.1110.9641
    Art. 2º Esta Portaria Conjunta entra em vigor na data de sua publicação.
    ERIC SEBA DE CASTRO
    Diretor Geral
    UO Cedente
    HERMES RICARDO MATIAS DE PAULA
    Diretor Presidente NOVACAP
    UO Favorecida


    CONCLUSÃO: O FCDF SERVE PRA FAZER DE TUDO NO DF, MENOS PARA CUMPRIR SUA FINALIDADE!!

    ResponderExcluir
  3. E VAMOS QUE VAMOS.. AS DANÇAS DAS CADEIRAS COMEÇARAM!!

    DODF, Nº 239, 3F, 15DEZ15

    NOMEAR CEL QOPM JOSIAS DO NASCIMENTO SEABRA matrícula 50.119-0, para
    exercer o Cargo de Natureza Especial, Símbolo CNE-02, de Subsecretário, da Subsecretaria de
    Integração e Operação de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e
    da Paz Social do Distrito Federal.

    NOMEAR o MAJ QOPMS THIAGO DE SÁ OLIVEIRA, matricula 177.907-9, para exercer
    o Cargo de Natureza Especial, Símbolo CNE-07, de Diretor, da Diretoria de Abastecimento
    de Insumos para a Saúde, da Coordenação de Logística e Abastecimento, da Subsecretaria de
    Logística e Infraestrutura da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, em
    razão de interesse da segurança pública, conforme preceitua o art. 21, § 1º, item 7, do Decreto
    nº 88.777, 30 de setembro de 1983 (R200).

    FORA OS QUE SUBIRAM INTERNAMENTE PARA MAMAREM GORDAS GRATIFICAÇÕES!!!


    PAU QUE DÁ EM CHICO TAMBÉM DÁ EM FRANCISCO

    ResponderExcluir
  4. NOSSOS PARABÉNS AOS NOBRES GUERREIROS QUE FINALMENTE FIZERAM O CORRETO EM PEDIREM O PIJAMA!!
    POIS QUEM TEM TEMPO? TEM QUE FAZER ISSO MESMO.. JUNTAR SUAS COISAS E IR EMBORA...

    03 - SUB PEDIRAM RR;
    23 - 1SGT IDEM;
    11 - 2SGT IDEM; e
    01 - 3SGT IDEM.

    TOTAL DE PEDIDOS PUBLICADOS HOJE NO DODF É DE "38".

    PS: SE VOCÊ PRAÇA QUE SE SENTE DESMOTIVADO, HUMILHADO, DESRESPEITADO, DESVALORIZADO E SEM CHANCE NENHUMA DE SER PROMOVIDO EM VIDA... NÃO PENSE NEM 1X, FORMALIZA SEU PEDIDO E VÁ EMBORA!! POIS AQUI NÃO HÁ HORIZONTE E AS CHANCES DE MEXEREM NÃO SÓ NOS DIREITOS JÁ ADQUIRIDOS COMO TAMBÉM AUMENTAR A PERMANÊNCIA É ALTA. JÁ PENSOU ANTIGO?? VOCÊ COM 60 ANOS NO LOMBO FAZENDO PO... ENQUANTO OS *** COM 40 ANOS JÁ SÃO NO MÍNIMO TC E AINDA ESTÃO NUMA SALINHA COM AR-CONDICIONADO MAMANDO GORDAS GRATIFICAÇÕES!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda acho que para mudarmos esta situação de descaso com nossos direitos líquidos e certos ou seja as promoções é necessário fazermos operação tartaruga, o governo e a equipe dele só entendem o recado assim, infelizmente!

    ResponderExcluir
  6. Resultado da reunião com o Deputado Alberto Fraga

    Hoje (15), às 11:00 horas, houve a reunião agendada com o Deputado Alberto Fraga (DEM-DF) para tratar de assuntos relativos aos anseios da classe policial militar. Além do Deputado Fraga, participou da reunião o vice-presidente do partido no DF, Poliglota, a assessoria e cerca de 20 policiais, alguns formadores de opinião, porém não houve a presença de nenhuma das pessoas que estão "liderando" a assembléia marcada para o dia 17/12.

    O assunto principal foi a questão das promoções, mas outros temas também foram mencionados, principalmente sobre a PEC 215/03 que autoriza o acúmulo de cargos por policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal nas áreas de educação e saúde. Segundo Fraga, a PEC só não foi aprovada no senado devido aos últimos acontecimentos envolvendo o impeachment da Presidente da República.

    Resumo:

    1- Ontem o Deputado Fraga esteve com a Distrital Celina Leão que iria se reunir hoje com o Conselheiro Renato Rainha (Presidente do TCDF) para saber se realmente o GDF incorreria na LRF ao conceder as promoções;

    2- Ainda no gabinete, Fraga fez um contato com o Chefe da CM, Cel Ribas, para saber se havia realmente um PARECER OFICIAL da PGRDF acerca da proibição das promoções. A resposta foi NÃO, e que houve sim uma conversa informal entre o governador, CM, CMDO e a Procuradora Geral do GDF, Drª Paola Aires Correa Lima;

    3- Fraga se comprometeu a tentar marcar uma audiência direta com o governador até quinta-feira, assim que a deputada Celina Leão lhe retornasse da conversa com o Presidente do TCDF;

    Disse ainda Fraga que está ao lado da classe e as demandas devem ser encaminhadas a ele quando desejarem, pois, afinal, ele dispõe de um mandato outorgado também por policiais militares.

    A medida que as coisas forem evoluindo, iremos informando a todos.

    Por Poliglota...

    ResponderExcluir
  7. cuidado com a proposta de mudança da lei de promoções, por experiência própria ocorrida na mudança de outra leis, se da com uma mão e se tira com outra, ao dar a promoção mais rapida se tira o pagamento de LE e FERIAS, muito cuidado, receber algo agora em prejuizo na aposentadoria não é negocio

    ResponderExcluir
  8. Poliglota. Ha possibilidade da PEC 215 ser aprovada no Senado este ano?

    ResponderExcluir
  9. posso esta falando besteira! porem alguma associação das milhares q temos, pode entra com um processo para que o fundo constitucional seja usado p os fins !! que o mesmo foi criado? pois se estão usando de maneira equivocada, cabe sim!!! justiça...

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com