Essas lacunas normalmente são oriundas da falta de correspondentes, de atrasos nas edições das reportagens ou, simplesmente, por não haver assuntos importantes naquele dia. Mas essa situação exige comentários e análises da imprensa, o que tem gerado espaço para um tipo de profissional muito peculiar, o "especialista em segurança".
Podemos afirmar que o especialista em segurança é uma atividade que goza de grande respeito, pois aparece na mídia, faz assessoria dos nossos governantes e até interfere no trabalho da polícia. Algumas vezes eles conseguem até elevados cargos públicos.
O especialista em segurança é tão importante como outros dois colegas de profissão, o "especialista em futebol" (aquele técnico não contratado que tem todas as fórmulas mágicas para ganhar o campeonato e apontar os infinitos erros do técnico titular) e o "especialista em churrasco" (que, mesmo sem saber diferenciar picanha de patinho, dá uma aula de como preparar um legítimo churrasco gaúcho).
A EPC International – Embusteration Picaretation Corporation, sempre preocupada com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento dos embusteiros e picaretas, oferece aqui os fundamentos necessários para a atuação desses consultores de ocasião. Quem quiser ser um especialista em segurança, deve seguir algumas regras comuns à essa profissão:
1) NUNCA TER SIDO POLICIAL: o especialista em segurança pode ter qualquer origem: civil, militar, religiosa, não importa. Mas é fundamental que ele nunca tenha sido policial, nunca tenha visto um criminoso de perto, nunca tenha colocado sua vida em risco na defesa da sociedade. Excepcionalmente, pode-se aceitar um policial como especialista em segurança, desde que ele nunca tenha exercido atividade operacional e, igualmente, nunca tenha enfrentado bandidos, nunca tenha comandado uma unidade policial cheia de problemas ou uma delegacia de polícia na periferia. Policiais de gabinete, conhecidos pelas alcunhas "gravatinhas", "maçanetas", "papagaios-de-pirata" e outros burocratas em geral têm grande potencial para serem especialistas em segurança, pois possuem uma visão mais ampla e colorida sobre o crime.
2) POSSUIR FORMAÇÃO GENÉRICA: o especialista em segurança pode ser formado em qualquer área, menos em uma Academia de Polícia, é claro. Engenheiros, farmacêuticos, administradores, economistas, professores de educação física, sociólogos, psicólogos, podólogos, promotores de justiça, políticos em geral, juízes, promotores de vendas, enfim, todos podem ser especialistas em segurança, desde que tenham estudado profundamente o assunto no último final de semana ou tenham participado daquele seminário de um dia, que ocorreu não sei aonde. Mas, se o especialista tiver feito algo mais profundo, como um curso de vigilante em Israel, terá garantida uma entrevista no Fantástico.
3) APARECER NA MÍDIA: o especialista em segurança não pode deixar de aparecer na mídia, quer seja imprensa escrita, falada, televisada ou internetada. Não se mede a qualidade de um especialista em segurança pela sua experiência profissional ou sua formação específica. É a quantidade de vezes que ele aparecer na imprensa que irá dar a sua qualificação de suposto conhecimento e experiência. Vale tudo nesse assunto: Fantástico e Jornal Nacional têm amplitude, mas geralmente deixam um pequeno tempo de exposição. Programas como Superpop, Boa Noite Brasil, Hebe Camargo, Programa do Clodovil, além daqueles intermináveis programas femininos da manhã e tarde são melhores, pois dão aos especialistas maior tempo e oportunidade para soltarem suas "pérolas" sobre segurança.
4) FALAR O ÓBVIO: o especialista em segurança deve dar entrevistas ou escrever artigos apresentando soluções mágicas para resolver o problema da segurança. Por exemplo, o especialista em segurança deve afirmar que as autoridades policiais precisam "intensificar o policiamento preventivo" ou "investir em inteligência policial". Quanto mais óbvia for a solução mágica, melhor será o efeito "como-ninguém-pensou-nisso-antes". E, obviamente, o especialista não precisa dar detalhes sobre como serão conseguidos os recursos humanos, materiais e financeiros, qual o impacto sobre o orçamento e outros problemas que "são meros detalhes técnicos".
5) FAZER A POLÍCIA PARECER INCOMPETENTE: o especialista em segurança é especialista porque entende do assunto. Polícia não entende nada de segurança. Ao comentar os problemas de segurança, as crises e os problemas em ocorrências policiais, o especialista em segurança deve mostrar como a polícia errou, o que ela deixou de fazer, o que ela poderia ter feito. Sutilmente, o especialista em segurança deve dar indicações de que a polícia não sabe fazer bem o seu serviço. Isso é certo, pois a polícia, tendo que se desdobrar para combater a criminalidade, gerenciar recursos minguados, enfrentar problemas diários, cobranças da comunidade e dos escalões superiores, certamente não tem tempo para ficar fazendo masturbações mentais sobre o que deveria fazer ou deixar de fazer. Isso é coisa para os especialistas em segurança.
6) NÃO TER RESPONSABILIDADES: o especialista em segurança não precisa se preocupar com o que fala, pois não tem que tomar decisões, não tem responsabilidades, não é cobrado pelos seus resultados. Quando fizer uma proposta, apresentar uma idéia que irá solucionar os problemas da segurança, o especialista em segurança deve adotar duas alternativas: primeiro, se seu projeto der certo, estará comprovada sua genialidade; segundo, se der errado, sempre há alguém para culpar, principalmente os Oficiais de Polícia Militar e os Delegados da Polícia Civil, que não se empenharam corretamente em suas obrigações para fazer dar certo o magnânimo projeto do especialista em segurança. Essa é uma das maiores vantagens de ser um especialista em segurança. Por mais absurda que seja sua idéia, você não é responsável pelo "como" ou "quanto; será sua aplicação, muito menos as conseqüências do fracasso.
7) PÉROLAS DOS ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA: a partir dos conceitos apresentados, apresentamos aqui algumas frases que podem ser usadas pelos especialistas em segurança iniciantes. Mesmo já tendo sido usadas anteriormente, essas frases-padrão representam o discurso que se espera de um bom especialista em segurança durante uma entrevista:
- "A conjuntura macroeconômica da globalização desenfreada tem impactado sobre a sociedade marginalizada, forçando uma busca por recursos alternativos nem sempre éticos com a legalidade".
- "A polícia precisa urgentemente investir em policiamento preventivo, em inteligência policial".
- "Os capitães comandantes de companhia e os delegados titulares de distritos policiais devem se reunir periodicamente e detectar onde e quando estão ocorrendo os delitos. Com essa informação, o policiamento deve ser direcionado para os locais de maior incidência criminal".
- "A crise de segurança ocorre porque a polícia não está fazendo o seu papel. Os policiais militares não fazem a prevenção e os policiais civis não investigam".
Viu como é fácil ser um especialista em segurança?
ACHO QUE VOU FAZER UM CURSINHO.ONDE SE INSCREVE?BRINCADEIRA ISSO.QUALQUER MANÉ SE DIZ ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA E VAI PARA A FRENTE DE UMA TV FALAR BESTEIRA.ESSE ATUAL COMENTARISTA DA GLOBO DANIEL LOROTA FOI SECRETÁRIO DE SEGURANÇA RELAMPAGO E NÃO TEVE UMA SÓ AÇÃO DE DESTAQUE EM SUA GESTÃO.ASSIM ATÉ EU KKKKKKKK
ResponderExcluirDelegado que prometeu barrar corruptos deixa Secretaria de Segurança no DF
ResponderExcluirDaniel Lorenz sai após três meses, em meio a queixas sobre onda de sabotagens e ingerência política na sua gestão
20 de abril de 2011 | 19h 01
VANNILDO MENDES - Agência Estado
Apenas três meses após assumir a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal prometendo "baixar o pau nos corruptos", o delegado federal Daniel Lorenz deixou o cargo em meio a queixas sobre uma onda de sabotagens e ingerência política na sua gestão. Segundo auxiliares, saiu magoado com o governador Agnelo Queiroz (PT), que lhe teria retirado a carta branca para despartidarizar a ação da polícia e reforçar seu caráter técnico para o combate aos elevados índices de corrupção da capital do País.
Por meio de nota, Queiroz lamentou a decisão de Lorenz, mas disse que "respeita os motivos pessoais do delegado" e que, embora surpreso, só lhe restou "aceitar o pedido de desligamento". O substituto ainda não foi escolhido. Por ora responderá pela pasta o secretário adjunto, coronel da Polícia Militar do DF Luiz Renato Rodrigues. Vários nomes já chegaram à mesa do governador, entre os quais o do delegado federal Sandro Avelar, atual diretor do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça. Mas a Polícia Civil faz lobby para uma solução doméstica e um dos seus preferidos é o delegado Pedro Cardoso.
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,delegado-que-prometeu-barrar-corruptos-deixa-secretaria-de-seguranca-no-df,709011,0.htm
Celina Leão representa contra o governador Agnelo Queiroz
ResponderExcluirA deputada Celina Leão (PSD) protocolou na tarde desta terça-feira (16), na Mesa Diretora da Câmara Legislativa, uma representação contra o governador Agnelo Queiroz por crime de responsabilidade, que caracteriza fraude eleitoral por corrupção ao livre exercício do voto. “É um crime político que precisamos combater, por isso representei para que sirva de exemplo e em época de campanha não seja um festival de promessas. Um gestor sério promete e cumpre”, avalia a deputada.
A ação foi motivada depois que a parlamentar foi procurada por representantes da ASPRA – Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal .
E AINDA É ESSA A ASSOCIAÇÃO QUE VOCE POLICIAL QUER? O MENOR DOS ANALFABETOS SABE MUITO BEM QUE A OPOSIÇÃO NA CAMARA LEGISLATIVA É A MINORIA (3 DEPUTADOS DE 24) E QUE ESSA AÇÃO TERIA QUE TER SIDO FEITA DIRETAMENTE NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA DE BRASILIA COMO PROCESSO.É O CAGAÇO E A INCOMPETENCIA IMPERANDO NESSAS SANGUESSUGAS DE NOSSO PARCO DINHEIRO.
ExcluirADVOGADO SEM LEI
BIZU DA RADIO CORREDOR/ QG DA PMDF: DEP PATRÍCIO ESTA COM O PLANO DE CARREIRA PRONTO SENDO AVALIADO OS PROS E OS CONTRAS POR UMA EQUIPE DE GOVERNO ESPECIALISTAS da área financeira, segundo comentários ate defunto vai ser promovido, aguardemos por setembro de 2013. ASS/ CB GETULIO.
ResponderExcluire aí os pms abrem o lu para esse traidor que sacaneou toda a tropa né? pm não tem vergonha na cara mesmo.
ExcluirSe fosse para o Detran, Sinpro, Ag Penitenciario, Sindsaude, Sin o cacate, você tinha razão
ExcluirE POR ESSAS E OUTRAS QUE NINGUÉM NOS DÁ O MÍNIMO VALOR. RECORDO-ME QUANDO EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO QUANDO A OPERAÇÃO LEGALIDADE FOI REBATIZADA DE TARTARUGA NOVAMENTE, FOI PERGUNTADO PELOS INTERLOCUTORES DO NMU AOS MILHARES DE PRESENTES SE CONCORDARIAM COM UM AUMENTO DE APENAS 15 E POUCOS POR CENTOS. ONDE TODOS RESPONDERAM QUE NÃO. NESSE SENTIDO O NMU LOGO MAIS A FRENTE FEZ UMA NOTA DE REPÚDIO DIZENDO NÃO CONCORDAR COM ESSE PERCENTUAL. E AGORA QUE MAIS UMA VEZ NOS FOI ENFIADO GOELA ABAIXO ESSA MERRECA, ME VEM PESSOAS COM TOM DESESPERADO PARA SABER QUANDO VAI SAIR ISSO. TENHA SANTA PACIÊNCIA. E POR ISSO QUE NÃO CONSEGUIMOS SER VALORIZADOS DE VERDADE, POIS O GOVERNO JÁ PERCEBEU QUE AQUI TEM UM BANDO DE MORTO DE FOME QUE QUALQUER MIGALHA O SATISFAZ. SEI TEN POLIGLOTA QUE O SENHOR FALOU QUE TAMBÉM ESTÁ ANSIOSO SOBRE ISSO SÓ PARA NÃO DEIXAR O COLEGA SEM GRAÇA. MAS NA MINHA OPINIÃO SE QUISEREM GUARDAR ESSA ESMOLA ATÉ O FINAL DO ANO, NÃO FAREI NENHUMA OBJEÇÃO, POIS SÓ ASSIM PARA QUE ISSO SE TORNE ALGO CONSIDERÁVEL ATRAVÉS DE UMA POUPANÇA FORÇADA. VEJAM OS DUZENTÃO, QUE A MAIORIA CRITICOU, MAS NUNCA VI ALGUÉM VIR AQUI OU COMPARECER NAS REUNIÕES E OFERECÊ-LO. EU TENHO FEITO ISSO ATENDENDO AOS CHAMADOS, POIS NUNCA FALTEI NENHUMA REUNIÃO GERAL E TENHO USADO ESSE DINHEIRO TENTANDO CONVENCER OS DEMAIS COLEGAS A CONTINUAR LUTANDO. E QUANTO AO ABAIXO ASSINADO SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA ASSOCIAÇÃO ÚNICA? AMANHÃ FARÃO SETE DIAS E ATÉ AGORA NÃO TEMOS NEM QUATROCENTAS ASSINATURAS. TEN POLIGLOTA E DEMAIS MEMBROS DO NMU, SERÁ QUE VALE A PENA VOCÊS CONTINUAREM A SE DESGASTAR TANTO POR PESSOAS TÃO MAL AGRADECIDAS? OS SEUS ADVERSÁRIOS (ASSOCIAÇÃOES, DONOS DELAS, PRESIDENTES E OUTROS) ESTÃO ESPERANDO DE CAMAROTE QUE ISSO NÃO DE CERTO E AQUELES QUE PODERIAM PROVAR O CONTRÁRIO NÃO ESTÃO NEM AÍ. HOJE FALEI COM VÁRIOS COLEGAS SOBRE ESSE ABAIXO ASSINADO E UM DELES ME DISSE UM PÉROLA QUE SÓ VAI MUDAR QUANDO FIZERMOS GREVE. AÍ EU O INSTIGUEI DIZENDO, ENTÃO FAÇA QUE EU TI ACOMPANHO E ELE PULOU LÁ LONGE, POIS SEGUNDO ELE O QUE FALTA É ISSO, ALGUÉM QUE TENHA CORAGEM PARA TOMAR A FRENTE. AÍ NÃO AGUENTEI E PERGUNTEI SE O QUE O PESSOAL DO NMU ESTÁ FAZENDO NÃO É ISSO, MAS DE FORMA DIFERENTE? A FRENTE DE UM MOVIMENTO, SEM APOIO DE NINGUÉM, ONDE TODOS ESTÃO CONTRA ELES? INCLUSIVE AQUELES QUE ELES ESTÃO REPRESENTANDO? NÃO OBTIVE RESPOSTA. E POR ISSO DE MINHA REVOLTA, POIS AS PESSOAS SÓ SABEM CRITICAR, MAS NA HORA DE TOMAR A FRENTE PULAM LÁ LONGE. ENTÃO, QUE A LUTA CONTINUE, MAS QUE A COVARDIA SEJA BANIDA DE NOSSO MEIO. PEÇO DESCULPAS SE ME EXPRIMI DE FORMA GROSSEIRA ALGUMA PALAVRA E POR ESTAR EM CAIXA ALTA, MAS NÃO TENHO SANGUE DE BARATA E NÃO COMPACTUO COM HIPOCRISIA.
ResponderExcluirPRAÇA ATENTA
Blog do Mino
ResponderExcluirCasa Militar do DF: Conflito de interesses.
16/04/201312:39
Twitter Facebook comente essa notícia
Uma reunião do alto comando da Polícia Militar do Distrito Federal, regada a pão e café, na padaria Bellini, velha conhecida dos brasilienses por ser palco de negócios em segredos de toda natureza, foi registrada, com exclusividade, pela equipe do QuidNovi. A presença do secretário de segurança, Sandro Avelar, também foi registrada em vídeo na reunião do alto comando.
O assunto, em pauta, foi a ingerência do Tenente-coronel e chefe da Casa Militar do DF, Rogério Leão, nos contratos realizados entre empresas e a Políca Militar do Distrito Federal. O comandante Geral da PM à época era o coronel Gouveia.
A empreiteira, envolvida no escândalo de desvio de dinheiro público, Gautama, foi repaginada e hoje tem o nome de Atlanta.
Até aí, tudo bem. Uma multa aplicada pelo descumprimento de contrato para a construção do hospital da PM de Brasília e de um quartel de polícia, na cidade satélite de Ceilândia, no valor total de R$ 4.8 milhões, está nas mãos do Tenente-coronel, Rogério Leão.
O Chefe da Casa Militar do governador do DF, Agnelo Queiroz, entrou em campo para cuidar dos interesses da empreiteira e fez contato com o ex-Comandante Geral da PM-DF, Gouveia, pedindo que o comandante aliviasse a multa afim de ajudar a empresa.
Leão argumentou que a empreiteira teria forte laços com o GDF. E, ainda, que o valor da multa poderia inviabilizar o térrmino da obra. Gouveia surpreso com o pedido de Leão não atendeu e fez cumprir a lei. O comandante não durou muito no cargo, assumiu como novo Comandante o atual, Suamy Santana.
A obra continua parada sem pesperctiva de entrega, Leão agora investe no atual comandante e já conseguiu a suspensão da multa pela Procuradoria do DF.
O caminho está aberto para o comandante Suamy enterrar de vez a possibilidade de cobrar da empreiteira Atlanta R$ 4.8 milhões, tirando de vez a empresa do cadastro de prestadora de serviço para governo e orgão públicos.
A empreiteira Gautama funciona com o coração da Atlanta.
retirado do blog do
ResponderExcluireliomarrodriguesnmu.blogspot.com.br
BRASÍLIA É UMA CIDADE TOMBADA. QUE BOM ! QUE PENA !
Brasília é uma cidade tombada
* pela visão de JK
* pelo belo conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer
* pelas linhas urbanista de Lúcio Costa
Brasília é uma uma cidade TOMBADA
* pela INsegurança pública
* pela Educação analfabeta
* pela Saude que está doente
* pela corrupção
* pelo descaso, ineficiência e incompetência.
TOMBARAM BRASÍLIA ! DERRUBARAM BRASÍLIA !
NO TEU ANIVERSÁRIO BRASÍLIA , TEU PRESENTE É TRISTEZA.
NOS ANIVERSÁRIOS FUTUROS BRASÍLIA, QUE ESTEJA DE PÉ .
Como JK, NIEMEYER e LÚCIO COSTA TI CONCEBERAM.
ELIOMAR RODRIGUES
NMU
Fruto da péssima administração deste homem, ontem vivi um dos piores dias na Polícia Militar do Distrito Federal. Chamado, juntamente com outros colegas, fomos até o Hospital Regional de Planaltina pra tentar conter a fúria de mães que esperavam desde as 07h da manhã por atendimento a seus filhos. Já se passava das 15h. Corta o coração e doe na alma termos que agir nessas horas embora estejamos ali apenas pra não deixar que os ânimos se exaltem e não depredem o patrimônio público como assim o fizemos. É triste, pois somos pais e entendemos a dor e o desespero dessas mães. Médicos e diretores que não saem pra dar uma satisfação, que não se indignam também, pois reconheço o caos por que passa a saúde no DF. Temos um governador que é médico, uma saúde que é um caos e um estádio orçado em quase 2 bilhões de reais que abrigará um futebol pífio sem nenhuma expressão. Acorda povo brasiliense, não percamos a nossa capacidade de indignação, vamos às ruas protestar, reclamar, brigar, mas tudo pacificamente. Presidenta, não queremos pão e circo (copa do mundo e olimpíadas) queremos edução, saúde, segurança, dignidade da pessoa humana como bem traz a nossa Constituição. Fica aqui o meu protesto e a minha indignação, pois serei muito mais útil à sociedade se esses governantes corruptos e incompetentes cumprirem com o seu papel. Diga-me quem consegue acalmar uma mãe que está vendo seu filho a beira da morte sem poder fazer nada dentro de um hospital? Responda Doutor Agnelo Queiroz!
ResponderExcluirQuando vemos um político ou qualquer aventureiro falar sem conhecimento de causa das soluções definitivas no combate à violência no Brasil, qualquer cidadão com um mínimo de censo crítico percebe suas falácias e seu embuste, mas quando um Delegado da Polícia Federal como o Sr. Daniel Lorenz e que já foi Secretário de Segurança do DF fica percorrendo o estúdio de um noticiário com seus gestos de mágico mexicano discorrendo principalmente sobre falta da utilização da “inteligência policial” do “policiamento preventivo”, o cidadão comum tende a tomar suas explicações como verdades absolutas e incontestáveis, já que POR ENQUANTO ninguém ver no delegado um potencial candidato nas próximas eleições, apadrinhado pelo governo atual e evidentemente pela Rede Globo, sua vitrine e seu maior cabo eleitoral, pena que NINGUÉM do alto escalão da PMDF não peça em uma rede de TV ao Sr. Daniel Lorenz que ele fale como foi sua gestão quando Secretário de Segurança Pública do DF, como ele utilizou a mágica “ inteligência policial” e o “policiamento preventivo”, por que foi TÃO BREVE sua estada naquela secretaria já que ele como um gênio tem todas as soluções prontinhas na ponta da língua, que ele também conteste as informações de que ele seria o “vazador” da Operação Satiagraha (do sânscrito firmeza da verdade) que culminou com prisão do banqueiro Daniel Dantas, que ameaçou contar como corrompeu juízes, parlamentares, partido políticos, e quem foi comprado na imprensa, e de que sua saída da SSP-DF fora motivada pela suspeita dele ter integrado um esquema para difamar a comunidade árabe no Brasil, conforme consta na página do jornalista Paulo Henrique Amorim e seu Conversa Afiada:
ResponderExcluirhttp://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/05/06/leandro-na-carta-delegado-da-pf-e-da-cia-e-o-%E2%80%9Cvazador%E2%80%9D-da-satiagraha/
ENQUANTO ISSO OS GTOPS 33 E 34, CONTINUAM BOMBANDO O SITE DA PMDF, ISSO MESMO VIBREM SEUS ASNOS E CONTINUEM COMENDO CAPIM, TODO CASTIGO PRA PM BURRO É POUCO...
ResponderExcluir