sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Artigo de um Sargento Policial Militar: Não queremos ser oficiais!


Nesta semana algumas propostas de reestruturação surgiram e foram devidamente publicadas em vários blogs policiais do Distrito Federal. Várias teorias surgiram, entre elas, a de que as propostas seriam apenas uma tentativa de salvação de mandatos eletivos de políticos que nada fizeram por nossa categoria profissional, POLICIAL MILITAR.

Após o surgimento destas propostas também surgiu uma suposta "carta resposta" da Associação dos Oficiais repudiando a tal proposta de reestruturação, repudiando a entrada única de policiais, sugerindo o curso de direito como pré-requisito para se tornar oficial da Policia Militar.

Acredito, entretanto, que Direito não seja o curso mais indicado para nossos gestores. Administração sim, seria o curso mais adequado para policiais que precisam gerir pessoas, verba e equipamentos. Direito poderia vir em segundo plano, poderia ser exigido para quem trabalha nas ruas, que precisam saber o que fazer com criminosos, mas não é esse o ponto principal desta postagem.

Porque me tornar oficial de policia? Porque deixaria de ser um técnico, um executor? Não existe nada de pejorativo em prender marginais, não é uma função pior do que qualquer outra, pelo contrário é algo diferente, apaixonante, que utiliza conhecimentos técnicos, legais, físicos e táticos. Não é algo para qualquer um, tem que gostar, tem que saber fazer (ou pelo menos tentar). E quando já estamos ficando melhores, mais experientes nos jogam em uma função de pseudo oficial (oficial administrativo). Um oficial que não pode agir plenamente como oficial, por exemplo não pode comandar uma companhia de um Batalhão, ficando na maioria das vezes relegado a um posto de logística/ reserva de armamento.

Achamos que somos únicos mas todas as profissões tem gestores e executores. Uma das mais nobres profissões, a de médico, que possui diretores de hospitais, burocratas que tem que desenrolar-se logisticamente para administrar salários, custos, estruturas, demandas e temos médicos que tem seus plantões, fazem atendimentos emergenciais (GTOPs, ROTAM, PATAMO), consultas (RPs), cirurgias (BOPE). Você não vê médicos se matando para se tornar diretor de hospital, é claro que alguns querem, aqueles que não são vocacionados para a medicina, mas não há esse desespero de todos se tornarem gestores, temos médicos de 30 anos de profissão que amam o que fazem e seria um desserviço retirá-los do atendimento, assim como existem médicos de 30 anos de idade que já dirigem hospitais e o fazem com grande competência. A grande diferença entre estes médicos e nós policiais é que médicos ganham bem o suficiente para não ficarem loucos para se tornarem gestores, e nós policiais militares queremos ser oficiais não pela função em si, mas pelo que ela remunera.

Quero ser um executor que tenha cursos a minha disposição, estandes para treinar, viaturas em condições e alojamentos idem, e para isso necessito da atividade meio e de gestores que estejam correndo atrás. Uma boa linha de frente, motivada, bem paga e equipada combate a criminalidade motivada e os louros dessa boa atuação refletem não apenas no combatente, mas em todos. Todos estão felizes com nossa idiotice de ficar brigando entre si. Outras corporações, o governo local, deputados, todos ficam rindo da nossa cara, achando bom esse nosso patético teatro. Eles sabem que se fossemos unidos e organizados seriamos a menina dos olhos da segurança pública, a meninas dos olhos dos governadores e principalmente da sociedade que validaria qualquer tentativa de aumento de salários de nossa tropa.

Não quero ser oficial nem salário de oficial, quero um salário digno e pronto. Continuar procurando marginais, foi para isso que me inscrevi no concurso de soldado policial militar, não foi para um dia sair major ou tenente coronel. Não tenho essa ambição, pelo contrario a cada dia que mais próximo fico da carreira de oficial Administrativo mais triste fico.

Porque não posso passar 30 anos sendo praça, correndo atrás de vagabundo, me divertindo no serviço operacional, é isso que quero, o que anseio, mas quero passar trinta anos praça ganhando bem, só isso. Um praça não tem que ganhar mal para um oficial ganhar bem, podem os dois ganharem bem e com isso todos ganham. Não tenho que me tornar oficial administrativo para ganhar bem. Que praças e oficiais entrem em acordo, pois uma policia fraca como estamos ficando não trás lucro para ninguém, oficiais ou praças.

Não quero desmerecer a função de oficial de policia, temos grandes oficiais policiais militares, e que exercem com maestria sua função, a de gestores, mas sou praça, adoro o que faço e não vejo nada de errado em continuar sendo um combatente. Desde que receba bem para isso!



Não se esqueça que você, Policial e Bombeiro, têm dois compromissos que podem mudar sua vida: Dia 10/10 na CLDF a partir das 09:00hs e no Dia 18/10 na PRAÇA DO RELÓGIO a partir das 20:00hs. Compareça e exerça seu direito!


Imagem: NMU e FÓRUM DE ASSOCIAÇÕES

113 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo Pires. O caminho é por aí. Disse o que muitos gostariam de dizer dentro de um equilíbrio respeitoso e sadio.

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POLIGLOTA PARABÉNS PARECE QUE O GIGANTE ESTA ACORDANDO

      PORÉM NÃO VI AINDA A REDE DEMOCRÁTICA NEM TÃO POUCO A ASPRA ABRIR MÃO DA POLITICAGEM DE CADA DIA

      ESPERO QUE ESTES COMPANHEIROS ACORDEM POIS O FUTURO E AS CONQUISTAS SERÃO LEMBRADAS NO DECORRER DO ANO DE 2014

      AQUELES COMPANHEIROS QUE TENHAM CONTATO COM ESTES INFORMEM AOS MESMOS QUE O HALKS E OS MILLES JÁ ADERIRAM AO MOVIMENTO ENTÃO DEIXEM AS PECUINHAS DE LADO SENHORES LÁ NA FRENTE TODOS SERÃO LEMBRADOS

      SÁBADO E DOMINGO TRABALHANDO INFORMANDO OS COMPANHEIROS SOBRE NOSSAS REUNIÕES

      ABRAÇOS

      ATENCIOSAMENTE

      R.S.A

      Excluir
    2. POLIGLOTA AMIGO ME PASSOU PELA CABEÇA AGORA TEM COMO VÇ ABRIR UMA CONTA NO FACEBOOK E REPASSAR AOS COMPANHEIROS A CHAMADA DAS REUNIÕES É SÓ UMA IDÉ IA POIS NESTE TIPO DE COMUNICAÇÃO ESTENDERIA MUNDIALMENTE NOSSAS MANIFESTAÇÕES

      ATENCIOSAMENTE

      R.S.A

      Excluir
    3. Caro R.S.A, me permita responde-lo. Essa conta já foi aberta há algum tempo. Tenha uma conta no facebook e acesse o link abaixo:

      https://www.facebook.com/groups/428790087180413/

      Espero ter ajudado.

      ST EUSVAN
      NMU

      Excluir
  2. Realmente a abordagem foi ótima. O policial militar, seja qual for o nível hierárquico, deve ser bem remunerado.
    O arcabouço jurídico deve prevê sanções diferenciadas ao servidor pela sua condição de agente público, mas também deve prever mecanismos de proteção com o intuito de penalizar com um plus indivíduos que cometem "crimes" contra esses mesmos servidores.
    Também discordo da exigência do curso de administração como requisito de entrada. Selecionar os "melhores" em direito é o caminho. Isto porque o custo da formação jurídica é mais elevada e requer mais tempo. A sugestão é de que após a entrada (aprovação no concurso com exigência juridica) investir numa formação de um a dois anos com ênfase em disciplinas das áreas de administração e de cunho policial). A economicidade para o Estado seria gritante.

    ResponderExcluir
  3. as ruas do df e dos praças
    gabinete com ventilador e de oficiais
    vantagem das ruas
    1´trabalhar para a comunidade
    2- prender peba
    3-conhecer pessoas diferentes
    4-parar e tomar um cafezinho
    5-comer qrus
    6- pegar P. A
    ME ORGULHO DE TER SEMPRE TRABALHADAS NAS RUAS DO DF ARRUMEI MAIS DE 1000 QRUS
    CADA CIDADE SATELITE QUE TRABALHEI ARRUMEI UM PA, O IMPORTANTE E GOZAR KKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Esta nota do comando geral é para desestabilizar o movimento, só foi a união dos movimentos acordarem que o governo começou tentar esfriar os movimentos, mas, como todos somos profissionais ninguém caí mais nessas falácias. dia 10 estarei com a minha família na Câmara Legislativa e vamos caminhar até o Buriti, vamos parar o eixo monumental.

    ResponderExcluir
  5. INFELIZ A COLOCAÇÃO DESSE SARGENTO.


    TENHO 16 ANOS DE POLÍCIA NUNCA VI OFICIAL GANHANDO MAL, MUITO PELO CONTRÁRIO GANHAM 3, 4 VEZES A MAIS QUE UM PRAÇA.

    PLANO DE CARREIRA TEM EM TODOS OS ÓRGÃOS QUE SE PRESE , AQUI NÃO PODE SER DIFERENTE.

    E NÃO HÁ ESSA POSSIBILIDADE DE UM PRAÇA GANHAR IGUAL OU MAIS QUE UM OFICIAL POR CAUSA DA HIERARQUIA.

    ENTÃO COMPANHEIROS PROMOÇÕES E DIREITO NOSSO SIM , ISSO REPRESENTA GANHO REAL DE SALÁRIO.

    UM MAJOR HOJE GANHA SEUS 14.000, 00 E UM SOLDADO 4.000, 00.
    AONDE QUE UM SOLDADO NÃO QUER CHEGAR A MAJOR?

    NÃO SOMOS CEGOS!!!

    CB ÁGUIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que podia acabar com o concurso público para servidor público e deixar só concurso pra chefe, o problema é que sendo todo mundo chefe na prática ninguém será chefiado, ou seja, ninguém executará as tarefas. Se a PMDF seguir seu modelo entrará pra história como a única corporação no planeta (talvez seja assim em Marte) que só tem caciques.
      Fala sério! Eu também não quero ser coronel, quero ser polícia e ganhar o merecido.

      É cada uma que aparece...

      Excluir
  6. SENHORES DOS GTOP´S EM TODO DF, PRECISAMOS MUITO DE VCS, EM NOSSA MOBILIZAÇÃO / TARTARUGA, POIS VCS SÃO A CÉLULA DA PM. ESPERAMOS CONTAR COM OS SENHORES. DIA 10/10 NA CLDF, E DIA 18/10 NA PRAÇA DO RELOGIO RUMO A 2014. CONVERSEM COM SEUS COLEGAS DE EQUIPE, NÃO VALE APENA ARRISCAR MAIS SUA VIDA E DEIXAR SUA FAMÍLIA SEM NADA. UNIÃO......UNIÃO......UNIÃO

    ResponderExcluir
  7. SENHORES DOS GTOP´S EM TODO DF, AJUDEM NOS NESSA CAMINHADA, PRECISAMOS MUITO DOS SENHORES, VCS SÃO A CÉLULA DA PM SEM AJUDA DE VCS SERÁ MAIS DIFICL

    ResponderExcluir
  8. OPERAÇÃO TARTARUGÃO TAMBÉM FAZ PARTE DE UM MOVIMENTO EQUILIBRADO, SADIO, RESPEITOSO, DESAFIADOR E HUMANO.

    VIVA O TARTARUGÃO

    ResponderExcluir
  9. Apagando o fogo com gasolina
    27/09/201306:26




    Como vem sendo denunciado com exclusividade por esta coluna o nepotismo no comando do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal ainda é presente. O Comandante Geral dos Bombeiros, Gilberto Lopes da Silva, foi rápido para acatar a decisão 4216/2013 do Tribunal de Contas do Distrito Federal que determinava ajustes no quadro de acesso das promoções dos Bombeiros. Na decisão o tribunal manda fazer ajustes nos casos que algum oficial tenha sido beneficiado por lei que foi considerada invalida, mas isso não atingia as promoções de Tenente-coronel para coronel, e o comandante aproveitou a brecha e colocou o irmão na ponta para ser promovido a Coronel.

    Agora que a decisão 4662/2013 do TCDF determinou a exoneração de cargo de confiança do mesmo irmão, o comandante diz que não vai atender porque o tribunal não tem este poder.


    O governador de Brasília, Agnelo Queiroz, que tem a maioria no TCDF deve destituir o comandante nos próximos dias.

    Fonte: Blog do Mino

    Esse Comandante do CBMDF logo logo vai levar um pé na bunda do Agnulu, aguardemos.

    ResponderExcluir
  10. POR CAUSA DA NOSSA DESUNIÃO NÓS CHEGAMOS A ESSA SITUAÇÃO, MAS AGORA OU NÓS VAMOS PARA A UNIÃO GERAL OU SOMOS DEVORADOS POR ESSA CORJA DO PT. SENHORES A NOSSA LUTA FAZ TEMPO QUE COMEÇOU , MAS AGORA É TUDO OU NADA VAMOS DIVULGAR NOSSA MOBILIZAÇÃO E INTENSIFICAR, DIMINUIR MAIS O RITMO NA RUA.

    ResponderExcluir
  11. Talvez uma das postagens mais coerentes e sérias que já li nos blogs. Realmente a polícia está sobre dois pilares: Administração e Execução, o problema é que a ganância por parte dos gestores é a causa deste desequilíbrio. Como bem disse o nosso colega, a valorização da PMDF (corporação formada por praças e oficiais) não pode, em hipótese nenhuma, ser direcionada unicamente aos gestores, pois se a administração e planejamento de policiamento são importantes, com certeza a execução também o é, e isso fazemos com muita honra!
    Praça PMDF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!

      O problema é que quem administra a PM somos nós praças! Tirem os praças do expediente pra ver se a PM não para!! Os ditos "gestores" só assinam os papéis!!!

      Excluir
    2. Parabéns colega pela sua colocação, como já foi comentado anteriormente o nobre colega do texto tem uma visão muito ampla, pena que no nosso meio ainda existem muitas mentes atrasadas. Trabalhei durante 30 (trinta) anos nas ruas do DF, nunca,digo,NUNCA tive
      vergonha de ser praça, tinha vergonha sim de ganhar mal, não poder dar uma vida digna a quem sempre me apoiou e me apoia até hoje, mesmo assim formei meus dois filhos com muita luta e continuo tendo orgulho de permanecer sendo praça da RR/PMDF, mesmo não sendo valorizado pelo que fiz. Dia 10/10 estarei na CLDF juntamente com toda minha família, dia 18/10 na praça do relógio idem. A nossa UNIÃO nesse momento é muito importante. ST RR,inativo, em frente a URNA serei ATIVO

      Excluir
  12. É só isso que queremos: continuarmos sendo policiais de fato e ganhando um salário justo e compatível com a nobre e perigosa função.


    Cabo pm

    ResponderExcluir
  13. Agora estou sem tempo de fazer um comentário mais longo, mais enfim há muito tempo não lia uma postagem tão confortadora e realista como esta. É isto aí Pires valorização profissional naquilo que fazemos de melhor. Borges

    ResponderExcluir
  14. Nenhuma Praça quer ser OFICIAL o problema que a VALORIZAÇÃO não vai chegar como esperamos que chegue, por isso a carreira ÚNICA é uma saída.

    ResponderExcluir
  15. SENHORES POR GENTILEZA VAMOS CONTINUAR INFORMANDO SOBRE NOSSAS REUNIÕES

    FACE, E MAILS, SEDEX, CORPO A CORPO, ETC ETC ETC,

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA COPIE E ENVIE PARA SEUS COMPANHEIROS

    NÃO DEIXEM DE INFORMAR POIS EXISTEM COMPANHEIROS QUE NÃO ESTÃO NA ERA DIGITAL AINDA

    ResponderExcluir
  16. Bom dia nobres colegas,

    Ontem recebi um e-mail de um companheiro que nos pedia que enviássemos a ele a arte da imagem de chamada para o dia 10/10 para que ele mandasse fazer uns panfletos para distribuição.

    Até aí nada de anormal, mas o que me chamou a atenção foi que perguntei ao colega qual era a graduação dele e ele me informou que era soldado. Todos nós sabemos que grande parte de nossos integrantes passam por momentos muito difíceis financeiramente, principalmente as graduações inferiores, mas o que me deixou comovido foi o fato do companheiro demonstrar o COMPROMETIMENTO com a situação.

    Para nós isso foi um grande exemplo e que pode ser seguido por todos de uma forma simples mas com resultados altamente positivos. Se cada policial COPIAR essa imagem do folder que se encontra no blog e imprimir pelo menos 10 (dez) cópias distribuindo-as entre os colegas, comercio, estabelecimentos e etc, alcançaremos um número expressivo de pessoas conhecedoras desse evento, porque até mesmo nos estabelecimentos comerciais sempre aparece um parente de policial ou bombeiro.

    Concito a todos que se empenhem, dentro de suas possibilidades, e façam sua parte. Se atingirmos o sucesso os bônus serão COLETIVOS e todos ganharemos. Se fracassarmos, a DERROTA também será coletiva e nesse momento a palavra ERRO não pode constar em nosso dicionário.

    É um gesto simples, que não levará mais que 10 minutos de nosso precioso tempo, mas que com certeza nos encherá de orgulho por termos participado de um processo de ajuda mútua num momento de extrema delicadeza e afirmação.

    Contamos com todos os senhores que são o pilar desse movimento. Sem os senhores e por causa dos senhores com certeza ele não existiria. Vamos agir meus amigos, essa é nossa saída.

    Que o Senhor abençoe a todos e vos conceda um excelente dia,

    Poliglota...

    PS: Observem que sempre ao final de cada matéria postamos a chamada para que não esqueçamos.

    ResponderExcluir
  17. ACORDEM SENHORES ISSO SE CHAMA ASCENSÃO FUNCIONAL, NÃO TEM NADA A VER COM O PRAÇA QUERER SER OFICIAL PELO AMOR DE DEUS NÃO PODEMOS PENSAR ASSIM NOS DIAS DE HOJE, DEPOIS DE TANTAS LUTAS QUE TIVEMOS, PRESTEM ATENÇÃO COM O QUE PEDEM SENHORES,OU VOCÊS ACHAM QUE ALGUM DIA UM SOLDADO VAI GANHAR COMO TENENTE? CARREIRA ÚNICA JÁ.

    ResponderExcluir
  18. Uma deixa pois to de mudança mas n deixo de acompanhar esse blog !
    Senhores que tal uns panfletos de convocação para esse evento , ja que muitos nao
    acompanham esss blogs , ou por lnguinorancia ou por fslta de interesse , estou fazendo minha parte , onde vejo um pm ou pm ja os convido , ativo ou inativo sei que somos assim , nossa classe, mas ainda tenho fé! A CHO QUE AINDA HA TEMPO!!!!

    ResponderExcluir
  19. Ao Poliglota,

    Porque não aproveita a haste confeccionada e coloca as duas datas: 10/10 na Câmara Legislativa e dia 18/10 praça do relógio, assim já deixa o companheiro sabendo das duas manifestações, assim facilita para quem estar disposto a confeccionar os panfletos para distribuição e facilita para divulgação das duas manifestações.


    Sgt Tartaruga

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o colega. Nossa diferença está aqui dentro mesmo. Existe um abismo entre a carreira de oficial e praça.
    Promoção e ascensão profissional em todos órgãos tem.

    Dia 10/10 estarei lá câmara legislativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito companheiro...Já estou pedindo nosso Designer Gráfico para fazer a alteração.

      Poliglota...

      Excluir
    2. Concordo com você Pires em quase tudo, mas quanto a 03 fatos eu vou fazer alguns apontamentos. 1º, DESMILITARIZAÇÃO JÁ E CICLO COMPLETO, COMO EM POLICIAS MODERNAS COMO NA INGLATERRA, CANADÁ, EUA E FRANÇA(Gerdemeri Nationale) essa última militarizada com concurso interno e externo, mas com ciclo completo. 2º, trabalhar na rua Operacionalmente por 30 em alto nível é quase impossível, os praças mais novos têm sim que ascender para esses comandos. 3º, não vejo porque temos que seguir com esses mecanismos de entrada na PMDF que remonta à escravidão( Dono da casa Grande passa o comando para seu filho) e aqui é pior que nem hereditariedade há. Além disso, havia me esquecido de um fato, as mudanças que houve na lei 12086 de 2009 deu mais afazeres aos QOPMA, pois os mesmos tem que tirar serviço de CPU(FOX) maquiaram o termo, tem até 1º SGT tirando esse serviço, mas receber como oficial que é bom, nada! Grande abraço.

      SGT EX-GTOPIANO AGORA NO EXPEDIENTE TARTARUGANDO E PAPIRANDO.

      Excluir
  21. COM TODO RESPEITO A OPINIÃO DO SGT PIRES, MAS ESSA NÃO É A VISÃO DA MAIORIA DOS PRAÇAS.

    NA VERDADE O QUE QUEREMOS É UMA CARREIRA ÚNICA PARA QUE TENHAMOS UMA PROGRESSÃO JUSTA NA CARREIRA, UMA VEZ QUE OS ASPIRANTES CHEGAM NOVINHOS BASTANTE ARROGANTES E SEM NENUMA EXPERIÊNCIA COMANDANDO UM ANTIGÃO COM 25 A 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA CARREIRA, E AO INVÉS DE CONTRIBUIRÉM PARA O SERVIÇO NA VERDADE ´SO ATRAPALHAM ALÉM DO EGO DE NOS HUMILHAR.

    COM RELAÇÃO A OPINÃO DO SGT PIRES, COMO ELE GOSTA DE TRABALHAR NO SERVIÇO OPERACIONAL SENDO PRAÇA, EXISTE OFICIAL QUE TAMBÉM TEM O MESMO PERFÍL.

    NA VERDADE O QUE SE DEVE FAZER É INSTITUIR O QUADRO DE OFICIAL ADMINISTRATIVO ASSIM COMO NAS FORÇAS ARMADAS, POIS O QUADRO DE OFICIAIS COMBATENTES JÁ EXISTE NA PMDF E SE O PRAÇA ENTRAR POR UMA PORTA ÚNICA, QUANDO PASSAR A SER OFICIAL PODERÁ DESEMPENHAR TAMBÉM A FUNÇÃO OPERACIONAL.

    PORTANTO, ESTÁ OPINIÃO DO REFERIDO SGT NÃO PROSPERA, POIS TANTO O POLICIAL SENDO PRAÇA COMO O PRAÇA PASSANDO A SER OFICIAL, PODERÁ DESEMPENHAR MUITO BEM A FUNÇÃO DE COMBATENTE/OPERACIONAL, A DIFERENÇA É QUE A ALTA-ESTIMA E O SALÁRIO DO POLICIAL AUMENTARÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito a sua colocação colega.

      Excluir
    2. Disse tudo colega.

      Excluir
    3. Então vocês querem continuar ganhando miséria como praças, melhorar o salário só quando sairem oficial? é cada ideia que Deus nos proteja. ATO PÚBLICO 10/10 CLDF e 18/10 PRAÇA DO RELÓGIO comparessam.

      Excluir
  22. INFELIZ COMPARAÇÃO ESTA QUE ELE FEZ COM MÉDICOS. SÃO CARREIRAS DISTINTAS! TEM MÉDICOS QUE GANHAM 20.000,00. DEPENDENDO DA ESPECIALIDADE COMO NEUROCIRURGIA 30.000,00. E TEM DIRETORES DE HOSPITAL QUE GANHAM 15.000. EU LHE PERGUNTO: SERÁ QUE UM SOLDADO GANHARÁ PELO MENOS PRÓXIMO DO QUE GANHA UM CAPITÃO? SENHORES, CUIDADO COM O QUE DESEJAM POIS PODEM SER ATENDIDOS. É UMA QUESTÃO DE ASCENÇÃO PROFISSIONAL, COMO BEM DISSE O COLEGA ACIMA. POR ISSO A CARREIRA ÚNICA É A SOLUÇÃO.

    ResponderExcluir
  23. Temos que fazer igual a São Paulo, aonde os CMTs de Unidades estão orientando os policiais a fazerem só o feijão
    com arroz, e nada mais.

    ResponderExcluir
  24. Poliglota voce sabe alguma coisa do vale alimentacao que vai tet que ser reajustado por lei

    ResponderExcluir
  25. P A R A B E N I Z O AOS:

    TEN POLIGLOTA, ST PATO, E DEMAIS INTEGRANTES DE TODAS AS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES PMDF E CBMDF, PELA UNIÃO, DEPOIS DE UM TEMPO DE TRIBULAÇÕES, INTRIGAS, ETC. , MAS QUE GRAÇAS A DEUS, DE UMA FORMA MADURA E CONSCIENTE, ENTRARAM NUM CONSENSO, E PERCEBERAM QUE O PRINCIPAL É A UNIÃO DE TODOS, E TAMBÉM O PERDÃO AO PRÓXIMO...

    AGORA FAÇO UM APELO PESSOAL A TODOS PMDF E CBMDF, FAÇAMOS A NOSSA PARTE:

    UM SIMPLES GESTO DE SAIRMOS DE NOSSAS CASAS E COMPARECERMOS NOS ENCONTROS, REUNIÕES, ETC., APENAS ALGUNS MINUTOS OU ATÉ MESMO ALGUMAS HORAS, COM CERTEZA VÃO NOS AJUDAR BASTANTE.

    JÁ QUE O GOVERNO TENTA ENGANAR A POPULAÇÃO COM ESTATÍSTICAS DUVIDOSAS (ESTA É A MINHA OPINIÃO PARTICULAR COMO UM CIDADÃO COMUM), A NOSSA PRESENÇA MACIÇA NOS NOSSOS ENCONTROS, VÃO CHAMAR A ATENÇÃO DA IMPRENSA E DA POPULAÇÃO EM GERAL, E A VERDADE SERÁ DIVULGADA, NÃO SÓ A NOSSA INDIGNAÇÃO, MAS TAMBÉM DE TODA A POPULAÇÃO, QUE ESTÁ SOFRENDO COM O AUMENTO DA CRIMINALIDADE, INSEGURANÇA, E O TOTAL DESCASSOS DAS AUTORIDADES LOCAIS.

    PEÇO POR FAVOR... VAMOS NOS UNIRMOS, COMPARECERMOS AOS ENCONTROS, AS NOSSAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS ESTÃO FAZENDO A PARTE DELAS, AGORA FAÇAMOS A NOSSA...

    BOA TARDE A TODOS...

    ResponderExcluir
  26. Poliglto, você que está mas por dentro dos preços de confecção de panfleto, qual o preco para confecção de um tiragem com mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega,

      Apesar de sua boa vontade a confecção em um número baixo (1.000 panfletos) fica muito caro. Na casa de 400 reais. Se que ajudar mesmo, divida isso com alguns colegas e nos mande um e-mail solicitando o folder que encaminhamos.
      Nãos e sacrifique sozinho, não estamos num momento bom para isso.

      Poliglota...

      Excluir
  27. Não quer Oficial mas quer ganhar igual ou mais do que eles porém sem as responsabilidades que o cargo impõe assim é mole!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficial detectado ! Cada um com suas atribuicoes, companheiro. Os praças so querem um plano de carreira digno e uma respectiva remuneracao, no minimo, digna ( vide as remuneraçoes dentro da propria secretaria de segurança publica). Aos coroneis, podem ficar com suas gordas gratificacoes e suas inumeras responsabilidades de nivel de dificuldade exorbitante. Nos, praças, so sabemos passear a pe ou de viatura.

      Excluir
    2. Kkkkkkkk. Quer dizer q praça tbm nao tem responsabilidades, o que vejo são praças todos os dias lidando com vidas, liberdades. A linha para o praça é muito mais tênue!!!!

      Excluir
  28. Acho que a grande questão dos Oficiais é que eles não entendem que ser "Superior Hierárquico" não quer dizer que eles sejam uma "Raça superior" , como na época de Hitler onde os alemães se julgavam como sendo uma Raça superior aos judeus.
    Eles precisam entender que "Superior Hierárquico" é tão somente uma colocação dentro da instituição.
    Dentro de uma padaria, dentro de um mercado, dentro de uma loja de departamentos, etc, também existe a hierárquia, porém ninguém é "SUPERIOR" a ninguém, simplesmente exercem uma função ou cargo mais importante dentro da empresa.
    Sinceramente, não gostaria de me tornar oficial e ter de conviver com pares que pensam desta forma. Gostaria de ser um Oficial que repassa os conhecimentos, que saiba Administrar o efetivo subordinado. Que seja um Líder para os meus soldados.
    É vergonhoso imaginar que em pleno século XI ainda vemos alguns despreparados exercerem cargos de GESTORES dentro da nossa Instituição.

    ResponderExcluir
  29. O Cel. Telhada vereador em SP pelo PSDB acusa o governador Alkimim de tratar a polícia militar de filhos bastardos, visto que o dito governador concede aumento salarial a todos os cargos da polícia civil e a PM fica chupando o dedo, o Cel. Telhada até se faz uma pergunta: imaginem se toda a polícia militar resolve cruzar os braços por apenas 24h, o que aconteceria ao Estado mais do País.

    ResponderExcluir
  30. O que um futuro NoVINHUU escreveu para os futuros soldados no Facebook...

    A Realidade Dentro da Corporação...

    Apesar da empolgação de todos em entrarem na Polícia Militar do Distrito Federal, devemos também entender como funciona a instituição na prática. Devemos entrar lá com a consciência de que muitos entrarão e, após conhecerem a atual realidade para quem é Praça, farão de tudo para sair de lá o mais rápido possível! A não ser que algo mude.

    Podemos ver isso demonstrado no último concurso, onde, de mais ou menos 1300 novos praças que entraram, 550 já deixaram a corporação. E a maioria que “ainda” não saiu, vem estudando forte para sair de lá. A questão hoje é não só o militarismo, a divisão de carreiras, pois lá dentro dizem haver duas carreiras: a de Oficial – bem estruturada e remunerada – e a dos Praças – esquecidos, humilhados e mal pagos.

    Esquecidos, humilhados e mal pagos... Essa é a questão! Essa é a realidade do Praça hoje dentro da PMDF. Muitos de nós não sabemos que há muito tempo não se tem aumento real para a PMDF. Muitos não sabem que para se tornar estável sendo praça demora-se dez anos. E que, para ser promovido de soldado a cabo, também se demora, no mínimo, dez anos. NO MÍNIMO!!!! Enquanto que Oficial em três anos já fica estável e é promovido. O detalhe é que se o Governo continuar com a política de esquecimento dos Policiais Militares do DF, companheiros, daqui dez anos você ainda será soldado ganhando exatamente o que ganhará quando entrar na PMDF. Isso mesmo! Você não estará ganhando nem um real a mais!

    ResponderExcluir
  31. Continuando...

    A insatisfação dos praças hoje dentro da PMDF é algo desanimador, de tão grandioso que é, dentro da corporação. Isso podemos constatar percorrendo os vários blogs dos guerreiros que já estão lá dentro, onde se discutem os anseios, medos, revoltas, presente e o futuro dos Mikes. Há muito venho acompanhando tais blogs. Confesso que me vi assustado com a desunião da Tropa. Discussões ao invés de UNIÃO! Mas há pouco tempo parece que isso vem mudando. A desunião vem dando lugar a força unida da Tropa para buscar o que as outras carreiras de segurança pública vêm conseguindo.

    Para se ter uma ideia do que a união é capaz de fazer, vou pegar o exemplo dos antigos Técnicos Penitenciários do DF(pois agora são Agentes Penitenciários). Há mais ou menos 3 anos atrás, o salário de um TECPEN era de 1600 reais bruto. Hoje um TECPEN não ganha menos de seis mil bruto e até dois mil e quinze, por conta da recente aprovação do novo Plano de Carreira, não ganharão menos de SETE MIL LÍQUIDO!!!! Mas a vitória deles é merecida e se chama “UNIÃO”!!! Até acampar em frente ao Congresso eles acamparam. E sempre que era preciso, eles compareciam em peso a todas as reuniões. Então, MERECIDO!!!

    O mesmo aconteceu com os Seguranças do Metrô que hoje tem salário maior do que um Soldado da PMDF. Salário que há pouco tempo era bem menor do que o de um Soldado.

    ResponderExcluir
  32. Continuando...

    UNIÃO, GALERA! É nela que vamos encontrar forças para que a PMDF seja, MERECIDAMENTE, um dos Setores Público mais bem pagos e respeitados do Distrito Federal! E os guerreiros lá de dentro já começaram a entender isso e estão se movimentando para concretizar suas demandas! Dia dez do mês que vem está marcado a ida até a Câmara Legislativa para cobrar dos nossos Gestores e Legisladores a dignidade que um Policial Militar merece. E dia 18, na Praça do Relógio, está marcada outra reunião dos guerreiros. Essa dignidade só se dará através de um novo Plano de Carreira que vem sendo prometido há tempos, mas que até agora só ficou nas promessas. Por isso, nós também, futuros NOVINHUS (como seremos chamados lá dentro), temos que comparecer em peso nessa guerra!

    Vamos fazer voz lá também junto com nossos futuros companheiros para que entremos lá de cabeça erguida e com orgulho de dizermos a todos que somos ”Praças Policiais Militares do Distrito Federal”! Vamos mostrar que temos força para mudar, que o sangue novo está chegando para mostrar também nossa garra e não para sermos apenas considerados a massa executória e sem identidade, como são considerados os Praças atualmente pelo Governo e pela maioria da população. Nós que estamos entrando é que teremos a maior capacidade para buscar mudanças, companheiros! Vamos começar a mudar desde já para que não sejamos os futuros guerreiros insatisfeitos e buscando de todas as formas sair da corporação para buscarmos “DIGNIDADE”! E, “DIGNIDADE”, companheiros, é a palavra!

    Vou deixar abaixo o link de alguns blogs para que acompanhem as discussões e movimentações feitas pela Corporação para alcançar essa dignidade que falta hoje aos praças da PMDF. Vale a pena acompanhar, dar opiniões, discutir também, pois daqui a pouco tempo seremos nós lá dentro também!

    ResponderExcluir
  33. Tá parecendo a síndrome da Gabriela:
    "Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim.

    ResponderExcluir
  34. Conhecido ditado: quem desdenha quer comprar.

    ResponderExcluir
  35. ERROU SGT PIRES.

    O SENHOR, COMO BEM DISSE O COLEGA, PODE SER UM OFICIAL OPERACIONAL.

    ALIÁS E O QUE FALTA HOJE, VEMOS MUITOS
    OFICIAIS ATRÁS DE MESAS.

    ResponderExcluir
  36. Para entrar na carreira de oficial deve, sim , ser bacharel em direito. Assim, dá para transformar em carreira jurídica e pleitear salário de MP, juiz, delegado. A carreira de delegado já é jurídica, inclusive nas fases dos concursos já há até prova oral. Aqui tem de ser assim também e formar duas carreiras: uma de praças e outra de oficial (esta jurídica), buscando isonomia com as demais carreiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá ficando doido cara? Acorda pra realidade rapaz!

      Excluir
    2. kkkkkkkk ! O oficial cidadao ai nao deve saber que existem Coroneis que ganham remuneraçao equivalente ao teto do funcionalismo publico graças as gordas gratificacoes. Se quer equiparar com MP e delegado sera sim um retrocesso !
      E outra, se exigir bacharel em direito estaremos falidos, mais ainda! Os senhores nao sao gestores? GESTORES ? Nao dirigem a maquina publica, a instituicao? É brincadeira !

      Excluir
    3. Gestores, mas queremos reconhecimento profissional. O aumento considerável concedido às demais carreiras do GDF(exceção da segurança pública), deixou o salário dos oficias bem abaixo da média dos salários do cargos de nível superior do GDF. Qualquer dúvida é só verificar as tabelas. Logo, devemos nos nivelar por cima.

      Excluir
    4. Retrocesso onde? E o status de carreira jurídica, com todos os benefícios embutidos?

      Excluir
    5. só pensam neles e mais nada, acho incrível colegas ficarem babando estes inertes que ate os documentos são feitos pelos praças, e muito difícil assinar um documento para isto tem que ganhar bem e mais gordas gratificações.

      Excluir
    6. Boa noite....
      Concordo plenamente com o senhor, e ainda faço alguns adendos que durante a academia o curso que a grade seja de uns 70% na área de Administração e que se busque a isonomia com com as outra carreira, e ainda vou mais além que se extinga o QOPMA e distribua as vaga em 50% para o QOPM nos dois últimos postos ( Cel/TC) e 50% para os QPPMC (ST/1SGT). E mais além ainda que seja transformado em subsídio os nossos salários. E mais além ainda que se faça uma simetria entre os subisídios dos praças com os dos oficiais, na seguinte proporção: ST=78% do subsído do Cel; 1º=75% do Tc;2º= 73% do Maj; 3º=71% do Cap Cb=70% do 1ºTen; Sd=65% do 2ºTen e SD 2= Cad 3º ano. Afinal de contas todos trabalhamos na PMDF os senhores coordenando e nós executando.
      Ps: é claro que tudo isto tem que ser estudado ( amparo jurídico, impacto financeiro, coordenação política, etc....)
      Ps: particularmente eu não tenho nenhum problema em continuar praça.
      73000, 12 anos para RR.

      Excluir
    7. Carreira Juridica? Se quer carreira juridica faça outro concurso ! Gostou? Pois é, sempre que lutamos por melhorias essa é a resposta que escutamos: Faça outro concurso !
      Mas o senhor disse bem, status.... status, status.
      Precisamos de gestores interessados no bem da instituicao. Status?

      Excluir
    8. Carreira jurídica??? As polícias estão atreladas ao Poder EXECUTIVO. O Ministério Público detém AUTONOMIA, e por isso não está atrelado ao Poder JUDICIÁRIO. O concurso de delegado pode ser considerado jurídico, mas não de carreira jurídica. É só observar alguns editais de concurso, em que é exigido o bacharelado em Direito e estar habilitado (aprovado) no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, além de deter tempo de prática jurídica. Em suma, para ser considerado carreira jurídica, tem que se mudar primeiramente a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, pois o art. 92 elenca os órgãos que fazem parte do Poder Judiciário brasileiro.

      CB VÉIO

      Excluir
  37. Todos têm funções distintas dentro da PM, uns de comando e outros de execução, o que nos falta e respeito entre nós, se cada um fizesse o que lhe compete e com respeito deixar o parceiro cumprir o papel que lhe compete, o negócio anda, porém a falta de humildade, tanto por parte do Praça e do Oficial é que esta causando empecilho, devemos chegar a um consenso que os tempos antigos já se findaram, possuímos uma nova Policia com quase 100% de nível superior o que nos trás evolução, mas, porém causa certos transtornos, como não aceitar certas regalias e ordens absurdas que antes parecia ser normal, devemos entender que processo de evolução tem seu preço, tudo se adaptará ao seu tempo mesmo que uns ou outros não queiram, ser oficial não é fácil, e ser Praça pior ainda, todos temos um lugar ao sol, devemos parar com intrigas, primeiro que brigarmos entre nós e prejuízo, devemos focar no dia 10/10 e não esquecer-mos de lutar, lutar e nada mais, além disto, já trabalhei com oficiais que eram linha dura, e também Praças que também o era, existem Oficiais muito gente boa, sito até um Cel. que me ajudou na saúde de meu filho, por causa dele meu filho esta vivo graças a Deus, e também a um nobre Praça Subtenente que também teve participação neste episódio, então não posso generalizar nada, e garanto que outros como eu também já foram ajudados desta forma, sugiro esquecermos nossas desavenças, que cada categoria lute pelo seu bem estar sem pensar se a outra vai ou não se dar bem, mais uma vez eu digo e repito tudo passa pelo crivo da tropa, seja lá o que for não se aceita mais disse me disse sem que todos concordemos com tudo, podemos arrochar e até cruzar os braços caso as coisas não saiam do modo que queremos, e isto é uma verdade que se confirmará após o dia 10/10, desafio a qualquer autoridade pagar para ver, será um preço muito caro garanto.
    DR PRAÇA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAJ QOPMA GERALDO RIBEIRO DA COSTA28 de setembro de 2013 às 00:16

      MUITO BEM POLICIAL, ESTOU CONTIGO.

      Excluir
  38. MINHA OPINIÃO, NO DIA 10 PRA SERMOS NOTADOS DEPOIS DO ATO NA CLDF TEMOS QUE FECHAR O TRÂNSITO É A UNICA FORMA DE CHAMARMOS ATENÇÃO DOS POLÍTICOS E DA SOCIEDADE, EM 2 MINUTOS NO MEIO DA PISTA TERÁ NO MÍNIMO 2 HELICÓPTERO SOBREVOANDO E FILMANDO O MOVIMENTO, A HORA É AGORA TEMOS QUE SER NOTADOS DE QUALQUER JEITO, HOJE ESTIVE DE SERVIÇO E CONVERSEI COM UNS 20 COLEGAS SOBRE O DIA 10 E 18, INFELIZMENTE MUITOS COLEGAS NÃO FREQUENTAM BLOG NENHUM E MUITO MENOS SE INFORMAR, VAMOS TENTAR CONVENCER O MÁXIMO DE PESSOAS, É A NOSSA ÚLTIMA CHANCE, PRIMEIRÃO TARTARUGA TOTAL ATÉ NOS RESPEITAREM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 17:25, boa noite, concordo com você, só o fato de ter bastante gente em frente a CLDF e todos atravessar o eixo monumental ao mesmo tempo já é suficiente pra paralisar o trânsito, sem vandalismo demonstrando que somos cidadãos consciente e conhecedor dos nossos direitos de ir e vir, espero que a maioria concorde com sua ideia e ponha em prática, tenho certeza que no dia terá um grande efetivo escalado de serviço, entre BPTran, BOPE, ROTAM, e outros mais, só que os escalados estarão com o mesmo sentimento de insatisfação pois a UNIÃO até a nossa vitória agora será mais forte.

      Excluir
  39. Poliglota sou do 4º BPM e nunca tinha visto tamanha motivação para esse movimento.Realmente voces foram o que sempre disseram,honestos e centrados para com as categorias.Sem nos expor e fazendo tudo na hora certa.Tenho a impressão que aquele pátio da Camara será pequeno para tanto polícia e ainda mais na desmotivação e revolta que estão.Parabéns tenente poliglota e NMU ao propor essa tregua em prol de nós.Tamo juntos.
    Sgt 4ºBPM

    ResponderExcluir
  40. Pessoal vamos comparecer hoje: SETORIZADA
    TAGUATINGA - será realizada dia 27 de setembro às 19:30horas - End. C 11 LOTE 12 COJAS 1/2 TAGUATINTA CENTRO na sede da ASSBOM, frente ao quartel dos bombeiros. Tel para contato - 8311 4238 ou 8428 0794.


    ResponderExcluir
  41. Concordo com você Pires em quase tudo, mas quanto a 03 fatos eu vou fazer alguns apontamentos. 1º, DESMILITARIZAÇÃO JÁ E CICLO COMPLETO, COMO EM POLICIAS MODERNAS COMO NA INGLATERRA, CANADÁ, EUA E FRANÇA(Gerdemeri Nationale) essa última militarizada com concurso interno e externo, mas com ciclo completo. 2º, trabalhar na rua Operacionalmente por 30 em alto nível é quase impossível, os praças mais novos têm sim que ascender para esses comandos. 3º, não vejo ´porque temos que seguir com esses mecanismos de entrada na PMDF que remonta à escravidão( Dono da casa Grande passa o comando para seu filho) e aqui é pior que nem hereditariedade há. Além disso, havia me esquecido de um fato, as mudanças que houve na lei 12086 de 2009 deu mais afazeres aos QOPMA, pois os mesmos tem que tirar serviço de CPU(FOX) maquiaram o termo, tem até 1º SGT tirando esse serviço, mas receber como oficial que é bom, nada!
    Chega de sermos enrolados, DIGNIDADE JÁ. DIA 10/10/2013 O DIA D PARA PMDF/CBMDF.
    SGT EX-GTOPIANO AGORA NO EXPEDIENTE TARTARUGANDO E PAPIRANDO.

    ResponderExcluir
  42. OLHA, SÓ EXISTE UMA ALTERNATIVA PARA ESSA ASSEMBLÉIA EM FRENTE A CAMARA LEGISLATIVA NÃO DAR CERTO E SER UM SUCESSO: COLOCAREM OFICIAIS E PRAÇAS DE PRONTIDÃO! FORA ISSO POLIGLOTA AQUELA CAMARA VAI ENCHER. NÃO AGUENTAMOS MAIS,NÃO QUEREMOS MAIS DESCULPAS ESFARRAPADAS E POLÍTICAS. NEM NOSSO COMANDANTE CONSEGUIU NOS CONVENCER COM AQUELA NOTA. FICOU ATÉ PIOR E AINDA MAIS DEPOIS DO PRÓPRIO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DIZER QUE NÃO É VIÁVEL UMA REESTRUTURAÇÃO AGORA POR FALTA DE TEMPO. QUEM ESTÁ MENTINDO? EU PARTICULARMENTE ACREDITO NA AUTORIDADE MAIOR QUE É O SECRETÁRIO. ENTÃO DIA 10 VAMOS ENCHER AQUELA CLDF E MOSTRAR PRA ESSE GOVERNO QUE A PIOR COISA QUE ELE FEZ FOI NOS DESPREZAR.

    ResponderExcluir
  43. um colega que trabalha no Buriti me disse que as autoridades estão malucas com o que possa vir a acontecer dia 10 e dia 18.Como sabemos que temos o NMU a frente agora é só esperar porque o bicho vai pegar.Os caras não baixaram a cabeça nem pro Sucury Santana será que abririam pra Agnelo e sua turma? Duvido!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. 2º CHOAEM 2013, 09 vagas para o QOPMA. Deve ser piada.

    ResponderExcluir
  45. Circular 010/DRS, está na Intranet, dispõe sobre 2º CHOAEM de 2013, com 09 vagas para o QOPMA. Deve ser piada. De fato precisamos mostrar nossa força dia 10/10 e 18/10. É isso mesmo TEN POLIGLOTA?
    ST PETRÔNIO.

    ResponderExcluir
  46. Tudo bem o SGT Pires querer trabalhar no serviço operacional até ir para a reserva. Porém mesmo como Tenente ou Capitão ele poderá continuar no serviço operacional. Segundo o que eu entendi desta possível reestruturação, para alcançar o posto de Major, Tenente-coronel e coronel, será preciso ser aprovado em processo seletivo interno. O caso do SGT Pires seria apenas terminar sua carreira como Capitão combatente. Isso não é nenhum empecilho para a implantação da carreira única.

    ResponderExcluir
  47. PARABÉNS AO GTOP 31 POR MAIS UMA ENTREVISTA HOJE, E POR ONTEM TAMBÉM POR VCS TEREM LEVADO A RECORD NO CHAMADO POR VCS MESMOS DE CEMITÉRIO DE CARROS ROUBADOS, VCS ESTÃO ASSINANDO O ATESTADO DE BURRICE POIS ESSA REPORTAGEM MOSTRA QUE VCS MESMOS NÃO ESTÃO COIBINDO A CRIMINALIDADE NA ÁREA DE VCS, OU ESTÃO QUERENDO DERRUBAR ALGUÉM? SE LIGA JORNALISTAS DA PM.

    ResponderExcluir
  48. Parabéns ao nobre graduado, porém, faço uma ressalva....Sou oficial QOPMA e não me considero, como ele disse, "...pseudo oficial (oficial administrativo)... ficando na maioria das vezes relegado a um posto de logística/ reserva de armamento..." Sou oficial oriundo do quadro de praça (me sinto feliz por isso) e tenho muito orgulho do que estou produzindo na Corporação. Sou Encarregado de IPM, Sindicância, IT, entre outros procedimentos apuratórios, Executor de Contrato, Chefio uma equipe multidisciplinar na área de saúde, concluí com êxito o Programa de Adaptação à Inatividade (Gestor do Programa), criei a Seção de Bem-estar Social/CASo, tive a honra de fundar a AMME e construir o Templo Militar, consegui com muito luta convencer o comando a abrir concurso para Capelão e hoje nós podemos contar com líderes espirituais e, para finalizar trazendo ao conhecimento de alguns, conheço muitos oficiais QOPMA que estão se desdobrando para ter uma Corporação melhor e não estão somente relegado a um posto de logística/reserva de armamento. Em todos os quadros tem os que trabalham e os estão esperando o tempo passar, porém, não é viável generalizar. Passa um dia comigo sargento Pires e mudará completamente a sua visão em relação a maioria dos Oficiais Administrativos.

    ResponderExcluir
  49. Coronéis ordenam 'feijão com arroz' no policiamento

    runo Paes Manso e Marcelo Godoy - O Estado de S.Paulo
    A ideia é fazer "feijão com arroz" durante o cotidiano policial, disseram coronéis que participaram nessa quarta-feira, 25, da reunião no Comando-Geral. O descontentamento contra a decisão do governo de anunciar medidas que beneficiam a Polícia Civil causou enorme estrago nos ânimos da corporação. A presença do comandante-geral, Benedito Roberto Meira, no evento em que ocorreu o anúncio provocou críticas pesadas dos oficiais. Meira havia marcado a reunião para as 14h de ontem. Remarcou e apareceu às 16h.

    A presença dele ao lado de Geraldo Alckmin (PSDB) foi vista como apego ao cargo. O contraponto citado foi o do coronel Claudionor Lisboa, que foi comandante-geral no governo Mário Covas. No período em que a PM era criticada pelo então secretário José Afonso da Silva, Lisboa rebatia abertamente o secretário.

    Entre as frases mencionadas pelos coronéis, eles disseram que dois PMs morreram em serviço nos últimos dez dias. A ironia, segundo eles, é que o prêmio acabou sendo o aumento da Polícia Civil. Alguns explicaram que o estrago já havia sido feito e que não era necessário decretar a "greve branca". A corporação, quando desanimada, diminui naturalmente o ritmo.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,coroneis-ordenam-feijao-com-arroz-no-policiamento,1078907,0.htm

    ResponderExcluir
  50. O que precisa na PM não é gente para comandar, isso é o que mais tem. Precisa é de gente para fazer, prender vagabundo, pois essa sim é a atividade fim. Vejam na PC, lá até delegado antigo rala bastante. Outro dia fui a uma DP e lá estava um delegado de mais ou menos 60 anos de idade com uma pilha de inquérito, ralando. Aqui o pessoal quer mandar, quero ver é botar mão na massa, fazer e acontecer. Bandido não vai para cela sozinho não! Isso que o contribuinte espera da polícia.

    ResponderExcluir
  51. O amigo,sgt que me desculpe,mais se eu pudesse gostaria sair sim oficial,30 anos de servico,seria a forma justa pro uma prestacao de servico,sera uma forma justa de valorizacao do profissional,ingressar na instituicao como sd, e ao final de carreira sair como sd?e muito conformismo,sou operacional, todos ingressao na policia, pro servico de rua,temos que agarrar as oportunidades,o amigo sgt,falou por ele, expressou os pensamentos dele,nesse conjunto de ideias,nao existe o bilateral,nao existe nos,existe um profissional,que nao ta se valorizado.

    ResponderExcluir
  52. Senhores vamos ser práticos a união tem que ser entre praças, oficiais nunca vão ser unidos com praça e se dependesse dos oficiais estaríamos usando talabartes comendo no rancho andando de ônibus e viaturas kombis, Rocans e DUPLAS Cosme e Damião e outras balelas do militarismos e estaria tudo certo só melhoramos devido a cadeia de vários companheiros e exclusão de alguns Praças nos anos 90 se ficarmos sentados a olhar o tempo passar não chegaremos a lugar nenhum e quem tomou essas punições na época, hoje no máximo é 2º SARGENTO então novinhos vamos sair da zona de conforto e vocês sabem do que estou falando policiais que tem entre 13 a 18 anos de serviço vamos botar a cara a tapa igual os antigos botaram e parar de reclamar nas redes sociais e mostrar que vocês realmente academicamente são superiores e tem uma estratégia melhor do que a usada por nós antigos na época para uma renovação e uma melhoria salarial vamos lá.

    ResponderExcluir
  53. MAJ QOPMA GERALDO RIBEIRO DA COSTA28 de setembro de 2013 às 00:13

    Caro Sgt Pires,
    É louvável o senhor gostar de ser praça e estar nas ruas no combate a criminalidade, porém, não vejo nada demais nisso visto que para isso foste formado e treinado. Contudo, tenho a lhe dizer que foste muito infeliz na sua manifestação, pois isto mostra apenas o quanto o senhor é demagogo, hipócrita e rancoroso.

    Chamar os oficiais administrativos de pseudos oficiais é, no mínimo desrespeitoso para com aqueles que há muito trilharam o caminho que hoje o senhor trilha. É não considerar aqueles que num passado muito mais difícil deram a "cara a tapa" para que hoje vocês mais novos pudessem usufruir de muitas benesses que no passado nem sequer podia cogitar. Muitas pelejas foram travadas para que hoje a polícia estivesse mudada. Não que tenhamos conquistado o ideal, longe disso, mas quem conheceu essa PM há 25 ou 30 anos, diria o quanto melhorou e isto em consequência de lutas políticas travadas onde muitos colegas foram presos e expulsos da Corporação.

    Portanto caro Sargento Pires, mais respeito quando abrir a boca pra falar mal dos oficiais administrativos (que como o senhor é verdadeiro combatente) que merecidamente, seja por mérito intelectual ou por antiguidade alcançou o oficialato que quer o senhor queira ou não, é ou deveria ser o alvo de todo "militar". Não que ser praça seja desonroso, de jeito nenhum, tenho o orgulho de ter sido praça a maior parte da minha na PMDF. Sempre digo aos Sargentos: Minha maior satisfação e prazer era quando era sargento e ostentava a minhas divisas. Soldado todos nós somos. Numa corporação Militarizada, ser Sargento significa ascensão profissional, bem como chegar ao Oficialato também o é. Portanto repito o que disse no início, é demagogia e hipocrisia como militar dizer que não quer ser um oficial.

    Por oportuno convém dizer ao senhor que os oficiais administrativos fez e faz a diferença na Corporação, pois, como somos combatentes de origem, ser oficial administrativo não significa que estarmos relegados a pseudos oficiais, eu me valorizo, pois quem se valoriza tem o respeito de seus pares, subordinados e superiores hierárquicos.

    Senhor Sargento Pires, respeite os antigos Sargentos que hoje são Oficiais Administrativos, foram eles que abriram caminhos no peito e na raça. Foram eles (nós) que fundamos as associações mais antigas existentes na PMDF até os dias de hoje e fizeram a história de lutas e conquistas políticas, elegemos deputados e continuamos a brigar por melhorias ainda hoje.

    POR ÚLTIMO QUERO DIZER-LHE: PARE COM ESSA BESTEIRA DE ATAQUES A NÓS MESMOS, ISSO SÓ NOS DIVIDE E É ISSO QUE AQUELES QUE SÃO CONTRA NÓS QUEREM. SE NÃO QUERES SER UM OFICIAL, SEJA ADMINISTRATIVO OU NÃO É DIREITO SEU, MAS ISTO NÃO LHE DÁ O DIREITO DE MENOSPREZAR AQUELES QUE QUEREM ASCENDER NA CARREIRA QUE ABRAÇARAM.

    LEMBRE-SE: EU MAJ QOPMA GERALDO RIBEIRO DA COSTA, CONHEÇO AS MINHAS ORIGENS (praça), E NUNCA A ABANDONEI, SEMPRE HONREI E NÃO ADMITO QUE A DESONREM. QUEM ME CONHECE PESSOALMENTE SABE.

    Senhor Tenente Poliglota, agora me dirijo a vossa senhoria,
    Não restrinja o meu direito de resposta, publicaste a opinião do Sargento, agora publique a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Major QOPMA GERALDO RIBEIRO DA COSTA,

      A notoriedade, credibilidade e respeito desse espaço destinado a nós, policiais e bombeiros militares, foi conquistado justamente pelo respeito à livre expressão do pensamento inserida num verdadeiro Estado Democrático de Direito.

      Não só libero seu comentário, que, diga-se de passagem, fundamentado em pilares essenciais de respeito tanto á pessoa física como à instituição, como também coaduno de suas colocações. No entanto, reservo-me o direito de respeitar todo e qualquer comentário e as diversificadas opiniões e visões de nossos milhares de leitores.

      Espero que vossa presença hoje e, salvo melhor juízo, pela primeira vez, não se resuma tão somente a uma única defesa, mas a várias que com certeza serão necessárias e principalmente nesse momento crucial onde a valorização de TODOS, inclusive o senhor, têm sido nossa maior obstinação, fazendo jus a sua afirmação da necessidade de preservação de nossa classe policial militar.

      Disponha sempre, pois o espaço também vos pertence,

      Grande abraço,

      Tenente Poliglota...

      Excluir
    2. Parabéns Major, espero que este "puxão" de orelha neste demagogo sirva de aprendizagem, o quadro de QOPMA é sim uma extensão da carreira de praças.

      Excluir
    3. Muito obrigado major, por responder a esse fanfarão, eu não teria tanta educação para isso, pois, quando li o comentário desse sujeito, pensei de imediato - só pode ser brincadeira. Esse sujeito não sabe o que diz, é um irresponsável, trazer um texto desse sem qualquer base legal que justifique tal ofensa. O que tenho a dizer para esse cidadão se resume tão somente no seguinte: Você ainda diz ser inteligente? reveja seus conceitos, pois saiba com toda veemência, inteligente você não é!
      espero que você poliglota, uma pessoa que admiro muito, publique o meu direito de resposta, 1º tenente QOPMA com muita honra.

      Excluir
  54. Só pra discontrair!
    E o salário.... Ó!!!!!

    DIA 10/10/13 ÀS 09:00 HS CLDF

    DIA 18/10/13 ÀS 20:00 HS PRAÇA do RELÓGIO TAGUÁ

    Bom fim de semana a todos... EU? Estou aqui no PCS .... Só tartarugando.....

    Rsss...

    DEUS é conosco!!!

    Sgt de Santa Maria 26º BPM

    ResponderExcluir
  55. Copiado da RD
    "NÃO QUEREMOS SER OFICIAIS", UMA AVALIAÇÃO SIMPLÓRIA.
    Lendo um artigo publicado no site dos parceiros do Caserna Papa Mike intitulado "Não queremos ser oficiais" me causou certa preocupação pelo avaliação simplória dos fatos. Num determinado trecho o autor diz "Porque me tornar oficial de policia? Porque deixaria de ser um técnico, um executor? Não existe nada de pejorativo em prender marginais, não é uma função pior do que qualquer outra, pelo contrário é algo diferente, apaixonante, que utiliza conhecimentos técnicos, legais, físicos e táticos."Concordo plenamente que não há nada de errado em executar, foi a carreira que escolhemos. Mas o que pega mal nessa frase é o termo "técnico", com efeito exarcebado pela palavra "executor". Enquanto os agentes da PCDF e PF estão lutando pelo reconhecimento da carreira como de nível superior, nós praças estaremos dando um passo atrás? A PF faz o ciclo completo de polícia e também tarefas de prevenção muito próximo ao que a PM executa,vejamos o art. 144, inciso IV: Exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Pergunto: se fazem o que nós fazemos por que temos que regredir?
    "CUIDADO COM O QUE SE PEDE".
    Vejo colegas com argumentos diversos, mas precários, de que o QOPMA deve acaber porque as vagas serão remanejadas para o ST, ou ainda, de que a carreira de oficial QOPMA não é a carreira das praças, etc. Vejamos:
    1. Se acabarem com o quadro de QOPMA, tenham certeza que as vagas irão para…o quadro de QOPM e não remanejadas para o quadro das praças, isso é uma obviedade que os incautos não percebem.
    2. Quem acessa o quadro de QOPMA são as praças, então por que não considerá-las como extensão da carreira das praças?
    3. Pedem o fim do QOPMA alegando que a remuneração das praças será melhorada. Fundamentado em quê propalam tal argumento? O mais certo é que perderemos o quadro de QOPMA , ficaremos sem aumento das vagas no quadro das praças E sem melhorias na remuneração .
    4. O próprio TCDF já se pronunciou acerca da descontinuidade administrativa na PMDF por conta do constante rodízio de oficiais QOPM. Já o oficial QOPMA é um especialista administrativo, e não um quadro de genéricos. O relatório do processo nº 3542/98 assim se manifesta:
    11. …"11. Por último, sugere-se a padronização da frota e outros recursos militares; a criação de carreira de Oficial Intendente ou Quadro de Oficial Especialista, que viria a guiar atividades administrativas"

    12. A conclusão e as sugestões finais são as seguintes:

    ResponderExcluir
  56. cont...

    "282. A PMDF apresenta deficiência em seus controles internos administrativos (objeto da auditoria), é gerida sem objetivar a busca da maximização dos recursos, está sujeita a fortes influências de ações políticas, que terminam por contribuir negativamente na gestão e na ação da segurança pública, propiciando, inclusive, a criação de um ambiente de fraude.
    283. A PMDF vem apresentando um quadro de constante desgaste acelerado de seus meios operacionais e administrativos, decorrente da falta de recursos e de gestões não adequadas.
    5. Se querem o fim do quadro de oficiais administrativos, então façamos uma troca, os oficiais QOPM cuidam exclusivamente de sua carreira, e ficam com as chefias, diretorias e comandos de unidades. As praças, por sua vez, cuidamos da nosssa carreira, sem ingerência dos QOPM. O ST passa a ser gestor de policiamento ostensivo, o primeiro sargento exerce as funções de fiscaliação, e as demais graduações continuam fazendo o que sempre fizeram.
    CARREIRA UNIFICADA ou DUAS CARREIRAS.
    O chamado ingresso único na PM daria fim a duas carreiras dentro da mesma instituição, mas continuariamos militares. Há colegas que apregoam que não, que devemos ter a carreira dos oficiais como de nível superior e a nossa, das praças, como de nível técnico. A questão é : CARREIRA DE NÍVEL TÉCNICO JAMAIS TERÁ ASCENSÃO REMUNERATÓRIA como as de nível superior. Em S. Paulo os delegados chutaram o pau da barraca e estão tentando se desvincular da PM. Ora se um agente da PF, PRF E PCDF, que fazem policiamento ostensivo -no caso da PRF e PF(vide art. 144, III da CF), e atividade de polícia judiciária- no caso da PF e PCDF- querem a todo custo suas carreiras como de nível superior, então por que temos -as praças de policia- que aceitar que nossa função seja diminuida? CUIDADO COM O QUE SE PEDE, já dizia o CEL Martins em seu blog.
    Ou lutamos pela carreira unificada ou deixemos do jeito que está. Pode piorar. A polícia tem que ser uma apenas, do soldado ao coronel, não interessa para a população o que está pendurado no ombro, se estrelas ou divisas, quem perde com a dissensão é a sociedade, e, obviamente, nós próprios. Ou lutamos por uma carreira justa para todos ou lutemos para acabar logo com a PM.

    ResponderExcluir
  57. ATENÇÃO PRAÇAS!!! 15% se aposentam como soldados, 20% como cabos, 55% das praças se aposentam na graduação de sargento, 7% subtenentes, 2% tenente, 0,75% capitão e 0,25% major. Não se enganem, pois enquanto a PM não tiver carreira única as praças vão comer feno! Querem trabalhar? Puxar carroça e levar tapinha nas costas? Então irão aposentar como sargento!!!!

    ResponderExcluir
  58. Tá ficando bonito! pelo visto o bicho vai pegar na CLDF.


    Pra descontrair e não cair no esquecimento, avisei que o "homem" viria governador, nunca perdi a fé!


    Roriz veio, não falei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que ele veio, leva-o pra sua casa!!!!!!!!!Caracas como tem babazovão, não acredito que você seja PM ou BM, se for é de dar nojo. ANTIGO.

      Excluir
    2. Tô só ARRUDEANDO

      Excluir
    3. Cara, toma vergonha na cara. PM que tem memória e entrou na corporação antes do ano 2000 se lembra muito bem de quem foi esse DESgovernador. Pior do que Roriz só esse LIXO que está no governo agora. Você deve ter tido algum cargo comissionado para querer a volta desse que foi o segundo pior governador para a PM. Nem agnullo, nem traício, nem essa corja do PT e muito menos Roriz. NUNCA MAIS!

      Excluir
    4. Amigo das 16:09, boa tarde, concordo com você, sou antigo e se eu tivesse condições de moderar alguém neste espaço moderaria esse tal de sérgio prado(minúsculo), esse cidadão se é que pode tratá-lo assim, será que ele acha que todos PM/BM, são otários? Não temos memória? Ainda estamos na época do cabresto do coronel? Tenho certeza que tudo começará novamente com muita UNIÃO apartir de 10/10 na CLDF, em seguida 18/10 na praça do relógio em TAGUÁ, Enfim, eles que nos aguardem em 2014, o ditado popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura" que é sua intenção, aquí não funcionará.

      Excluir
  59. Esse governo so funciona a base de pressao ! Muita pressao ! Na reestruturaçao das 22 carreiras do GDF, aprovada por agora, a Camara Distrital foi invadida aos que interessavam essa reestrutraçao. Foi bonito de ver ! Eles correram atras. Nao adianta nada chorarmos na internet e na hora H tivermos os mesmos gatos pingados ! Ou nos organizamos ou estaremos fadados a mais um fracasso ! Precisamos demonstrar nossa insatisfaçao nas ruas. Vide as manifestaçoes populares dos ultimos meses. PRessao

    ResponderExcluir
  60. Sempre votei no pt...mas criei vergonha na cara nunca mas voto nesse bando. ..e vou fazer campanha contra para não reeleger esses traidores. ...voto em qualquer um menos nessa raça de pt.....

    ResponderExcluir
  61. PARABÉNS AOS OPERACIONAIS PELA AJUDA, CONTAMOS COM VCS, SEM VCS A NOSSA TARTARUGA FICA TRISTE.

    VAI LÁ DIA 1010 NA CLDF E DIA 18/10 NA PRAÇA COM 12.000 PM E BM.

    ResponderExcluir
  62. POR CAUSA DA NOSSA DESUNIÃO NÓS CHEGAMOS A ESSA SITUAÇÃO, MAS AGORA OU NÓS VAMOS PARA A UNIÃO GERAL OU SOMOS DEVORADOS POR ESSA CORJA DO PT. SENHORES A NOSSA LUTA FAZ TEMPO QUE COMEÇOU , MAS AGORA É TUDO OU NADA VAMOS DIVULGAR NOSSA MOBILIZAÇÃO E INTENSIFICAR, DIMINUIR MAIS O RITMO NA RUA. VALEU GTOP´S PELA AJUDA SABIA QUE PODIA CONTAR COM VCS ATE A VITORIA.

    ResponderExcluir
  63. É puxa SACO esse homem que vc escreveu é entre aspas mesmo.
    Será que esse moribundo aguenta até o dia das eleições? Se não podemos ter um governador que venceria por W.O. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR

    ResponderExcluir
  64. Tenente da PM tem pena reduzida

    O Tribunal de Justiça desclassificou o crime praticado por um tentente da Polícia Militar do DF (PMDF) de homicídio doloso para homicídio culposo. Ele tinha sido condenado a seis anos de reclusão pela morte de um colega, também tenente da PM, em 2007. Com isso, a condenação foi reduzida para 1 ano, 2 meses e 12 dias de detenção, em regime aberto, sendo deferida a suspensão condicional da pena pelo período de dois anos, mediante condições que serão estabelecidas pelo juízo das execuções penais.

    No julgamento do recurso, prevaleceu o entendimento do Desembargador revisor da apelação, Roberval Belinati, de que “foi involuntário o disparo, não tendo o réu desejado a morte do colega, nem assumido o risco de causar-lhe o óbito ao apontar-lhe a arma”.

    Crime

    O homicídio ocorreu na 2ª Companhia do Batalhão de Trânsito da PMDF. A vítima, por brincadeira, teria jogado água no acusado e este, também por brincadeira, sacado a arma e direcionado ao colega. Ela disparou e atingiu a vítima na cabeça, levando-a à morte.

    ResponderExcluir
  65. SENHORES NÃO EXISTEM NADA DE REESTRUTURAÇÃO PARA OS PRAÇAS O TEM É QUE OS OFICIAIS QUEREM GANHAR IGUAL A DELEGADOS E MPU, AÍ SIM É VERDADE.

    OBS: SENHORES FALTA MENOS DE 3 MESES PARA O FIM DE 2013, SE NÃO TIVER NADA OFICIAL NA NOSSO SALÁRIO PODEMOS ESQUECER, E PARTIR PARA O PROXIMO GOVERNO COM ESSE JÁ ERA. O NOSSO MAIOR PROBLEMA É A DESUNIÃO VEJAM SÓ QUANTOS BLOG´S E LIDERANÇAS TEMOS HOJE, JÁ PENSOU SE JUNTAM TODOS, COM UMA GRANDE CHAMADA PARA PRAÇA DO RELOGIO E DEPOIS UMA GRANDE CARREATA FECHAR A EPTG NA CASA DO DESGOVERNO, INTENSIFICAR NA TARTARUGA AÍ SIM, MAS COM ESSA VAIDADE NUNCA SEREMOS OUVIDOS. PODE APOSTAR A NOSSA DESUNIÃO E FALSIDADE DE UNS ACABOU COM NÓS PRAÇAS PM E BM. ACORDAM PRAÇAS

    ASS: SGT REVOLTADO TARTARUGANDO GERAL

    DIA 10/10 NA CLDF AS 9H E DIA 18/10 NA PRAÇA DO RELOGIO AS 20H

    ResponderExcluir
  66. SENHORES VAMOS INTENSIFICAR NA TARTARUGA, POIS SEM ELA NÃO SOMOS NINGUÉM PARABÉNS GUERREIROS DOS GTOP´S DO 28 ,27 ,11, 13 ,44 E DEMAIS OBRIGADO PELA UNIÃO E VAMOS LUTAR CONTRA ESSA CORJA DO PT, ATE AS URNAS COM FÉ EM DEUS VAMOS BANIR DO PODER EM 2014. DIA 10/10 NA CLDF E DIA 18/10 NA PRAÇA DO RELOGIO

    ASS: SGT UNIÃO TOTAL

    ResponderExcluir
  67. Detalhe importante sobre o CHOAEM.
    Se começa muito tarde o Curso, essas poucas vagas só terão efeito nas promoções a ST PM em ABRIL/2014.
    Fica a indignação da nossa GESTÃO PM e má vontade em ajudar a tropa!!!

    Sgt sem esperanças!

    ResponderExcluir
  68. "Acredito, entretanto, que Direito não seja o curso mais indicado para nossos gestores. Administração sim, seria o curso mais adequado para policiais que precisam gerir pessoas, verba e equipamentos"

    Falou tudo Poliglota, precisamos é de ADMINISTRADORES, não sei quem colocou na cabeça destes incompetentes o termo DIREITO, é preciso primeiro saber administrar, pois não é isso que vejo quando estou empregado em grandes eventos e também não é isso que vejo quando visito quarteis da Corporação e não é isso que vejo quando observo as obras mal acabadas na PMDF.

    PM FULL

    ResponderExcluir
  69. A motivação para os oficiais sonharem com exigência de diploma de direito para ingresso no oficialato é simples, eles sonham ser delegados, ou ao menos se equiparar aos deltas, tomando como verdadeiras as informações da postagem retirada da RD, o próprio TCDF já se pronunciou acerca da descontinuidade administrativa na nossa Corporação, e nós vemos isso todos os dias.
    Pensando de forma micro, quantas vezes já vimos um oficial dando uma ordem pra se fazer alguma coisa e quase imediatamente outro dá uma ordem totalmente contrária?
    No macro, quantas vezes muda-se o CMT da UPM e o novo muda todo um trabalho que está sendo feito( mesmo que esteja dando certo) por que não está do jeito que ele quer?
    E quando muda o CMT geral? por que esse depende do humor do Governador, quase imediatamente começa a dança das cadeiras nos comando de UPMs, Diretorias e Departamentos. Até onde me lembro, as poucas unidades que tem seus comandantes ou diretores ligados a área de atuação, são o CO e a Políclinica que tem quadro de dentistas e médicos.
    Normalmente os policiais são jogados nas funções e tem de se virar pra aprender, e isso vale para todas as funções na PMDF, até mesmo o serviço operacional, que hj teve uma significativa melhora na preparação nos cursos, mas quantos de nós da ativa e os colegas inativos, não tivemos de aprender o serviço de rua na rua?
    Quantos companheiros Só aprenderam a marchar nos cursos de formação e sequer deram um tiro durante toda sua formação?

    Para essa e muitas outras realidades cruéis dentro da nossa Corporação é que devemos nos unir, dia 10 em frente a CLDF( e penso e sugiro ao NMU que estendamos o percurso até o Buriti, por que o Governador também merece ser cobrado) e dia 18 na praça.
    Até lá!

    Cabo Léo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro cabo LÉO, concordo com você, inclusive a matéria que é constantemente ministrada chama-se FAXINA, lembra dos cadetes na academia? com essas intrucões sairam excelentes administradores.

      Excluir
  70. kkkkkk,extra,extra nove vagas,eu escrevi aqui nove vagas para o CHOAEM,amigos sao Nove vagas......kkkkk fala serio ainda tem colegas que vive dando ibope para TV

    ResponderExcluir
  71. Ten Poliglota, na abertura do PAI realizada no Colégio Militar de Brasilia, dia 27/09, o CMT GERAL ao mencionar os oficiais da reserva ali presente se referiu a um dos Coronéis da reserva destacando sua importância na gestão da CABE e afirmou que a CABE é uma EMPRESA, será que como somos sócios daquilo lá sendo empresa, não teríamos participação nos lucros ali da empresa CABE ?

    ResponderExcluir
  72. Nota de esclarecimento CHOAEM 2013
    Imprimir E-mail
    Última atualização em 28-09-13 12:00 Publicado em 28-09-13 12:00
    Tendo em vista o teor da Circular nº 010/DRS, de 27 de setembro de 2013, da Diretoria de Recrutamento e Seleção, do Departamento de Gestão de Pessoal, a qual convoca o quantitativo de 09 (nove) Subtenentes para a inscrição no 2º CHOAEM do ano de 2013, venho por meio desta esclarecer que a seleção para o referido curso se dará em obediência ao disposto no art. 57 da Lei nº. 12.086, de 06 de novembro de 2009, bem como no Decreto Distrital nº. 33.244, de 05 de outubro de 2011, que estabelece a seleção por antiguidade entre os graus hierárquicos de Subtenentes e 1º Sargentos para o Curso de Habilitação de Oficiais Policiais Militares de Administração, Especialistas e Músicos.

    Outrossim, esclareço ainda que o quantitativo de vagas disposto na referida circular diz respeito ao Edital nº. 55-DGP/PMDF, de 14 de outubro de 2011, ocasião em que foram convocados 200 (duzentos) candidatos para a inscrição no CHOAEM, tendo em vista que desse quantitativo remanesce um número de 09 (nove) Subtenentes, que se inscreveram nesse processo seletivo e ainda não realizaram o referido curso, diante da inexistência de vagas à época.

    Por fim, informo que será realizada, em breve, nova convocação para o 3º CHOAEM/2013, onde serão disponibilizadas vagas, de acordo com os claros existentes no grau hierárquico inicial do Quadro de Oficiais Policiais Militares de Administração (QOPMA).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fonte da matéria: http://www.pm.df.gov.br/site/index.php/noticias/noticias-institucionais/1375-nota-de-esclarecimento-choaem-2013

      Excluir
  73. Muito bom o texto, a muito tempo digo isso, que falta auto-estima aos praças. Mas defendo que a carreira de praça começa com SD e termina em MAJ QOPMA. Ou seja além dos postos de praça, avançamos 2/3 da carreira dos oficiais (pelo menos hipoteticamente). Por isso, ao contrário dos oficiais que só tem que se preocupar com a carreira deles, temos que lutar para uma valorização geral, pois se um dia eu chegar a ser Major quero está ganhando pelo menos 18 mil por mês. Não devemos torcer contra a carreira dos oficiais, pois nos fazemos parte dela, só não ocupamos os dois últimos postos.


    Imagine, ainda que chegue a MAJ, mas você indo para a reserva como Tenente ganhando 13 mil?


    Temos que acabar com essa guerrinha "oficiais X praças" e lutar pela isonomia com a PC, praças ganhando igual ao agente e oficiais igual ao delegado, a diferença é que na PC o agente não vira delegado e aposentaria ganhando igual ao ST e aqui o praça podendo chegar até o posto de Major QOPMA iria para a reserva com o salário de um delegado 2ª classe.

    ResponderExcluir
  74. "Acredito, entretanto, que Direito não seja o curso mais indicado para nossos gestores."
    - Pois o nobre colega precisa se informar mais.
    1) Quem são os gestores da PCDF e PF? - Os delegados.
    2) Qual a formação exigida deles? - Bacharelado em Direito.
    O profissional com formação jurídica tem uma visão mais humanitária do subordinado, que o vê como parceiro e não como serviçal, como ocorre atualmente na PMDF, com a maioria dos oficiais com formação apenas militar.
    Daí que, nessas corporações citadas, agentes e escrivães são imprescindíveis na gestão dessas corporações, onde suas aptidões, em razão da diversidade de formação acadêmica desses profissionais são plenamente aproveitadas, por causa da visão holística que o gestor, bacharel em direito, tem da corporação policial.

    Excetuando-se a carreira de bancário, com exigência de ensino médio para todos, e hoje grandemente desprestigiada, que outra carreira de grande importância no contexto nacional tem entrada única?
    - No Judiciário, ou você é técnico, analista ou Juiz.
    - No MP, ou se ingressa como promotor, analista ou técnico.
    - Nos tribunais de contas, e em todo o legislativo municipal, estadual ou federal ocorre o mesmo, com diversos níveis de entrada.
    Até mesmo em empresas privadas bem estruturadas, mesmo havendo ascensão funcional, os cargos assumidos são bem definidos pela formação do pretendente em ingressar na empresa, portanto, com diversos níveis de entrada.

    Nivelar por baixo, ao contrário do que pensam, trará mais desvalorização para toda a classe Policial Militar. Não tenham dúvida disso.

    ENTRADA ÚNICA para a PMDF é mais uma "jabuticabada" de brasileiro.

    O que precisamos mesmo é criar ferramentas de diminuição do fosso salarial interno, que separa oficiais de praças, ou desmilitarizarmos, o que é mais difícil, e indesejado pelos nossos governantes, que têm em nosso regime militar, uma forma eficiente de manietar centenas de milhares de policiais Brasil afora.

    PS.: Lembrei-me de outra carreira de entrada única, que é respeitada pela população, mas que nunca terá grande valorização: a carreira de carteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar o achatamento salarial que ocorrerá, em nenhuma carreira você tem um salário final 4 vezes maior que o inicial. Após a unificação o próximo passo é enxugar postos e graduações, colocando a carreira em no máximo 6 níveis e, tendo por base o salário inicial do SD, colocarão o salario final, do CEL, no máximo o dobro do inicial. Ou seja, com o tempo a carreira de praça absorverá a de oficial, teremos coronéis com o salário de subtenentes. Criam gordas gratificações para alguns peixes que ocuparão a cúpula e esses manterão a tropa, unificada, sobre controle.

      Excluir
    2. Falou tudo.
      Outro risco muito evidente com entrada única, é nos transformarmos em uma Guarda Civil Distrital. Ora, se não se exige formação acadêmica específica para gestores e generaliza-se a formação para todos os que almejam integrar a carreira, a desvalorização é o próximo passo.
      Ninguém, nem mesmo o Estado, valoriza carreiras genéricas.

      Excluir
  75. Sugestão feita pelo Sgt Detonador Bravo sobre a Reestruturação da Carreira das Praças da PMDF. Meus amigos, deixo aqui a minha humilde sugestão, se alguém gostou, compartilhe e tentem colocá-la para votação. Lá vai: 1: O que precisa ser reestruturado é a carreira das praças, e não dos oficiais, estes já estão muito bem na fita; 2: O policial entra soldado e aposenta major; 3: 03 anos sai cabo, 06 anos sai 3º sgt, 09 anos sai 2º sgt, 12 anos sai 1º sgt, 15 anos sai sub ten, 18 anos sai 2º ten, 21 anos sai 1º ten, 24 anos sai cap e com 27 anos sai major. Aos 30 aposenta. 04: Deixa o CFO continuar, para os que querem chegar a coronel. 05: A promoção das praças deve ser pelo tempo de serviço e independente de vagas; 06: O choaem acaba, pois o praça com 18 anos será automaticamente promovido ao posto de 2º tenente; 07: O CFO continua, porém será reservado 50% das vagas para o público interno; 08: Quando esta proposta virar lei, a promoção da praça se dará pelo tempo de serviço independente de vagas, ou seja, um 3º sgt com 21 anos de serviço, será automaticamente promovido ao posto 1º ten, independente de vagas, pois a nova lei prevê que o policial que tenha esse tempo de serviço deve estar no referido posto; 09: Outro exemplo, com a aprovação dessa lei, o cabo com 10 anos de serviço, será automaticamente promovido a graduação de 2º sgt, e assim por diante companheiros; 10: É mais fácil aprovar esta minha sugestão da reestruturação do que lutar por algo quase que impossível, que serve apenas para os políticos se promoverem, como a entrada única e a desmilitarização, sendo que esta envolve as PMs do Brasil todo; 11º; Vamos lutar por algo está ao nosso alcance, pois ainda existe o quadro de major qopma, com isso minha idéia é que todos praças se aposentem major, quem quiser ser coronel, estude e faça o cfo; 12º É mais fácil lutar por algo que existe, basta apenas alterar a lei, no caso o praça ir de soldado a major, do que lutar por algo que só vai fazer aparecer os aproveitadores de plantão querendo ser políticos. A hora é essa, e não se deixem enganar, vamos lutar pelo que em tese irá beneficiar todos os praças, pois é melhor todos aposentarem major, do que aposentar 1º sgt ou sub ten. Compartilhem essa sugestão, e a transformem em proposta, pois o que precisa ser reestruturado é a carreira dos praças, e não dos oficiais. Att. Sgt Detonador Bravo.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com