terça-feira, 24 de setembro de 2013

A visão de um leitor sobre a proposta de reestruturação

Segundo aquela proposta de reestruturação postada no blog do Halk, dizem que, supostamente, essa proposta seja dos “Oficiais” (Reestruturação elaborada pela Comissão nomeada pelo Comandante Geral).

Primeiro, nela todos os Quadros de Praças da PMDF são extintos, permanecendo somente UM QUADRO, denominado de Quadro Policial Militar Técnico; ou seja, todos os demais, Armamento, Mecânização, Corneteiro e Saúde deixariam de existir, o que por um lado é benéfico por diminuir as disputas internas.

Segundo, ele extingue os Postos de Capitão e Major para esse Quadro Técnico, atingindo o Praça somente o Posto de 1º Tenente, porém ele faz um alargamento de todos os Postos e Graduações, tendo a Seguinte Matemática:

Posto e Graduação
Total
1º Tenente
697
2º Tenente
697
Subtenente
2690
1º Sargento
2690
2º Sargento
2690
3º Sargento
2690
Cabo
2690
Soldado
2690

O que poderíamos sugerir na mudança é a NÃO EXTINÇAO dos Postos de Capitães e Majores, mas sim subdividir as Vagas na seguinte proporção: 348 para Major, 348 para Capitão, 348 para 1º Tenente e 348 para 2º Tenente, que seria a soma dos números de 1º e 2º Tenentes dividido por quatro.

Outra coisa factível seria a mudança na Lei da seguinte forma:

1ª) O Policial entraria Soldado de 2ª Classe e ao término do estágio de Tiro ( Método Giraldi) ele seria promovido à Soldado de 1ª Classe;

2ª) Quando da Conclusão do CFP, ele seria promovido a graduação de CABO para o Estágio, e ao término do Estágio seria automaticamente promovido a graduação de 3º Sargento.

Se formos analisar corretamente, verificaremos que na Carreira dos Oficiais é assim que funciona, pois a carreira nesse círculo somente começa com o Posto de 2º Tenente.

Dessa forma poderíamos excluir as graduações de Soldados e Cabos, e aí sim nossas Carreiras seriam justas, com Promoções a cada 3 anos, chegando ao Posto de MAJOR, todos, sem exceção!!!

Fonte: e-mail de um leitor do blog

Comento:

Aos colegas para o debate.

20 comentários:

  1. FALA DE Iron Pereira Godinho

    As lutas do Praças nunca foi uma simples brincadeira.
    Há mais de vinte anos, desde a promulgação da CF/88, estamos lutando em busca de direitos nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros deste país.
    E há exatos vinte anos sofremos as maiores perseguições, ardis e traições dos Oficiais.
    Elaboramos uma pauta de reivindicações desde 2010, onde consta a entrada única nas corporações; promoção com independência de vagas e o ciclo completo (de soldado a coronel).
    Contudo no início do governo Agnelo, sabendo que iríamos conquistar nossas reivindicações, os Oficiais já iniciaram suas ofensivas atacando a nossa representação política legitimamente eleita para defender nossos anseios, buscando, inclusive, a mídia e o apoio de políticos da oposição no sentido de confundir a opinião pública e conseguir apoio para nos derrotar.
    Muitos Oficiais, malandramente, conseguiram convencer alguns praças que eu, ex sgt Godinho, estava tentando dividir a categoria jogando oficiais contra praças, na ocasião em que enfrentei e mandei que calassem a boca no auditório da CLDF, mas o tiro saiu pela culatra por que nenhum praça acreditou, pois todos sabem que se há divisão entre oficiais e praças, quem faz essa divisão são os próprios Oficiais e não os praças.
    Naquela ocasião, fiz apenas o que deveria ser feito, ou seja defender a nossa categoria dos seus ataque e tentativas de desmoralização.
    E continuei defendendo porque sei as dificuldades que o deputado Patrício
    tem enfrentado para levar nossas propostas adiante, com a oposição e trairagens dos oficiais.
    Após inúmeras armações, feitas durante os comandos anteriores, a última e mais grave prova de que não podemos e nem devemos confiar nos nossos maiores inimigos está nessa reunião realizada por todos o oficiais do QOPM e os cadetes, tentando pressionar o governador, por meio de uma carta assinada por todos os presentes, a não aceitar a proposta do deputado Patrício temendo que esta seja, finalmente, a redenção dos Praças PMDF e CBMDF.
    Leiam o teor da carta e percebam os argumentos fracos, protecionistas, corporativistas da categoria dos oficiais e, mais que isso, obtuso. Digo obtuso, porque penso que seria impossível imaginar que são tão cabeças duras a ponto de pensar que argumentos legais seriam freios para impedir decisões políticas. Meu Deus! Como são obtusos. Alguém deve lhes ensinar que quem faz as leis é a política e não o contrário. A política só pode ser mudada por si mesmo.

    CONTINUAÇÃO...

    FONTE: FACEBOOK

    ResponderExcluir
  2. ... fala do godinho

    A Constituição de um país é mudada quando muda a política, o regime, e não ao contrário. Será possível que não sabem isso?
    Por mais absurdo que possa a eles parecer, as mudanças que estamos propondo e vamos conseguir vai trazer mais modernidade, agilidade, eficiência e eficácia à PMDF e CBMDF.
    Como pode ser possível, alguém defender a manutenção das tradições de um status falido, ultrapassado e incoerente com o mundo atual modelo de segurança pública praticado no DF, amparando-se em leis caducas e igualmente ultrapassadas? A nossa proposta caminha exatamente na direção de modernizar a segurança revogando essas leis que já não valem mais nada e criar uma nova legislação, apesar dos argumentos contrários de uma oposição que está pensando apenas nos seus próprios interesses.
    Por favor, meus companheiros e amigos Praças da PMDF e CBMDF, compreendam de uma vez por todas que a nossa divisão é o maior trunfo para que os oficiais atinjam os seus objetivos
    Gostaria, neste momento, em que me encontro em grande indignação, de avisar aos oficiais que se continuarem a desafiar a nossa inteligência e paciência, vamos chamar uma assembleia e dessa vez não é para brincar, como fizeram alguns companheiros a pouco tempo, levando parlamentares da oposição para cima do palanque apenas para fazer discursos bonitos e depois sair como se nada estivesse acontecendo, esvaziando as assembleias e desmoralizando a categoria perante o Brasil inteiro. Tudo por falta de noção de categoria e ansiedade em aparecer abraçando políticos em cima do carro de som.
    A nossa próxima assembleia, se houver, será puro-sangue, seremos nós, praças, e somente nós na luta para provarmos que somos uma categoria unida e também sabemos fazer movimento reivindicatório sem a falsa ajuda de parlamentares que não tem vinculação e nem compromisso com a nossa categoria.
    Chega de sermos tratados como otários. Temos de demonstrar, acima de tudo, que somo éticos e sabemos o que estamos, de fato, defendendo.

    Continuação...

    ResponderExcluir
  3. FALA DO GODINHO...

    Temos, ainda, que advertir alguns companheiros que passam o dia todo andando de gabinete em gabinete de parlamentares, de qualquer partido, buscando um apoio que nunca veio e nem virá. Temos de aprender a valorizar a nossa representação e não representantes de outras categorias.
    Nós vamos conseguir vencer as resistências do Oficias. Quando me refiro a nós, estou falando de todos os praças do CBMDF e PMDF, liderados pelo deputado Patrício, que foi o legítimo autor do projeto que será encaminhado pelo governador. Apesar da oposição inoportuna e cruel dos oficiais.
    Nesses anos todos foram muitas as rasteira que levamos, mas dessa vez não aceitaremos, vamos à luta e se preciso for, vamos mobilizar e ir às ruas, mas não como um bando de crianças desorientadas seguindo parlamentares da oposição e sim como categoria de profissionais conscientes dos seus direitos e deveres, mas acima de tudo, com disposição de lutar unidos para atingir os objetivos.
    Leiam a carta dos Oficias e vejam o motivo da minha indignação.
    Pensei em sublinhar alguns trechos, mas penso que não seria necessário uma vez que todo o teor do documento revela o mau mau-caratismo e a incompetência dos seus autores.
    Não me levem a mal alguns companheiros que pensam que vão conseguir "aparecer" em cima da pauta que está em andamento, já vou avisando: Caso o Patrício saia derrotado pelos oficiais quem sairá, realmente, derrotados serão os praças.
    Portanto, eu lhes peço que parem de fazer reuniões que só servem para cansar os companheiro e desgastar a categoria perante os políticos, as autoridades e a sociedade, como um todo. Chega de passar a falsa imagem de que a categoria é incompetente. Sendo que na verdade a nossa categoria não é incompetente, e sim alguns aventureiros que acham capaz de defender os interesses da classe, mas logo se amedrontam diante das ameaças dos regulamentos e passam a falar no dicionário dos oficiais. Chega disso! A hora pede união, coesão e competência.

    Depois dessa carta somente não entenderá o que eu venho falando há anos, quem tiver o interesse de não entender ou, então for, definitivamente contra os praças.

    FONTE: FACEBOOK

    ResponderExcluir
  4. CARO POLIGLOTA FAÇA CONSTAR, EM SEU BLOG O TEOR DA CARTA DOS OFICIAIS AO COMANDANTE GERAL.DISPONIBILIZADO PELO GODINHO NA PÁGINA DO FACEBOOK - SINPMDF, PARA CONHECIMENTO DE TODOS!

    GRATO DESDE JÁ

    ResponderExcluir
  5. Novamente aumento salarial para médico 30%, agora para a PMDF nada, só serviço, por isso só cumprindo horário.
    vamos firmar na tartaruga.

    ResponderExcluir
  6. Acho que estão esquecendo de chamar os novos PMs que passaram nesse último concurso agora e que ainda serão chamados. São mais de dois mil aprovados que estão entrando cheios de gás e prontos para a briga! Com certeza, se o movimento em prol das melhorias para os praças fossem divulgados a eles, seriam muito mais guerreiros nessa luta! Há uma comunidade no Facebook desses que entrarão! Seria interessante que se divulgasse para eles a luta dos praças. Acredito que o volume de pessoas nas reuniões e na luta cresceria bastante!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS AOS MÉDICOS ACABOU DE PASSAR NO DF TV GOVERNADOR ASSINOU ONTEM TRINTA POR CENTO DE AUMENTO PARA OS MÉDICOS....

    ResponderExcluir
  8. Até que gostei desta suposta melhoria.

    ResponderExcluir
  9. O POLICIAL NÃO PARA MESMO DE SONHAR!!!!SÓ SE CONSEGUE ALGUMA COISA AQUI SE FOR NA MARRA GENTE. ENQUANTO ISSO OS OPERACIONAIS CONTINUAM DANDO ENTREVISTA PARA ESSA EMISSORA DO DIABO (RECORD)......EM TODAS AS INSTITUIÇÕES A ELITE SÃO OS MAIS INTELIGENTES,DIGNOS,RESPEITADOS,DESTAQUES,PRODUTIVOS E CRIATIVOS; E NA PMDF SÃO TODOS CONTRÁRIOS DISSO??????

    ResponderExcluir
  10. CARO POLIGLOTA MUITO BOM DIA, SE ESSA FOR A TAL RESTRUTURAÇÃO QUE IRÃO NOS APRESENTAR, FICA A MINHA DUVIDA E A DE MUITOS, EU HOJE QUE SOU CABO COM 20 ANOS, O QUE IRIA ACONTECER COMIGO? POIS VEJO QUE OS NOVOS POLICIAIS QUE ESTÃO ENTRANDO SERÁ UMA MARAVILHA E SE BRINCAR ALGUNS SERAM PROMOVIDOS MAIS RAPIDO DOS QUE JA ESTÃO DENTRO, NÃO ME PREOCUPO COM PROMOÇÕES EU QUERO É SALARIO CONDIZENTE COM A INFLAÇÃO E COM MEU TEMPO DE SEVIÇO, PORÉM SE FOR PARA MELHORAR O SALARIO COM AS PROMOÇÕES O QUE ACONTECERÁ COM OS QUE JA ESTÃO AI A MAIS DE 15, 20, 25 ANOS?

    ResponderExcluir
  11. SERVIDORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TERÃO "30%"DE AUMENTO! FONTE:CORREIOWEB.
    MÉDICOS QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA A POPULAÇÃO TERÃO AUMENTO EM SEUS PROVENTOS DE 14.000,00 PARA 16.000,00 EM 2015.
    JA OS VIBRADORES DA POLICIA MILITAR DO DF TERÃO AUMENTO NO SVG EM JANEIRO DE 2014 SERÁ DE 100 REAIS (ACABOU OS ZEROS), ESTAMOS NA MERDA MESMO.
    EI, VOCE AI POLICIAL, É COM VOCE MESMO QUE EU ESTOU FALANDO, DIA 10/10/2013 HAVERÁ UMA CONCENTRAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES QUE ESTÃO FUDIDOS COM ESSE GOVERNO, SERÁ PELA MANHA NA CLDF, SE VOCE ESTÁ INSATISFEITO COM TUDO ISSO COMPAREÇA.

    ResponderExcluir
  12. OFICIAIS DA PMDF ENGAJADOS CONTRA A REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA. LEIAM A CARTA NO BLOG, DA REDE DEMOCRÁTICA E VEJAM AS COBRAS QUE ESTÃO AO NOSSO LADO, COMO UMA INSTITUIÇÃO DE VAI PRA FRENTE, É POR ISSO QUE CADA DIA EU FAÇO MENOS AQUI. ACORDAM PRAÇAS....ACORDAM PRAÇAS....ACORDAM PRAÇAS.

    ResponderExcluir
  13. A VISÃO DO XERECA SOBRE A REESTRUTURAÇÃO
    1- NESTE ATUAL GOVERNO NÃO TERÁ REESTRUTURAÇÃO
    2- JÁ TEM ALGUNS PEDIDO VOTOS PARA AGNELO E PATRÍCIO NA PM E BM PARA ELES FICAR MAIS QUATRO ANO NO PUDER ASSIM ELES VÃO REALIZAR A TÃO SONHADA REESTRUTURAÇÃO.
    3- SE ELES FOREM ELEITO TUDO SERÁ DIFERENTE A CATEGORIA TERÁ SUA 13 PROMESSAS CUMPRIDAS
    4- ACREDITAR NISSO? TEM ALGUNS OTÁRIA QUE ESTÃO ACREDITANDO
    5- ENTÃO SENHORES NÃO TEREMOS REESTRUTURAÇÃO SÓ SE AGNELO E PATRÍCIO FOR ELEITOS EM 2104
    COISA QUE EU ACHO MUITO DIFÍCIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos votar no agnada e na patifaria para termos nossos direitos assegurados em especial o direito de tudo sair ao tempo do ilustríssimo deputado, tudo assim como em oito anos não saiu nada alem de humilhação e discórdia nas unidades da pm. seu deputado Maquiavel que quer derrubar ate os amigos com medo de que sua inercia os derrube. mais não nos derrubara pois estamos no chão por ter tí elegido para deputado coisa que só agora identificamos que não possui competência para exercer. 2014 por tudo que nos proporcionou vocês terão o retorno ao abrirem as urnas.
      ao ilustríssimo deputado pode continuar no poder mais com voto do Detran, DER, sidsaude, e as outras 22 categorias que tiveram seu apoio em seus pleitos.
      tudo ao seu tempo, e reta final de mandato próximo ao período de eleição e tu vê que não dar mais tempo para fazer nada por aqueles que te deram boa vida, ai tenta montar a discórdia coisa que já temos no nosso meio para jogar a sua culpa em terceiros deputado você e carta fora do baralho a unica carta que existe e a da sua manga que não existe mais valor afinal carta na manga em jogo e roubo no cenário politico pode ser valido.

      Excluir
  14. EXTRA!EXTRA!EXTRA!
    CARTA DOS OFICIAIS NO BLOG DO POLIGLOTA

    ResponderExcluir
  15. PUBLICADA CARTA DOS OFICIAIS NO BLOG. ATUALIZEM SEUS NAVEGADORES APERTANDO F5

    ResponderExcluir
  16. se não houver aumento de salario igualitário , com aos demais da carreira de segurança, não adiantara de nada tudo isso, vou ser stpm daqui a cinco anos ganhando o mesmo que um st ganha hoje, menos que um agente do detran menos que um agente da pc em inicio de carreia. não adianta dar graduação, tem que dar é salario, prefiro ser soldado mas ganhando igual a um agente da pc ou do detran .

    ResponderExcluir
  17. se for pra somente meia dúzia chegar a capitão ou a major, essa proposta que apresentaram é muito melhor....ela beneficia a grande maioria, onde praticamente todos podem alcançar o oficialato..........

    ResponderExcluir
  18. Na última sexta feira 19, na Praça dos Três Poderes em Brasília, a presidente Dilma Rousseff que saia do Palácio do Planalto assistiu uma verdadeira cena de filme policial. Em dois dias na semana a Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal faz a escolta dos presos que são levados para o complexo penitenciário da Papuda em Brasília.

    O comboio da DOE transportava alguns presos cumprindo a rotina quando nas imediações do Lago Sul, uma viatura da Polícia Federal tentou furar o comboio, mas os policiais da DOE não permitiram (foto). A viatura da PF seguiu o comboio até o complexo penitenciário e no retorno, frente ao Palácio do Planalto foi identificada pelos agentes especiais como perseguindo o comboio.

    O agente da PF que condizia a viatura chamou o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT) que se deslocou para o confronto, a coincidência aconteceu justamente no momento em que a presidente Dilma deixava o palácio.

    A cena cinematográfica trouxe pavor a presidente Dilma. O confronto entre as policias foi marcado com rifles snipers com silenciadores, pistolas em punho, megafones, troca de insultos e ameaças de tiroteio. Os policiais se posicionaram na Praça dos Três Poderes transformando o confronto numa verdadeira batalha.

    O comboio presidencial teve que recuar sob o comando do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito. Os policiais aos berros disputavam hierarquia, a presidente Dilma subiu para o gabinete e ligou imediatamente para o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, exigindo a demissão imediata do secretário de segurança, Sandro Avelar.


    O caso ganhou proporção quando mais tarde chegou ao Palácio do Planalto um registro de ocorrência feita pela polícia civil. O relato revela uma operação rotineira de transporte de presos pela Justiça e demonstra a vaidade de um policial federal que tentou demonstrar hierarquia policial, chamando seus companheiros alegando humilhação e quebra de hierarquia. O caso que permanecia em sigilo agora está sendo revelado com exclusividade por esta coluna.

    Fonte: QUIDNOVI

    Cabo Léo

    ResponderExcluir
  19. Por que não deixar o cargo de soldado apenas durante o curso de formação, sendo promovido a cabo logo ao término do CFP?
    Poderia também deixar o cabo com período de (interstício máximo) apenas de 3 anos, período este suficiente para a sua estabilidade, aos moldes da 8.112/90.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com