quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Algumas sugestões para debates, 1ª PARTE

Antes de mais nada, gostaríamos de informar que essa matéria será dividida em 2 partes devido ao grande números de tabelas, o que inviabiliza a visualização de outras matérias na mesma página.

1ª PARTE

Depois de alguns estudos com especialistas nas áreas, resolvemos disponibilizar aos colegas a presente matéria para que possamos debater e, ao mesmo tempo, ensejar que possa ser avaliada pelo comando da corporação, e quem sabe não possa se tornar uma opção imediata de atendimento a alguns anseios dos inúmeros policiais que estão aguardando melhorias, praças e oficiais.

Nosso objetivo é tentar mostrar técnica e financeiramente, que é possível aplicar aos soldados com mais de 10 anos de serviço a habilitação dos cursos CAP e CAEP (Praças) e CAO e CAE (Oficiais), aplicando na Polícia Militar o mesmo princípio aplicado outrora no CBMDF.

Resumo da Legislação acerca dos cursos CAP, CAEP, CAO e CAE

Art. 38. Para o ingresso no Quadro de Acesso é necessário que o policial militar satisfaça as seguintes condições de acesso:
I - possuir os cursos exigidos em leis ou regulamentos, concluídos com aproveitamento;
§ 1o Enquadram-se no inciso I os seguintes Cursos, conforme o caso:
VII - Curso de Formação de Praças, para acesso às graduações de Soldado, Cabo e Terceiro-Sargento;
VIII - Curso de Aperfeiçoamento de Praças, para acesso às graduações de Segundo-Sargento e Primeiro-Sargento;
IX - Curso de Altos Estudos para Praças, para acesso à graduação de Subtenente; e

Art. 40. Serão estipulados limites quantitativos de antiguidade que definirão a faixa dos policiais militares que concorrerão às promoções ao grau hierárquico superior.
§ 1o Os limites quantitativos de antiguidade são os seguintes:
I – 1/4 (um quarto) do previsto em cada grau hierárquico dos quadros constantes do Anexo I;

Art. 42. Para ser promovido pelos critérios de antiguidade ou de merecimento, é indispensável que o policial militar esteja incluído no Quadro de Acesso.

Senhores, como podem observar o CAP (Curso de Aperfeiçoamento de Praças) e o CAEP (Curso de Altos Estudos de Praças) são requisitos para a promoção, sendo o primeiro para o acesso à graduação de Segundo-Sargento e o segundo para acesso à graduação de Subtenente. Para os Oficiais, CAO e CAE na mesma proporção.

Em momento algum a Lei 12.086/2012 estipula que SOMENTE o Terceiro-Sargento fará o CAP ou SOMENTE o Primeiro-Sargento fará o CAEP, assim como os 1º e 2º Tenentes, o Capitão e o Major (para o CAO e CAE), deixando margem ao administrador para no melhor momento fazê-lo.

No CBMDF esta discricionariedade foi e é usada há algum tempo, pois temos Segundos-Sargentos lá que já possuem o CAEP, mesmo com o Quadro de Promoções travado. Mesmo que o 2º SGT não tenha ideia de quando será Subtenente, em contrapartida ele já estará usufruindo do aumento no Adicional de Certificação Profissional.

As tabelas abaixo, apesar de não expressarem a exatidão e valores devido a outros fatores, demonstra a estatística levantada por nós (NMU) e especialistas na legislação de uma estimativa muito próxima de benefícios imediatos tanto para as Praças como para os Oficiais.

PRAÇAS POLICIAIS MILITARES

Graduação
Soldo
CAP - 20%
CAEP - 30%
Total CAP+CAEP
ST
R$ 1.460,70
R$ 292,14
R$ 438,21
R$ 730,35
1º SGT
R$ 1.272,69
R$ 254,54
R$ 381,81
R$ 636,35
2º SGT
R$ 1.087,57
R$ 217,51
R$ 326,27
R$ 543,79
3º SGT
R$ 968,98
R$ 193,80
R$ 290,69
R$ 484,49
CB
R$ 726,01
R$ 145,20
R$ 217,80
R$ 363,01
SD
R$ 639,24
R$ 127,85
R$ 191,77
R$ 319,62
Graduação
Líquido do CAP
Líquido do CAEP
Total CAP+CAEP
ST
R$ 195,92
R$ 293,87
R$ 489,79
1º SGT
R$ 170,70
R$ 256,05
R$ 426,75
2º SGT
R$ 145,87
R$ 218,81
R$ 364,68
3º SGT
R$ 129,96
R$ 194,95
R$ 324,91
CB
R$ 97,38
R$ 146,06
R$ 243,44
SD
R$ 85,74
R$ 128,61
R$ 214,35
Graduação
Total
sem CAP
sem CAEP
ST
555
0
0
1º SGT
2038
0
1538
2º SGT
2185
0
2185
3º SGT
2901
2200
2901
CB
3560
3560
3560
SD
583
583
583
Efetivo
11822
6343
10767

            Os Soldados mencionados possuem mais de 10 anos de Serviço dentro da PMDF, mas atualmente o Quadro de SD QPPMC é de 1825, contando com os Soldados incluídos na PMDF em 2010.

            Conforme podem observar, os dados podem ser assustadores, mas infelizmente são reais; por meio da DISCRICIONARIEDADE o Comandante-Geral poderia Aperfeiçoar todos os Policiais com mais de 10 anos, reparando assim os danos que a Lei 12.086/2009 ocasionaram.

Num momento de extremo arrocho salarial, uma ação dessa natureza ocasionaria indiretamente um Aumento Líquido para os Policiais, beneficiando, principalmente, o círculo de Cabos e Soldados, justamente os mais prejudicados até o momento.

Pedimos aos companheiros que todas as ações que possam ser benéficas para os integrantes da corporação sejam agregadas imediatamente. Sabemos que se depender única e exclusivamente da vontade política do governo nem tão cedo alcançaremos benefícios, principalmente por estarmos numa posição de abandono total, que sinceramente esperamos ser momentânea.

NOVO MOVIMENTO UNIFICADO PM/BM

Tenente Poliglota, Sgt BM Rivailton, Sgt Eusvan, CB Eliomar, Sgt Carlos e Colaboradores

53 comentários:

  1. DIFICIL ESSE PT FAZER ALGUMA COISA PARA NÓS, É POR ISSO E MUITO MAIS QUE SÓ CUMPRO A ESCALA MESMO, SOU UMA TARTARUGA GIGANTE ATE 2015.

    DIA 13/09 VAMOS LOTAR AQUELA PRAÇA.

    ResponderExcluir
  2. DIFICIL ESSE PT FAZER ALGUMA COISA PARA NÓS, É POR ISSO E MUITO MAIS QUE SÓ CUMPRO A ESCALA MESMO, SOU UMA TARTARUGA GIGANTE ATE 2015.

    DIA 13/09 VAMOS LOTAR AQUELA PRAÇA.

    ResponderExcluir
  3. POLIGLOTA VC SABE ALGUMA COISA CONCRETA SOBRE O PM SE APOSENTAR AOS 25 ANOS DE SERVIÇO, E SE PODER SER USADO O TEMPO NO SERVIÇO MILITAR, NA CONTAGEM, POR FAVOR.

    ESTAMOS JUNTOS RUMO A 2014.

    ASS: POLICIAL TATARUGANDO

    ResponderExcluir
  4. Um detalhe que vale ser lembrado na questão dos Oficiais, é que a Casa Militar já assessorou o governador para que a redução fosse somente de 50% conforme prevê a Lei 12.086 e ratificado no DODF, página 162, de 08/08, através da publicação de Decreto do governador. Ou seja, não haverá a redução em 75% para os mesmos.

    NOVO MOVIMENTO UNIFICADO PM/BM

    Tenente Poliglota, Sgt BM Rivailton, Sgt Eusvan, CB Eliomar e Sgt Carlos e Colaboradores

    MAIS UMA VEZ CORONEL DA CASA MILITAR INFELIZMENTE ESTE SENHOR SÓ ATRAPALHA UMA VERGONHA. ELE VAI SE PROMOVIDO

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...
    Ah! seriá muito bom, mas creio que somente pela via administrativa não seja possível.
    Vejo que o maior empecilho para a consecução de nossos objetivo esta na parte financeira. Vocês fizeram mesmo que por "alto" o impacto financeiro que esta proposta irá gera? Pois sabemos que tudo que envolve dinheiro não vem fácil.
    Outra questão é o próprio artigo em comento:
    Art. 38. Para o ingresso no Quadro de Acesso é necessário que o policial militar satisfaça as seguintes condições de acesso:
    I - possuir os cursos exigidos em leis ou regulamentos, concluídos com aproveitamento;
    § 1o Enquadram-se no inciso I os seguintes Cursos, conforme o caso:
    VII - Curso de Formação de Praças, para acesso às graduações de Soldado, Cabo e Terceiro-Sargento;
    VIII - Curso de Aperfeiçoamento de Praças, para acesso às graduações de Segundo-Sargento e Primeiro-Sargento. No meu ponto de vista a própria interpretação gramatical deste inciso não da margem para tal discricionariedade ora citada ( se o requisito maior é ser 3° SGT, para poder fazer o CAP e consequentemente ascender ao grau seguinte). E certo que todas as possibilidade que venha a nos beneficiar tem que ser colocadas em discussão (desta forma como faz o NMU, com responsabilidade, seriedade e transparência). No minha opinião creio que só administrativamente será muito difícil. Mas se a assessoria do NMU diz haver possibilidade.
    73000, 12 anos para o RR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 73000, 12 anos para o RR, vejo que você tem uma boa visão da interpretação do direito, mas se esquece que existem outras interpretações possíveis, e a hermenêutica explica muito bem isso. Um grande exemplo que posso citar é a solução dada para a aplicação do interstício além dos 50%. Portanto, "data vênia", hei de discordar de sua interpretação literal sugerida acima. E outra coisa, que se possa apontar ou postar argumentos que reforcem a possibilidade de implantação desses cursos em larga escala. Encare isto como uma crítica construtiva, ok? No mais, me sinto grato pela sua participação, pois vejo que é uma pessoa esclarecida e interessada em somar. Espero ler novas contribuições de Vossa Senhoria. Obrigado.

      1° SGT EUSVAN
      NMU

      Excluir
    2. Boa noite...
      Certamente, eu somente fiz uma analise acerca do que foi postado, uma vez que, não tinha nenhum material no que tange a nossa legislação para melhor fundamentar ou até mudar minha opinião. Mas tenho a confiança e plena convicção que isto foi feito pelo NMU, para subsidiar tal enquete.
      No mais, faço votos para que esta proposta seja levada adiante e implementada, pois irá nos beneficiar, muito mais do que pensam.

      73000, 12 anos para RR.

      Excluir
  6. FATO! Não adiante ficar especulando. A PMDF oferece a pior carreira entre os servidores públicos. Aliás, nem somo servidores públicos, somos militares do DF, o que só nos traz diversas obrigações, e nos retira vários direitos, entre eles o da livre manifestação de nossos pensamentos e indignações. Todos os servidores civis do DF estão conseguindo melhorias significativas em suas carreiras. Várias pessoas fizeram concursos pra ter salários inicial menor que o da PMDF, e hoje ganham bem mais que um soldado, graças a planos de carreira bem feitos. NÃO HÁ NENHUMA MOTIVAÇÃO PRA UM SER HUMANO CONTINUAR NA PM. DICA PARA OS MAIS NOVOS: ESTUDEM, ESTUDEM E ESTUDEM!!! FAÇAM CONCURSO PRA QUALQUER CARREIRA FORA DA PM, ATÉ PRA GANHAR MENOS, POIS, COM CERTEZA, APÓS POUCO TEMPO ESTARÃO GANHANDO MUITO MAIS!!! Além de trabalhar menos, sem concorrer a SERVIÇO EXTRA SEM REMUNERAÇÃO, SERVIÇO VOLUNTÁRIO MAU REMUNERADO (SEMI-ESCRAVIDÃO VOLUNTÁRIA), ESCALA DE REPRESENTAÇÃO PRA FAZER NÚMERO EM EVENTOS... Obs.: Sabiam que PPMM não tem direito a suspensão condicional do processo e transação penal se cometerem crimes de menor potencial ofensivo? Esse direito é garantido à Policiais Civis, Federais, Agentes do DETRAN, DER, Técnicos Penitenciários, etc. Ou seja, se forem prender alguém, cuidado com as lesões corporais leves, comuns em caso de resistência a prisão, pois se o "preso" tiver um bom advogado, vocês podem responder a processo e correm o risco de ir a conselho de disciplina ou responder PAL se não tiverem 10 anos de serviço. QUAL O MOTIVAÇÃO PRA PERMANECER NA PMDF?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...
      Você se refere aos Crimes próprio ou impróprios, ou ao dois? Mas na dúvida e bom sempre estar papirando nossas Legislação tanto civil como a militar. Pois MOTIVADOS ou não TARTARUGANDO ou não, é a elas que estamos sujeitos.

      73000, 12 anos para RR.

      Excluir
    2. Crimes militares próprios e impróprios. Basta que seja crime militar. Se for julgado pela Auditoria Militar não há direito aos benefícios da Lei 9.099/95, já que o Art. 90-A diz que essa lei não se aplica à Justiça Militar.

      Excluir
  7. Não compreendi a exclusão dos Policiais Militares
    das últimas turmas do CFP. O que impediria nessa linha de raciocínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAMBÉM NÃO ENTENDI.. DO PORQUE EXCLUIR OS RECRUTAS??
      POIS QUERENDO OU NÃO, EM MOMENTO ALGUM NA LEI 12.086/09, VI OU LI ALGUMA MENÇÃO SOBRE TAL EXIGÊNCIA..
      OU SEJA, A ÚNICA COISA QUE É CERTA E QUE TAIS CURSOS SÓ DEPENDE "EXCLUSIVAMENTE" DO AVAL DO NOSSO COMANDANTE GERAL!! E PONTO!!
      DO MEU PONTO DE VISTA, ISSO NÃO ESTÁ CERTO.. POIS SÓ QUEREM FAVORECER UM GRUPO ESPECIFICO, ASSIM COMO FOI FEITO COM ESSA LEI.
      LOGO, VÃO FICAR DE FORA NÓS.. OS APOSENTADOS.. QUE TREM É ESSE?!
      REALMENTE, SE ISSO FOR PRA FRENTE.. SÓ DARÁ MAIS GÁS PROS RECRUTAS PEGAREM O BECO PRA QUALQUER COISA!! E O NÚMEROS ESTÃO AI PRA CONFIRMAR ISSO.. ESSA LÓGICA DE QUERER SÓ FAVORECER UM GRUPO, É ERRADA!! QUE UNIÃO É ESSA?!


      NOVINHUUU

      Excluir
    2. ultimas turmas do cfp é para estudar para sair dessa merda!

      Excluir
    3. Na PMDF,as coisas são feitas para atrapalhar o máximo possível.Uma saída dessa,jamais seria pensado ou aceita pelos Oficias. Se for bom para o Praça,então tá fora de cogitação.Se os oficiais PMDF conseguissem se espelhar na gestão eficiente e eficaz,pelo menos,igual as da associação dos carroceiros da expansão da Samambaia,da associação do catadores de lixo da estrutural,da associação dos desentupidores de fossa séptica e dos limpadores de latrina,...podem ter certeza que estaríamos muito melhor.Qualquer coisa,MAS EU FALEI QUALQUER COISA,é melhor gerida,pensada,administrada que a PMDF..Um lugar onde se passa 12,14 anos para se conseguir a primeira ascensão na carreira,pode se considerar LIXO do ponto de vita administrativo..Não conheço na terra,no sistema solar,na via láctea..alguma instituição assim..só as PMs.


      CB

      Excluir
    4. Entendo que o lance seja porque os polícias com 10 anos estão prejudicado s(73 mil) e os novos policiais sairão Sgt normalmente com 6 anos de serviço e com o tempo irão fazer os cursos normalmente, o problema hoje são os antigos onde o cara com 17 anos ainda é CB...
      os policiais que entraram na PMDF em 2010 serão promovidos normalmente em ABR2014, portanto já teremos CB
      com menos de 4 anos... o que precisamos ficar atentos é com as reservas remuneradas pois essas vagas podem e devem influenciar nas promoções e por ai vai... Eles serão SGT com menos de 7 anos... Essa medida do CAP/CAEP é para beneficiar o ANTIGO mesmo, porque o novinho está com a carreira encaminhada e só sai para outro órgão se quiser. Então para eles a situação está confortável.

      Excluir
    5. OHHHH COLEGA (16:50), COMO ASSIM SAIREI SGT EM 6 ANOS?!
      FICOU DOIDO?! OU PERDEU A NOÇÃO?!
      VAMOS AO CASO CONCRETO!!
      HOJE AONDE ESTÁ O NOSSO MAIOR GARGALO...
      CB E 3 SGT, CORRETO!!
      OU SEJA, COM VOU SAIR SGT SE NESSES DOIS NÃO DÁ VAGA?!
      OU ESTÁ SUPONDO QUE DO NADA VÃO PRA RESERVA 5MIL?!
      POIS SÓ ASSIM E OLHE LÁ, SERIA POSSÍVEL EM 6 ANOS SAIR SGT..
      RESUMINDO, SE ESSE GARGALO NÃO FOR DESAFOGADO.. NÃO ADIANTA QUE NÃO SUBO!!
      DETALHE, PRA EU SAIR CB.. É NO MÍNIMO EXIGIDO QUE OS 70MIL ESTEJA QUASE SAINDO SGT.. E ISSO, TODOS SABEMOS QUE VAI LEVAR MUITO TEMPO!!
      E QUESTÃO DE LÓGICA!! ENQUANTO FOR DEPENDÊNCIA DE VAGA, SEMPRE A BASE E A QUE MAIS SERÁ PREJUDICADA.. OUTRA COISA, ESTÁ NO QUADRO DE ACESSO NÃO QUER DIZER NADA, POIS PRECISAMOS DE COISAS CONCRETAS!!
      TOMEM COM EXEMPLO O PASSADO, QUANTOS FICARAM ANOS NESSE QUADRO E NUNCA FORMA PROMOVIDOS..

      PS: NÃO VEJO CONFORTO ALGUM NISSO?! POIS A LÓGICA E A SEGUINTE, SE BENEFICIAR NO TOPO.. A BASE TAMBÉM TEM QUE SER!! AGORA, FICAR EXCLUINDO A BASE SÓ PORQUE TEM QUE FAVORECER O TOP É SEM LÓGICA.. OU SEJA, O CICLO DO MAL NÃO TERMINA.. POIS MUITOS PARTEM DO PRESUPOSTO QUE SE EU ME FU NO PASSADO, O NOVINHO TEM QUE MAIS É QUE SE FUDER.. E QUEM SABE PERDENDO E O COLETIVO!! POR CONTA DISSO QUE ESSA COMISSÃO NÃO ME AGRADA, POIS O ÚNICO PRAÇA QUE TEM É UM SUB.. E ME PERGUNTO?! O QUE ELE VAI FAZER PRA MELHORAR A VIDA DAQUELES QUE ESTÃO A BAIXO DELE?! VIRAM A LÓGICA..


      NOVINHUU

      Excluir
    6. Bem e paz a todos. Percebo que nem todos se ativeram à relevância da matéria proposta. Gostaríamos que todos se ativessem ao tema proferindo suas críticas de forma construtiva, com sugestões que possam melhorar o acima sugerido. Quanto ao questionamento do porquê de apenas os soldados com mais de dez anos terem sido relacionados e os mais novos terem ficado de fora,poderia elencar alguns motivos, mas prefiro não fazê-lo, pois isto só daria munição para uma possibilidade de negativação de implantação desses cursos a todos e o nosso intuito intuito é procurar soluções e não entraves. Portanto, fica aí a dica para discussão onde cada uma possa contribuir postando motivos relevantes para que todos possam ser agraciados. Não somos os donos da verdade, apenas estamos nos empenhando em busca de melhorias para todos. E nesse sentido o tema foi justamente sugerido para ser discutido e aperfeiçoado, e, quem sabe, para que quem de direito possa analisá-lo como uma perspectiva a mais de incentivo aos integrantes da corporação. Uma boa leitura e discussão a todos.

      1° SGT EUSVAN
      NMU

      Excluir
    7. Esse é o problema amigo vão falar para os senhores que não deram sangue ainda como falaram com a turma 73 milhão, esse é o problema da pmdf o que os antigões passaram querem que os novinhos passem infelizmente aqui funciona assim.

      Excluir
    8. Eusvan! Se agente conseguisse pelos menos copiar o que foi aprovado na lei dos bombeiros já estaria bom demais, lá foi contemplado ativo e inativo. Como nós não temos pessoas que pensam na melhoria de todos, iremos ralar por um bom tempo.
      Tem hora que penso ou nós somos uns tremendos idiotas ou somos burros mesmos. Já falei isso antes aqui: A pm não vai durar mais do que 10 anos, culpa dos administradores. Digo isso porque em outras instituições os chefes querem o melhor pra sua empresa seja privado ou do estado.

      Excluir
    9. DE FATO E DISSO QUE MAIS TENHO NOJO E PRINCIPALMENTE "PENA"!!

      E O CARA TER SIDO HUMILHADO, ESCRUVELADO, PRETERIDO E ETC.. POR ANOS, E QUANDO CHEGA PELO MENOS NA METADE DA ESCADA OU NEM ISSO.. JÁ SE ACHA MELHOR DO QUE OS OUTROS OU PIOR, QUER DEVOLVER TODA ESSA CARGA NEGATIVA RECEBIDA POR ANOS!! É LAMENTÁVEL..

      SÓ DIGO UMA COISA, QUEM TEIMA EM CONTINUAR NO CICLO DO MAL.. UMA HORA SERÁ COBRADO, ISSO É FATO!! POIS E A MESMA LÓGICA DO DITADO POPULAR:

      "SÓ COLHEMOS O QUE REALMENTE PLANTAMOS"

      OU SEJA, PLANTE O MAL.. QUE COLHERÁ O MAL..


      RESUMINDO, NAS OUTRAS CATEGORIAS AS COISAS ANDAM JUSTAMENTE PORQUE TODOS QUEREM CAMINHAR PELO MENOS PRÓXIMO AO OUTRO!! JÁ AQUI, POR TER ESSE ESTIGMA DE "LIMITARISMO" AQUELES QUE ESTÃO A CIMA NÃO QUEREM VER O LADO OU SE QUER HONRA SUA ÉPOCA QUE TAMBÉM FOI TAL COISA.. COLOQUEM NA CABEÇA, ESTAMOS AQUI PASSAGEIROS!! NADA É ETERNO.. SE MUITOS AQUI PARASSEM DE ACHAR QUE SÓ PORQUE É ISSO PODE FAZER AQUILO SÓ PRA TER O PRAZER DE DEVOLVER O MAL RECEBIDO, JÁ SERÍAMOS A MELHOR INSTITUIÇÃO DO BRASIL!! SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER..

      PS: NA LEI TODA ELA NÃO VEJA OU EXIGE QUE APENAS UM GRUPO PODE FAZER TAIS CURSOS, É SIM QUE E EXCLUSIVAMENTE ATO DO COMANDO. OU SEJA, SE ELE QUISER FAVORECER SUA TROPA, ELE LIBERA OS CURSOS, ASSIM COMO VENHO FALANDO DESDE O ANO PASSADO!! DAÍ SOBRE OS QUESTIONAMENTOS QUE SÓ PODE SER 3 SGT.. OU 1 SGT.. NÃO COLA!! POIS NA LEI, A ÚNICA EXIGENCIA QUE ELA MENCIONA E QUE PRA SER PROMOVIDO DEPENDE SIM DESSES CURSOS. AGORA SE O POLICIA JÁ TIVER, NADA IMPEDE.. RESUMINDO, A EXIGÊNCIA É APENAS ESSA. LOGO, TODOS "PODEM" SIM FAZER O REFERIDO CURSO.. E DAÍ LÁ NA FRENTE QUANDO CHEGAR SUA COBRANÇA, MUITOS JÁ VÃO ESTÁ HABILITADOS!! OUTRA COISA, TOMEM COMO EXEMPLO, NÓS RECRUTAS.. JÁ SAIMOS HABILITADOS PRA SERMOS 3 SGT.. DAÍ LHE PERGUNTO?? E OS QUE ERAM SD´S E CB´S ANTES DO CFP?? O QUE HOUVE?? SE VOCÊS NÃO LEMBRAM, TODOS FORAM HABILITADOS NO NÍVEL EQUIVALENTE PELA EXIGÊNCIA DA LEI E LOGO ESTÃO TAMBÉM NIVELADO CONOSCOS.. PORTANTO, ESSA É A LÓGICA QUE SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER REALMENTE AJUDAR O COLETIVO.

      OBS: SOBRE A EQUIPARAÇÃO DO ANEXO DOS BOMBEIROS, "SOU TOTALMENTE" A FAVOR.. POIS QUERENDO OU NÃO, ESSE ANEXO E MIL VEZES MELHOR DO QUE O NOSSO DA PM.. QUE FICA A DEER EM VÁRIOS QUESITOS! SE NUM SAIR UMA RESTRUTURAÇÃO MELHOR DO QUE ESSA, QUE SEJA PELO MENOS IGUAL PARA CORRIGIRMOS ALGUNS ERROS.


      NOVINHUUU

      Excluir
    10. Parabéns pelo sua visão, novinhuuu...gosto de ler seus comentários. Parabéns meeesmo.

      Excluir
  8. PRECISAMOS INTENSIFICAR MAIS NA OPERAÇÃO TARTARUGA , POIS NESSE DESGOVERNO JAMAIS TEREMOS ALGUMA COISA EM RELAÇÃO AO SALÁRIO. ESSE É O PIOR GOVERNO QUE JÁ PASSOU NO DF. PT NUNCA MAIS COM FÉ EM DEUS VAMOS JUNTO COM A OPOSIÇÃO BANI ESSA CORJA EM 2014. JOGUEI MEUS 160 VOTOS FORA QUE ARRUMEI.

    ASS: PM DESMOTIVADO TOTAL.

    ResponderExcluir
  9. SÓ ENGANAÇÃO CMT GERAL REUNIÃO ONTEM COM POLICIAIS AGREGADOS E O SUB PATO INFORMANDO QUE A REESTRUTURAÇÃO ESTA SENDO FEITA E EM 2014 SERÁ APRESENTADA PARA DISCUSSÃO. AÍ É BRINCADEIRA E AINDA TEM COLEGA QUE ACREDITA NO CMT GERAL, AMIGO 25 ANOS DE SERVIÇO NUNCA ACREDITEI EM UMA PALAVRA DE OFICIAL. OS PRAÇAS TEM QUE CRIAR VERGONHA NA CARA E PARA DE PEGAR OCORRÊNCIAS, ONTEM PM DO CHOQUE QUASE MORRERAM NA 070, COM VIBRAÇÃO. NÃO VALE APENA SÓ CUMPRIR O HORÁRIO. VAMOS MOBILIZAR MAIS GENTE ESTAMOS LASCADOS NA MÃO DESSE PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde...
      Eu não consigo entender o que tem haver pegar ocorrências, com erros estruturais/institucionais que se arrastam por décadas, e que para serem resolvido "NÃO VAI SER DA NOITE PARO DIA", precisamos entender o que se pode fazer por vias administrativas (CMDO) e o que nesciamente passar pela via política (GDF/UNIÃO). Ou será que pensam que e só chegar nas Casas Legislativa e dizer aprova esta lei e pronto. Pela prossifão que temos, estamos sujeitos a qualquer eventualidade, seja de serviço ou de folga, tartarugando ou não.
      O que aconteceu com a equipe do PATAMO, está sujeito acontecer com qualquer um de nós, ou alguém duvida?
      No mais faço votos de pleno restabelecimento da saúde de nossos colegas que sofreram este acidente.

      73000, 12 anos para RR.

      Excluir
    2. NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS,COMIGO NÃO ACONTECE NÃO!!!! É MAIS FÁCIL EU MORRER ENGASGADO COM UM PEDAÇO DE SANDUBA DURANTE O RF.

      JÁ FUI OTÁRIO!!!!

      70 MILHÕES.





      Excluir
  10. Poliglota me responda por favor?
    quem reformou como terceiro sargento receberá alguma baba?
    Se não o nivelamento dos bombeiros é muito melhor,será que o comandante geral não tem capacidade nem de copiar a lei dos Bombas?
    vem com historia de curso,cade o nivelamento ?

    ResponderExcluir
  11. Companheiros não se iludam, qualquer eu disse e repito qualquer governador vai sempre se criar as nossas custas, e não vamos poder fazer nada a não ser obedecer, pois somos regidos pelo famigerado RDE, portanto não adianta dizer que tudo isso é culpa do Agnelo ou do PT, visto que fizemos manifestações contra os famigerados Roriz e o mão de macaco Arruda.

    ResponderExcluir
  12. Redução de interticio para que os "novinhos" possam fazer o CAP e CAEP.

    ResponderExcluir
  13. Poxa. Bem que poderíamos receber ao menos o cap e o caep. Ao menos isso poderiam acelerar para nós, pois estamos passando dificuldades. Ótima matéria. Continue assim Poliglota!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde prezado colega 73000, 12 anos para RR,

    Coaduno com suas palavras e peço aos estimados companheiros e leitores que analisemos os fatos antes de criticarmos ações. Evidente que os colegas da PATAMO que sofreram esse terrível acidente não planejaram isso e estavam tão somente imbuídos do espírito policial para solucionar o problema. Como se já não bastasse o sofrimento físico e psicológico não acho prudente que julguemo-los pela fatalidade.

    Duas boas matérias para debate foram postadas e acho que podemos fazer a diferença debatendo-as e mostrando a realidade a quem de direito. Devemos sim agradecer a Deus pela vida de nossos colegas que não foram perdidas e nos ater a algo que realmente possa somar. Na minha visão acho que foi uma fatalidade que poderia e pode acontecer com qualquer um de nós.

    Confiante no entendimento, agradeço a todos,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  15. TENENTE POLIGLOTA QUERIA FAZER UMA DENUNCIA DE QUE TODOS OS BLOGS FORAM BLOQUEADOS NO QG.OS ÚNICOS MEIO DE INFORMAÇÃO QUE TEMOS AGORA NÃO PODEMOS MAIS ACESSAR.ESTÃO QUERENDO NOS CALAR.ISSO É DITADURA?

    ResponderExcluir
  16. Na pmdf portaria e festa, que diga o senhor coronel suamy, fez somente portarias para prejudicar os praças, não teve nenhuma para beneficiar a maioria, agora depende somente do atual se quiser alguma mudança para ajudar a categoria. Não temos apoio nem da sociedade hipócrita nem dos altos comandos, de prova e o acidente que houve com os colegas da patamo no acidente da br 070, quem tiver duvida vá no G1DF e veja as criticas nos comentários de alguns cidadães desta sociedade, que mesmo os policiais correndo atrás do prejuízo deles tem uma chuva de comentários criticando a atitude deles, tais como até do regate do helicóptero ao policial em estado grave e outros pedindo para usar o bafómetro nos mesmos, e nós saímos de casa não sabemos se voltaremos vivo e estamos todos os dias para defendelos, será que vale a pena a nossa luta diária? além de não ser valorizado pelo gdf, a sociedade só nos da valor quando precisa de um policial. ASS: NASCIMENTO (O CABEÇÃO).

    ResponderExcluir
  17. o poliglota fala várias línguas do entendimento,do respeito,da camaradagem,da legalidade,da visão futurista,da objetividade e enquanto isso quem deveria fazer tudo isso não o faz.Querem um exemplo? vocês lembram do Sgt Zica? pois é, depois de tantas idas e vindas,o "judiciário" entendeu o seu problema e não tipificou aos olhos do Estado e da lei o que somente um cidadão chamado tc schweitzer viu;diante disso o mesmo(tc schweitzer)foi denunciado pelo ministério público.
    parabéns Sgt Zica e prepara o bolso coronel e que isso sirva de exemplo;essa não é a policia militar que queremos e nem o paisano imagina que isso acontece aqui dentro;é só trairagem,sacanagem etc....e ainda tem oficial QOPMA querendo furar os olhos do comando,não é mesmo Major Pádua? querendo atrapalhar o pouco andamento da reestruturação de nossa lei;o senhor se esqueceu que foi sargento e subtenente e agora quer sacanear todo mundo? tomara que não.já não temos representantes no poder e ainda temos que conviver com isso.me poupe e deixe o comandante jooziel trabalhar em paz;
    poliglota poliglota,no meu quartel,na minha casa,o meu qru,os meus amigos do futebol(vascainos,flamenguistas,botafoguenses,tricolores,corinthianos,ceilandenses,
    gamenses e terrenses)todos votarão em você se DEUS quiser;vamos tirar essa corja,esse resto,esses incompetentes , aproveitadores politiqueiros safados que não fazem nada.e você pm para de ser besta e vacilão,pois só sofre quem quer e não quem é burro.

    ResponderExcluir
  18. Policiais fazem passeata pela PEC 300 no Recife

    Policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários fizeram nesta quinta-feira uma passeata da Praça do Derby, no centro do Recife, até à sede provisória do governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, na região metropolitana. Eles querem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que equipara os salários dos trabalhadores na área da segurança em todo o País e melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
    "Pernambuco tem o sexto pior salário do Brasil para bombeiros e militares", afirma a Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares no Estado (ASSP-PE). Pacífico, o protesto, em horário de pico, tendo como percurso a Avenida Agamenon Magalhães, provocou congestionamento. A via liga Olinda à zona sul da capital pernambucana. Ao chegar à sede provisória do governo, por volta das 18 horas, uma comissão de manifestantes foi recebida pelo secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, a quem entregaram a pauta de reivindicações. O governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, cumpre agenda no interior do Estado.

    FONTE: http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?policiais-fazem-passeata-pela-pec-300-no-recife&id=489642&secao=N

    COMENTO: Jornal de Brasilia, seu dono: PAULO OCTAVIO.

    ResponderExcluir
  19. DITADURA : NÃO PODEMOS MAIS ACESSAR OS BLOG'S PELA PMDF

    POR QUE SERÁ???????.....
    DITADURA... DITADURA... DITADURA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODAS AS UNIDADES QUE TIVEREM COM BLOQUEIOS VAMOS DENUNCIAR NOS BLOGS. A DITADURA JÁ ACABOU A DÉCADAS E NÃO QUEREMOS QUE ELA VOLTE NUNCA MAIS.NÃO CREIO QUE O CEL JOOZIEL ESTEJA PARTICIPANDO DISSO.FICA ALERTA AÍ COMANDANTE O SENHOR NÃO É IGUAL AO SUCURY.

      Excluir
  20. AO COLEGA 73.000, TE PERGUNTO COMO FOI QUE TODAS CATEGORIAS QUASE QUE DOBRARAM SEUS SALÁRIOS NOS ÚLTIMOS AUMENTOS DADO PELO GOVERNO? TE RESPONDO COLEGA PARARAM OU AMEAÇARAM PARAR E O GOVERNO ABRIU AS PERNAS, OUTRA PERGUNTA TU ACHA QUE NÓS COMO VAMOS CONSEGUIR ALGUMA COISA COM QUALQUER GOVERNO QUE AI ESTEJA? RESPOSTA SÓ NA UNIÃO DA TARTARUGA TODOS NUM SÓ OBJETIVO FAZENDO NADA, SE A POPULAÇÃO TIVER QUE SOFRER EU SO LAMENTO COMPANHEIRO ELES NÃO ESTÃO NEM AI PRA NÓS MESMO, SÓ VEJO UMA COISA NA VIBRAÇÃO PREJUISO E MAIS PREJUISO, EU TAMBÉM JÁ PENSEI ASSIM COMO VC HA MUITO TEMPO ATRÁS, GRAÇA A DEUS ACORDEI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro com este seu PREJUISO, vamos continuar ganhando sempre menos que os demais da segurança pública. (prejuízo)

      Excluir
    2. Boa tarde...
      Concordo com você em parte quando se refere a UNIÃO. MAS não desta forma suprindo preceitos legais e morais que sempre nos nortearam, seja como policiais integrante da PMDF ou como cidadãos membros desta Sociedade, (pelo menos penso desta forma pois tenho família e amigos). Agora te respondo com as outras categorias conseguiram obter exito em seus pleitos, foi através de propostas plausíveis (planejadas, fundamentadas), articulações políticas e como você bem disse UNIÃO ( que pelo visto nos falta e muito), mas tudo isto demanda tempo ( Nossos problemas vem de décadas, e não é só por culpa da administração é também por culpa nossa, que sempre pelo comodismo aceitamos tudo, aí te pergunto você acha que iremos resolver tudo rapidamente?) Veja desde os "200" e que realmente estamos se organizando, saindo deste SENSO- COMUM, onde eramos facilmente influenciados e consequentemente controlados por "pseudos lideres", veja que hoje não e bem assim, isto se chama SENSO-CRÍTICO, vamos mudar a mentalidade para podermos crescer.

      73000, 12 anos para RR.

      Excluir
  21. sgtº geová disse:
    bem senhores, vejo q muitos estão voando no debate proposto. em um debate a meta é sugerir idéias que beneficiem todos sendo debatidas pelos participantes. infelizmente quando fizeram a lei supracitada não pensaram nos novinhos. o que sugiro é a continuidade nas conversações com o cmt geral, levando as propostas aqui debatidas. outra seria vê se é possível por meio de portaria o cmt geral fazer as mudanças?! e finalizando a promoção deveria ser independente de vagas a todos.
    que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  22. irmãos ,queiram ou não, os governos e alguns oficiais bitolados,as pms estão se mobilizando,todos os estados estão acordando,os gigantes e escravos da segurança publica do brasil,aqueles que carregam o fardo maior da segurança e não são reconhecidos como deveriam, estão acordando,a democrácia é de suma importancia para esta luta ,queremos nossos direitos como qualquer outro trabalhador,é chegada a hora da pmdf dar sua contribuição,dignidade,respeito,valorização salarial,esses são alguns itens que todo trabalhador almeja,e isso não foge a regra para nós,união ,respeitar o que é acordado nas assembleias pelo nmu,estes são alguns fatores que fazem uma instituição forte,fugindo disso,seremos apenas um bando,sem rumo certo.fui.

    ResponderExcluir
  23. Cato Ten Poliglota,

    No quartel em que trabalho há várias discussões em andamento sobre uma possível reestruturação que estão veiculando em reuniões setorizadas, na qual um policial antigo de matrícula passará na frente de antigos de graduação, quebrando a hierarquia.

    Esses policiais, que já estão vendo uma futura preterição, esperam que caso o projeto vingue, não seja aprovado e também esperam que Vossa Senhoria não esteja de acordo com esse natimorto projeto, haja vista que todos esses policiais entrarão na justiça a fim de salvaguardar seus direitos.

    José Wellington

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Welington,

      Em primeiro lugar meu boa tarde. Bom amigo, OFICIALMENTE pelo que é de meu conhecimento, existe um projeto de reestruturação sendo preparado pelo COMANDO DA CORPORAÇÃO, divulgado pelo próprio comandante.

      Em segundo lugar, essas reuniões setorizadas que você cita não são de meu conhecimento, nunca participei e nós do NMU não estamos organizando nenhuma setorizada e muito menos propagando informações sobre um projeto que não tomamos sequer conhecimento de seu teor.

      Portanto, nobre colega, não posso emitir juízo de valores de algo que desconheço. O que temos visto e ouvido nos "bastidores e corredores" são inúmeras conjecturas de pessoas que na verdade só querem propagar o famoso BIZÚ, desestabilizar as categorias e causar prejuízos a quem trabalha sériamente.

      Isto posto, concito-o a fazer o mesmo que nós temos feito até o presente: AGUARDAR e depois de analisar adotar as providências pertinentes se assim os fatos exigirem.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    2. Pois é, Ten Poliglota,

      Ao que me parece, essas reuniões vêm acontecendo visando única e simplesmente angariar futuros eleitores. Uma coisa é certa: as reuniões estão acontecendo! Uma pena, pois as discussões então deixam de ser meros "bijus" e passam a ser expectativas e esperanças à categoria.

      Desde já agradeço o empenho de Vossa Senhoria, bem como do NMU pela melhoria da carreira policial.

      José Wellington.

      Excluir
    3. Disponha meu amigo, se nosso esforço for útil já nos damos por satisfeitos.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  24. A verdade é que muito antigão "pensa" da seguinte forma:" Na minha época não era assim, eu não fui beneficiado, por que esses novinhos devem ser?? Eles serem beneficiados tão rápido é injustiça". Já tive a infelicidade de ouvir comentários como esses...mais uma vez ficando com nojo dessa PM...

    ResponderExcluir
  25. José Wellington, inclusive na data de 13/08/2013 um senhor de nome Renilson estava no Recanto das Emas em uma reunião setorizada. O assunto era sobre um projeto de reestruturação de um determinado deputado distrital. O projeto prevê a criação de vagas para TC QOPMA, mas não são somente maravilhas. O famigerado projeto de reestruturação prevê o fim da hierarquia, ao menos para as praças. Querem que todas as praças que passaram em concurso de cabo ou sargento sejam preteridos para que aqueles que não passaram nos citados certames ocupem sua posição numérica. Assim, um 20mil que é 1º SGT concursado terá que ficar “marcando passo” para que, por exemplo, um 17mil passe na frente. Ridículo, pois o concurso foi público e todos tiveram a chance de concorrer. A hierarquia sede espaço para o tempo de serviço.
    Queria ver isso no quadro de oficiais. Um colega 23mil está no CFO e em 2014 estará formado, assim, considerando a teoria deste projeto, o futuro tenente 23mil teria que preterir os atuais tenentes, pois o tenente 23 mil já conta com mais de 10 anos de serviço enquanto os 2º tenentes que estão no quadro hoje tem entre 4 e 7 anos de serviço. Em uma palavra: indecoroso. Querem fazer justiça com alguns cometendo novas injustiças com muitos.
    Esqueceram a Reforma Gerencial de 1995 que privilegia a meritocracia. Esqueceram os pilares da Administração Pública Militar: hierarquia e disciplina. Esqueceram ainda que a hierarquia não é prevista somente em leis ordinárias, mas está consagrada na Constituição. Então que se esqueça também a disciplina, o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e ingressemos nesse trem da alegria (projeto de reestruturação), num anarquismo sem fim, num Estado de anomia, onde não se respeitam os valores ou os direitos adquiridos

    ResponderExcluir
  26. rapaz, seria um ato jurídico perfeito, pois quem ingressou no trem da alegria foram aqueles que compraram o gabarito nos concursos pra sgt (querem fazer justiça com alguns cometendo novas injustiças com muitos)
    Sgt Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [...]"Queria ver isso no quadro de oficiais. Um colega 23mil está no CFO e em 2014 estará formado, assim, considerando a teoria deste projeto, o futuro tenente 23mil teria que preterir os atuais tenentes, pois o tenente 23 mil já conta com mais de 10 anos de serviço enquanto os 2º tenentes que estão no quadro hoje tem entre 4 e 7 anos de serviço. Em uma palavra: indecoroso. Querem fazer justiça com alguns cometendo novas injustiças com muitos"[...]

      Excluir
    2. Sgt Marcelo,
      Lei ordinária não muda a Constituição (vide art. 60 da CFRB/88) e a hierarquia esta na Lei Maior: "Art. 42 Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na HIERARQUIA e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios".
      Na quase toda inconstitucional L.O.D.F também tem previsão: "Art.120 - À Polícia Militar, órgão regular e permanente, organizado e mantido pela União, cujos princípios fundamentais estão embasados na HIERARQUIA e disciplina, compete, além de outras atribuições definidas em lei e ressalvadas as missões peculiares às Forças Armadas".
      A propósito, lembre-se que se houve erros não foi de quem estudou e passou no concurso, e sim da Adm. Pública. Você que se sente prejudicado por supostas fraudes (gabarito)de outrora, pois não é do meu tempo, deveria ter feito valer o seu direito, inclusive denunciando tais fraude, e acionado o poder judiciário, afinal a jurisdição é inerte e necessita de provocação, vergonhoso é usar isso como justificativa para fazer TAPETÃO.
      Tenho certeza que uma avalanche de ações irão acontecer e estarei lá defendendo o meu direito líquido e certo caso esse natimorto venha a assombrar o mundo jurídico.

      Excluir
    3. duvido que isso venha acontecer anônimo, pois o sistema é foda! pelo que vejo conheces muito bem a legislação brasileira e sabes quem manda.
      Sgt Marcelo

      Excluir
    4. porra anônimo da 01:38, vc realmente não conhece o sistema, tenta denunciar qualquer sujeira nessa instituição que veraz o que lhe vai acontecer: provas plantadas, denuncias falsas, transferência, perseguição, punição, ipm, conselho de justiça, expulsão. será que vc pensa no que se passa no filme TROPA DE ELITE II é ficção, está muito enganado criança, talvez nunca tenha ouvido um provérbio aqui no militarismo: prego que se destaca, leva na cabeça.
      aí vc vai ver se seu conhecimento das leis e artigos vai lhe servir de alguma coisa.
      Sgt Marcelo

      Excluir
  27. Caro Anônimo,

    O pior: nessas setorizadas estão como que prometendo muito, mais muito mesmo. Criando esperança e perspectiva estratosféricas. O que precisamos é de um plano no mínimo coerente, onde todos saiam beneficiados, inclusive os inativos.

    José Wellington

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com