sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O QUE A POPULAÇÃO PRECISA SABER...

Cansados do jargão de “POLÍCIA MAIS BEM PAGA DO BRASIL”, em meados de junho do ano passado vários blogs divulgaram uma pesquisa realizada pelo blog abordagempolicial.com, que, de maneira informal, levantou dados que derrubaram esse estigma.

Pois bem, partindo para o comparativo SalárioxCusto de Vida, chegou-se a conclusão de que a Polícia Militar melhor remunerada do país é a do Estado de Pernambuco (3,0), ficando a Polícia Militar do DF com a 13ª
 colocação (7,9) dentre as 27 federações.

Desmistificado o conceito popular brasileiro de “polícia mais bem paga”, vamos analisar a atual situação da instituição militar da capital federal, que de quebra leva o Corpo de Bombeiros, regido pela mesma legislação: A PM, responsável pela segurança patrimonial dos principais poderes da república (todos aqui instalados), das embaixadas (idem), dos órgãos públicos diversos, tem ainda sobre seu território a residência oficial da Presidenta do Brasil, sendo uma verdadeira força pública da sociedade. Já o Corpo de Bombeiros, mesmo não tendo função de policiamento preventivo e ostensivo, atua no combate a incêndios (que o cerrado do Planalto Central favorece), busca e salvamentos e ainda a Defesa Civil, tendo papel importantíssimo para a sociedade. No entanto, o reconhecimento por parte do governo está muito aquém do esperado pelos integrantes dessas corporações.

Em 2002 foi criado o Fundo Constitucional do DF (Lei 10.633, de 27/12/2002) que tinha como objetivo prover os recursos necessários à organização e manutenção da polícia civil, da polícia militar e do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal; passados 11 anos, governos e mais governos não respeitaram a legislação e não fizeram seu dever de casa, levando essas categorias a um abismo enorme com a defasagem salarial.
A desmotivação tomou conta dessas categorias, e apesar dos vários investimentos efetuados pelo governo na questão logística, o lado humano e salarial ficou esquecido, o que desagradou em cheio os integrantes dessas instituições; manifestos e operações foram deflagradas com intuito de sensibilizar o estado a valorizar salarialmente as corporações, sem, no entanto obterem êxitos.

Conversas informais com policiais e bombeiros indicam o fator desmotivação como um grave problema a ser resolvido urgentemente pelas autoridades constituídas, já que esses profissionais não demonstram nenhum ânimo para exercerem seu papel institucional, como outrora, e tudo indica que isso têm refletido diretamente nesse aumento absurdo dos índices de criminalidade. Os 15,8% oferecidos pelo governo em 03(três) anos não recompõe a inlação e muito menos os reajuste do Fundo Constitucional que foi de mais de 60%, o qual deveria ter sido repassado às categorias da PMDF, CBMDF e PCDF.

Os diversos meios de comunicação de Brasília, e do Brasil, passaram a divulgar os altos índices de criminalidade apresentados e que estão assustando os moradores da capital. Só no primeiro mês de 2013, foram registrados 39 homicídios nos primeiros 23 dias, média de 1,69 mortes por dia e aumentando. Apesar da discrição dos meios de comunicação nas informações passadas à população (e tem razões para isso), essa não é ingênua em identificar o estado alarmante em que se encontra a segurança em Brasília e cobram do governo uma postura urgente.

Ao que tudo indica, a máxima utilizada em várias redes sociais voltadas para as causas dos militares de que “POLICIAL BEM REMUNERADO, ESTADO BEM POLICIADO” e “POLICIAL DESMOTIVADO, SEGURANÇA PÚBLICA AMEAÇADA” acabará batendo à porta do governador.

Senhor Governador, sabemos que Vossa Excelência pode muito mais do que demonstra.

Por Tenente Poliglota...

Veja abaixo a tabela elaborada pelo Blog Abordagem Policial em junho de 2012:

2 comentários:

  1. praças PMs na política já25 de janeiro de 2013 às 11:27

    Esse tipo de des(informação), amplamente divulgada pela mídia local e até nacional,ocorre pois os governos(gdf),pagam os veículos de comunicação para confundir a população,evitando assim que esta apoie movimentos por melhores salários(tartaruga),aqui é assim ninguém quer que o outro melhore,ja ouvi várias vezes absurdos "como pôde pm de bsb ganhar mais que professor do outro estado",quando na realidade quem ganha mal é o professor,enquanto o povo for manipulado os governantes vão deitar e rolar

    ResponderExcluir
  2. Quem ganha bem nesse país são os deputados,senadores,governadores,ministros,juízes a presidenta, os delegados e os coronéis de polícia !

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com