sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Policiais Militares são presos após entoarem “Grito de guerra” em formatura


O que era para ser uma festa para um grupo de policiais militares e uma capitã da PMDF que se formaram no VIII Curso de ROTAM no último dia 30/08 acabou se transformando em pesadelo. O evento aconteceu na Academia da Polícia Militar de Brasília e contou com a presença de militares convidados e familiares dos policiais formandos.

Depois de três exaustivos meses de treinamento, de superação de dificuldades, de terem que ficar afastados de suas famílias, tudo em busca de combater o crime com mais força, de prestar um serviço melhor à sociedade brasiliense, mesmo sem ganhar nem um centavo a mais por essa especialização, os policiais que concluíram o Curso estão nesse momento sendo autuados na Corregedoria da PM por insubordinação e motim.

Apesar da Corregedoria da PM não querer se manifestar sobre o caso, o blog apurou por telefone com diversos policiais que participaram do evento que afirmaram que a verdadeira razão da autuação dos policiais foi provocada pelo Comandante de Missões Especiais (CME), Coronel Hemerson Rodrigues, que não gostou da letra entoada pelos alunos do curso e que tinha um palavrão no meio (veja abaixo). Já no seio da caserna e por parte dos policiais ouvidos, a Corregedoria está tentando justificar a atitude drástica alegando que os policiais cometeram crime militar de motim ao não cantarem o hino oficial da Polícia Militar. Geralmente, essas canções são uma prática em todas as polícias do Brasil quando se finda um curso de formação.

No momento em que a segurança pública passa por situação delicada, criticada pela sociedade, com índices de criminalidade nas alturas e sem apoio nenhum do governo local, o questionamento que se faz é se é justo uma atitude dessas com policiais que simplesmente abdicaram de suas vidas familiares em prol de uma condição melhor de atendimento à população do DF. As regras no militarismo são muito rígidas, porém o bom senso cabe em qualquer lugar.

A palavra “Caralho”, utilizada na estrofe do grito de guerra dos policiais, hoje já não representa uma afronta à sociedade, já que até nos grandes meios de comunicação, falado, escrito e televisivo atos de verdadeiro agravo, inclusive cenas de sexo, são diariamente protagonizados. Uma justificativa que com certeza não justifica tamanho empenho em punir os policiais que, inclusive, já devem permanecer em prisão administrativa determinada pela Corregedoria da PM.

Entre os alunos, estão 25 policiais militares DF (duas femininas), um policial militar do Mato Grosso do Sul, um do Rio Grande do Sul, uma policial militar feminina de Goiás, um agente penitenciário do DF e um policial rodoviário federal.

Confira a letra da música e o vídeo:  

Foi na semana 0 que o 21 morreu
Quem nunca viu ficou encabulado
Um bando de zumbi fez uma arvore do caralho
Frio da desgraça lagoa e geladeira
Cabo submerso era água noite inteira



Durante 11 dias de estágio, os alunos atenderam a 39 ocorrências de vulto, que resultaram na apreensão de 15 armas de fogo e na recuperação de seis veículos que tinham sido roubados ou furtados. Além disso, 50 pessoas foram presas ou apreendidas e 38 quilos de drogas foram retiradas das ruas.
FOTO: Divulgação ROTAM PMDF

Criada há 12 anos, a Rotam tornou-se referência nacional e internacional em patrulhamento tático motorizado, com recordes em apreensões de armas de fogo e de envolvidos em tráfico de drogas. Apenas durante o ano de 2017, as equipes da unidade retiraram 145 armas de fogo das ruas do DF.

Da redação, com informações do Metrópoles.com e ROTAM/DF


Nota do Blog: Quando do encerramento dessa edição, recebemos a informação que o Comandante do Batalhão de ROTAM, Major Cláudio Perez, havia sido exonerado. Ainda tentamos confirmação com a PM, sem sucesso.


Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art 1º Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.

Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária.

Art 2º O disposto nesta lei aplica-se ao militar agregado a que se refere a alínea b do § 1º do art. 150 da Constituição Federal.

Art 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 17 de julho de 1986; 165º da Independência e 98º da República.

JOSÉ SARNEY 
Henrique Saboia
Leônidas Pires Gonçalves
Octávio Júlio Moreira Lima

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 18.7.1986

11 comentários:

  1. Prezado Poliglota, embora a frase da canção não remeta sequer de longe ao alegado palavrão, sendo apenas uma expressão comum e, desde há muito, cotidiana, de diferentes tipos de emoções, seria conveniente que os algozes dos formandos buscassem saber o que significa a palavra "caralho". Talvez percebam sua total falta de cultura mínima sobre a língua portuguesa e vocabulário muito restrito e, com isso, resolvam voltar atrás na decisão. Mas, se por outro lado, houve ordem expressa para que a manifestação não ocorresse, e se tal ordem tenha sido dada por quem seja competente para fazê-lo, estamos diante de uma desobediência que deve sim, ser tratada à luz das normas legais que couberem. Não podemos esquecer que nossa instituição é militar, o que significa que tem regras específicas, as quais todos tomamos conhecimento logo que ingressamos em suas fileiras. Lembremos sempre: "o que é combinado não é caro!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser oficial e amigo do outro oficial que cometeu esse absurdo extremo! Primeiro defende os alunos e em seguida defende os próprios pares, é por esses abusos que o militarismo vai se acabar, na verdade já devia ter acabado. (Vai levar junto até o que tem de bom) isso ocorre porque o sistema de castas que vivemos permite, alguns se consideram melhores que outros, imagine o constrangimento e humilhação que esses policiais estão passando, familiares, amigos, militares de outros estados, um PRF, todos presos, como fica a imagem de uma instituição inteira perante suas co irmãs de outros estados e perante a PRF??? É dessa forma que seremos a polícia do futuro??? sempre a mesma desculpinha HIERARQUIA E DISCIPLINA, sobre esse argumento já vi muitos absurdos, mas dessa tamanha ignorância não tinha visto ainda!

      Excluir
  2. Fica difícil ser Policial diante desta situação. Os alunos Policiais durante os cursos de especializaçoes são levados aos extremos, físico, psicológico e toda sorte de trato ligado a sua rotina de trabalho, entretanto a vibração e a certeza de que sairão melhores profissionais os fazem prosseguir e concluir os cursos. Então no auge de mais uma missão cumprida e com toda vibração de uma meta alcançada, depois de ficar longe da família, amigos e até dos prazeres pessoais quando a turma levada pela adrenalina, que é inerente nas especializaçoes da PMDF extravasa sua alegria e entusiasmo diante dos pares, familiares e sociedade, são cerceados de suas certezas de vibrar e comemorar. Diante disso fica complicado e difícil ser um profissional dedicado e fazer da sua missão um sacerdócio. É a minha opinião, força e honra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heita que Ditadura do (caralho), é por isso que não vale apenas vibrá manda me prender caralho

      Excluir
  3. essa é uma canção comum em cursos militares, nem é uma inovação.

    ResponderExcluir
  4. Vai ver o cidadão que determinou a prisão tenha sofrido bullyng com a referida canção que causou tão grave trauma a sua pessoa a ponto de querer extravasar agora tal mal naqueles que hoje se encontram em situação inferior hierárquica a ele. Chamamos isso de projeção e frustração também. Nada que um bom advogado não resolva, cabendo até indenização por danos morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou políciai militar e também formada em direito. O próprio regulamento interno da PM nós dá tantas oportunidades para ganharmos um dinheiro fácil e deixar alguns que julgam semi-deus todos processados. Inclusive tem alguns oficiais aqui de Minas gerais que estão pagando suaves eternas prestações, digo depósitos a subordinados pelos seus atos de comando

      Excluir
    2. Sou políciai militar e também formada em direito. O próprio regulamento interno da PM nós dá tantas oportunidades para ganharmos um dinheiro fácil e deixar alguns que julgam semi-deus todos processados. Inclusive tem alguns oficiais aqui de Minas gerais que estão pagando suaves eternas prestações, digo depósitos a subordinados pelos seus atos de comando

      Excluir
  5. Quando fiz o Curso de Operações Aéreas(GTA) no Estado do Maranhão,em 2008,o aluno 18 foi quem criou a base dessa canção. Como a canção era muito boa e vibrante,muitos levaram a música é adaptaram para a sua realidade em diversos cursos pelo país. Cantamos no dia da formatura na presença de autoridades constituídas do estado do Maranhão (comandante da PMMA,secretário de segurança pública,delegado geral, promotores e etc). Não houve TODO esse MELINDRE que aconteceu no DF.Acho isso um absurdo!!!

    ResponderExcluir
  6. O militarismo com seu RDE são extremamente desumanizantes. Quem defende deve ser banido do serviço público, pois não valoriza quem dá a vida p o povo.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com