quinta-feira, 29 de março de 2018

Eleições 2018: Análise das nominatas para deputado federal no DF


Por Renato Botelho Machado – Cientista político

O cientista político, Renato Botelho Machado, em entrevista exclusiva ao Tudo Ok Notícias, afirmou que a maioria dos partidos estão lançando candidaturas puro sangue. E tudo que fala é com base em pesquisas. Botelho cita três nomes que podem surpreender nas eleições de 2018.

Tudo Ok Notícias – O que o senhor acha da atual conjuntura regional sobre as eleições para deputado federal do DF?

Os partidos estão, em sua maioria, preferindo lançar candidaturas puro sangue. Isso significa que a quantidade de candidatos a deputado federal vai aumentar sobremaneira.

Com o aumento de candidatos, o quociente eleitoral vai cair muito. Outro fator que também vai contribuir para a diminuição do quociente eleitoral é o altíssimo número de abstenções, votos brancos ou nulos.

Tudo Ok Notícias –  Na sua opinião, qual será o quociente eleitoral em 2018?

Na minha avaliação, como disse acima, a tendência é de queda. O quociente eleitoral será de aproximadamente 110 a 120 mil votos, no máximo.

Tudo Ok Notícias – Qual a sua análise individualizada dos partidos?

A indefinição ainda está muito grande. O PT vai conseguir eleger um parlamentar, mesmo com a alta rejeição. Só a Érika Kokay consegue chegar perto do número necessário, mas vai precisar de alguns votos para atingir os 120 mil votos.

O PMDB junto com o PP tem uma tendência a eleger dois deputados, porque foi montada uma nominata muito boa.

O PR-DF, por exemplo, tem uma tendência muito forte para eleger dois deputados federais. Caso o PR-DF coligue com o DEM (democratas), é possível eleger de três e entrar na sobra para tentar eleger quatro deputados, especialmente por conta do altíssimo número de votos dos candidatos desses partidos. O PR fez o dever de casa.

O PSD, caso coligue com o PSDB, vai eleger um deputado também.

As duas últimas vagas dependerão do fechamento dos acordos partidários e das sobras. Quem apostar na sobra, vai ficar sem vaga. Os partidos devem trabalhar com 120 mil votos.

Tudo Ok Notícias – O PSB do atual governador não elege ninguém?

Rodrigo Rollemberg e sua equipe montou a segunda melhor nominata para distrital, porém a nominata para federal ficou muito fraca. Creio que não vai atingir 80 mil votos.

Tudo Ok Notícias – Teremos surpresa entre os eleitos?

Recentemente, fui criticado pelas minhas análises. Tudo que falo é com base em pesquisas. Três nomes podem surpreender, o professor Marcos Paco que adquiriu a base evangélica. O Defensor Kleber, com a base de concurseiros e servidores públicos. E também o advogado Paulo Fernando, por conta da base da igreja católica. Eu apostaria nesses três nomes.

Tudo Ok Notícias – Alguma consideração final?

Acredito que o quadro está bem definido nesse momento. As alterações serão circunstanciais e sem muita surpresa, porque não estamos tendo muita alteração do quadro político nas pesquisas quantitativas. A tendência é uma eleição com seis candidatos de tendência à direita, um ao centro e um à esquerda.

Fonte: Blog tudooknoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com